Nelson Cruz no clube de leitura

Hoje começa outra edição do nosso clube de leitura com os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte, e vamos falar do livro Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz. Também vamos mostrar uma entrevista coletiva que fizemos com o autor. O clube funciona assim, eu posto sobre o livro, e na sequência, os alunos, que leram e trabalharam esse livro com as professoras, escrevem seus comentários. Se alguém mais quiser comentar, claro que pode, mesmo não fazendo parte do clube. A edição anterior (“A professora encantadora no clube de leitura”) teve 147 comentários.

Esse nosso clube é formado por, aproximadamente, 170 alunos das turmas do 6º ano. Quem organiza o clube na escola são as professoras de Língua Portuguesa, e nesta edição entrou mais uma professora pra nossa turma, a Nádia. Agora são três professoras, a Luciana, a Ana Paula e a Nádia. Aqui no blog, somos eu e o meu amigo Lipe. Ele sempre me ajuda, lê os livros do clube, depois fazemos uma “roda de conversa” e compartilhamos nossas leituras.

Nossa roda de conversa

Na semana passada eu estava preocupado, precisava fazer a roda de conversa com o Lipe e a gente não se falava, desde o dia que ele me chamou de comédia. Contei isso no post anterior. Não nos encontramos na escola, ele não me procurou e eu também não o procurei. Estava com saudades do meu amigo e queria conversar com ele, não só pra falar do livro do clube, mas também pra conversar de outras coisas, essas coisas que só os grandes amigos conversam. Contei para o meu pai, ele me disse que isso acontece com todo mundo, e que nessas horas, alguém tem que ceder. Eu cedi e liguei para o Lipe.

– E aí, Lipe, beleza?

– Beleza, Le!

– Na semana que vem tenho que publicar o post do clube de leitura… Você já leu o livro Os herdeiros do Lobo?

– Li.

– Gostou?

– Gostei.

– Você pode passar aqui em casa, hoje, pra gente fazer a roda de conversa?

– Que horas?

– Às cinco. Você pode?

– Posso. Às cinco eu passo aí.

Ele veio, no começo estava meio esquisito, mas nem tocamos no assunto da briga. Fomos conversando sobre o livro, ficamos animados com a história, e em poucos minutos, eu nem lembrava mais que estava brigado com o meu amigo. A história do livro Os herdeiros do Lobo fez as nossas pazes. No final ainda bolamos uma pergunta para entrevista coletiva com o Nelson Cruz.

As histórias de vô João

Quando a professora Luciana sugeriu que a gente lesse o livro Os herdeiros do Lobo no clube de leitura, fiquei muito feliz. Primeiro porque já tinha lido dois livros do Nelson Cruz (Mestre Lisboa – o Aleijadinho, escrito e ilustrado por ele, e Conto de escola, de Machado de Assis, que ele ilustrou) e tinha adorado! Segundo porque já conhecia o Nelson Cruz pessoalmente, conversei com ele uma vez, tinha o seu e-mail e tive uma ideia:

– Professora Luciana, que tal a gente tentar entrevistar o Nelson Cruz no nosso clube?

– Seria ótimo, Heitor! – ela me respondeu. Será que conseguimos?

Conseguimos! Entrevistamos o Nelson Cruz, li Os herdeiros do Lobo, e adorei! Esse livro ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil de 2009.

Os herdeiros do Lobo, escrito e ilustrado por Nelson Cruz, publicado pelo selo Comboio de Corda da Edições SM conta uma história que parece ser a história do próprio autor. O vô João seria o avô de Nelson ou ele o inventou. Também pode ser que a história tenha um pouco de verdade e bastante fantasia. Os personagens existiram, mas a história é inventada. Vai saber… O Nelson Cruz diz que em alguns casos é “escolha do leitor”, o leitor escolhe e dá um destino aos personagens. Vamos seguir o seu conselho, então, e brincar de escolher os destinos da história desse livro, que agora, também, é um pouco nossa.

Vô João nasceu na Itália, seu nome era Giovanni Ferdinando, durante a guerra naturalizou-se brasileiro e adotou o nome de João Fernandes. Ele gostava de contar histórias e contava as histórias de Pinóquio, de Cinderela, como se tivesse participado delas. Mas havia uma história que ele sempre repetia e toda vez que contava ficava emocionado. Abria uma velha caixa metálica e retirava de dentro dela antigas fotografias de quadros, com o verso manuscrito, como se fossem cartões-postais.

Todas tinham endereços de remessa de diferentes cidades e vilarejos da região da serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. As pinturas eram de um artista chamado Camilo Amarante Lobo, o fotógrafo era um amigo de vô João, Cosme Zanone. Vô João ainda vivia na Itália e seu amigo Cosme, ja tinha se mudado para o Brasil. Certo dia, vô João resolve vir também para o Brasil para procurar o seu amigo, e vive uma aventura cheia de mistérios, que só, mesmo, lendo o livro Os herdeiros do Lobo pra descobrir.

Entrevista coletiva

‘Prefiro acreditar que minhas fantasias sejam reais’

Entrevistamos o Nelson Cruz!

Fizemos algumas perguntas (eu, o Lipe e os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte – por isso, entrevista coletiva), lhe enviamos e ele respondeu.

Clube de Leitura – Como você se inspirou para criar a história de Os herdeiros do Lobo?
Nelson Cruz – Essa história me pregou uma peça; um dia acordei e ela estava inteirinha na minha cabeça. É verdade. Não tive que pesquisar, estudar nem nada. Pronto. Apareceu. O que fiz em seguida, foi escrevê-la e, ao longo do tempo, melhorar alguns personagens e o texto.

CdL – Qual é o paradeiro do personagem Cosme – ele está morto ou escondido?
NC – Olha, essa conclusão sobre o paradeiro desse personagem deve ser do leitor. Se eu falar vai resolver o mistério? Acho que não devo fazer isso. Como cada um escolhe um doce para comer penso que debater e escolher o destino que levou esse personagem deve ser uma escolha do leitor.

CdL – Por que os personagens ficavam atrás da cortina?
NC – Bom, uma passagem da história que não vou revelar. Principalmente, porque é a mais importante da história. Só chamo a atenção para a leitura de imagem.

CdL – Você tem um avô que se chama João? Você é um dos personagens?
NC – Não, eu não sou nenhum dos personagens. Mas, tive esse avô italiano que adotou minha mãe quando ela era criança. Ele era um imigrante. Para homenagear esse gesto de nobreza, de ter adotado minha mãe, e para que ele não fosse esquecido na família adotei-o como personagem dessa história.

CdL – Sabemos que o livro todo não é real, mas algumas partes são reais?
NC – Prefiro acreditar que minhas fantasias sejam reais. Porque, constantemente no noticiário aparecem fatos que já existem na literatura de ficção.  Então…

CdL – Quando você era criança você gostava de fazer e contar histórias?
NC – O mais forte em mim sempre foi o ato de desenhar. Agora, contar histórias é algo inerente ao ser humano. Nunca vou me esquecer das fogueiras e da turma de amigos ao redor do fogo ouvindo e contando histórias, principalmente de assombração.

CdL – Com quem você aprendeu a fazer histórias?
NC – Aprendi a contar histórias lendo histórias. Parece simples mas é aí que entra a ilustração me facilitando o desenvolvimento da narrativa. O que eu não conseguia esclarecer na escrita a ilustração entrava e vice-versa.

CdL – Do que você gosta mais, de desenhar ou de escrever?
NC – Minha alma é de ilustrador e ligada à arte do desenho. Não dá para camuflar isso. Amo ser ilustrador e ser reconhecido como autor de imagem.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte e mora em Santa Luzia, Minas Gerais. Escritor, ilustrador e artista plástico, recebeu prêmios nacionais e estrangeiros, como o de Melhor Ilustração Hors-Concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2003, para Conto de escola, de Machado de Assis. Entre outros, também ilustrou O aprendiz de feiticeiro, de J. W. Goethe, e O menino poeta, de Heriqueta Lisboa.

Além de Os herdeiros do Lobo, que ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, em 2009, é autor de A árvore do Brasil, Mestre Lisboa e No longe dos Gerais, neste último também fez o projeto editorial e o livro foi 3º lugar na categoria juvenil, do Jabuti, em 2005. Em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen de ilustração. Em 2008, ao lado de sua esposa, a autora e ilustradora Marilda Castanha, lançou a coleção Histórias para contar História, que reúne seus livros Dirceu e Marília, Chica e João e Bárbara e Alvarenga e os livros de Marilda, Pindorama, terra das palmeiras e Agbalá, um lugar-continente.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Oi Heitor
    gosto tanto qdo posso ler seu blog.
    Acho que o Lipe esta com ciumes do amigo, mas, eu tb acho, como o Lipe, q as vezes vc “se acha”. Eu tenho uma sugestão; leva o Lipe para conhecer seus “amigos escritores” tb.
    beijão

  2. Oi, Antonia.
    Será que o Lipe está com ciúmes, mesmo? Gostei da sua sugestão, vou levar o Lipe pra conhecer meus amigos escritores, assim vocês não ficam dizendo que estou “me achando”.

  3. Olá!!! É muito bom fazer parte desse clube. Os meninos dos sextos anos divertiram_se muito com as aventuras de vô João. Breve, breve, esse clube estará recheado de comentários de nossos pequenos leitores!

  4. Complementando o comentário anterior, eu sou a Ana Paula, professora de Português dos sextos anos.

  5. Gostei muito do livro os Herdeiros do lobo, principalmente na hora que ele vai viajar e quando ele conversa com as pessoas atrás da cortina. Eu pretendo ler mais livros do Nelson Cruz.

  6. Oi! Nós Somos Arthur e o Eduardo Gostamos do Seu Blogs dos Herdeiros do Lobo.Gostamos de Ler,Como os Blogs que você Posto o Mais Épico foi esse Daqui O Herdeiros do Lobo.

  7. Heitor eu me chamo Miguel,gostei muito do livro HERDEIROS DO LOBO .A parte que eu mas gostei foi quando Vô João chegou na casa que tinha alguém atrás da cortina.
    Você gostou?

  8. Oi Heitor gostamos muito do que você falou sobre o livro Os herdeiros do lobo ficou muito bom. Nossos parabéns pelo o seu trabalho e pro Nelson Cruz. Heitor o seu amigo Lipe é de verdade ou imaginário? .Obrigada pela a sua atenção ..

  9. Ola Heitor ! Eu adorei o livro mas na parte que o Vô João viaja para o Brasil,ele acha ou não,Cosme morre ? eu acho que Cosme esta escondido na floresta Eu acho que esta fugindo do lobo,o que você acha? que ele esta vivo ou não? você gosta de ouvir historias de terror? eu gosto principalmente piadas muito engraçadas tcháu

  10. Olá Heitor , nós adoramos o livro , espero que você tenha gostado também \(‘ v ‘)/ ! Nosso clube de leitura está muito legal , nós queríamos lhe recomendar o mangá k-on e mahou shoujo madoka magica , que nós gostamos muito , espero que você goste também (*o*) !

  11. Oi Heitor gostamos muito da suas postagens da professora encantadora , e também do livro Herdeiros do lobo .. no livro gostei principalmente da parte que ele conversa com um lobo atrás da cortina ,também gostamos muito da entrevista que você fez com o Nelson Cruz … tchau Beijos!!!
    .

  12. Olá Heitor ! Nós gostamos muito do livro os ” Herdeiros do Lobo ” , também do clube da leitura . Foi muito boa a experiência ler o livro em sala de aula . Nossa parte preferida do livro foi quando o vô João viu uma pata de lobo atrás da cortina que estava a familia Amarante Lobo . Foi legal porque deu um pouco de mistério .
    Bjs , xau

  13. Oi! Nós Somos Arthur e Eduardo nos gostamos muito do seu blog Le-heitor e o Livro de Nelson Cruz.

  14. olá Heitor somos alunas da professora Luciana, nós gostamos muito do seu trabalho achamos muito interessante o livro os Herdeiros do lobo e A Professora Encantadora. Nós ficamos curiosas para saber se no final da história o Cosme Zanone morreu ou sumiu! você poderia nos responder????

  15. Oi Heitor li e gostei da parte dos tres porquinhos na outra o lobo que e o bom nessa historia sao os tres porquinhos e Eu adoraria saber o com COSME

  16. Oi heitor,eu gostei muito do livro (Os herdeiros do lobo).Eu também gosto de livro de corrida,aventuras,açao de livros que falam de policias e de mistérios.Gostei muito do Nelson Cruz e de você.
    ASSINADO: Saymon

  17. Oi, meu nome é Nathan Ramires. Eu gostei do livros Os Heredeiros do Lobo. Fiquei curioso sobre Cosme Zanone. Eu acho que ele morreu, porque o lobo fareja bem. Não poderia ser enganado por um fotógrafo. Também fiquei curioso sobre quem estava atrás da cortina.

  18. Ola Heitor sou aluno da professora Luciana e da Ana Paula gostaria de falar que eu gostei muito livro do herdeiro do lobo e do livro da professora encantada. Gostaria de pergunta se o seu amigo Lip e verdadeiro ou imaginario.E gostaria de saber quau e o seu prosimo livro

  19. Ola Heitor você gostou de que parte do livro ? OS HERDEIROS DO LOBO eu gostei da parte que o Vô JOÃO chegou de cavalo à casa destinada e na hora que atrás das cortinas saia uma voz.

  20. Oi Heitor gostei muito da historia do herdeiros do lobo dos desenhos ficou muito legal,as palavras combinavam uma com a outra principalmente na hora que ele viajou pretendo ler de novo o livro.

  21. Parabéns, Heitor!
    Seu post ficou ótimo!
    Esse clube é um sucesso!
    Quero também agradecer aos nossos alunos
    porque abraçam nossas ideias com muita dedicação.
    Beijos

  22. Obrigado, professoras Luciana, Ana Paula e Nádia, e a todos os alunos. Estou adorando o nosso clube de leitura e os comentários que vocês estão deixando aqui. Sei que vem muito mais, nesta semana e na próxima, também. Não vai dar pra responder a todas as perguntas, mas vou dando respostas gerais. Sobre o paradeiro de Cosme na história de Os herdeiros do Lobo, acho que ele está escondido, mas vai saber… Como disse o Nelson Cruz, este é um dos mistérios do livro. Adorei o livro todo, mas a parte que eu mais gostei, também, foi a da cortina. Sobre o meu amigo Lipe, se ele é imaginário ou verdadeiro…. O meu amigo Lipe é de verdade, sim, assim como eu.

  23. Olá pessoal. Estou ansiosa para ler Os Herdeiros do Lobo. Gosto muito dessa pegada de ancestralidade, do quanto nossos antepassados vivem em nós. Recuperação de memórias e atenção ao passado é comigo mesmo (sou historiadora, afinal). Estão todos de parabéns!! Um abraço especial para as colegas Luciana, Nádia e Ana Paula e para todos os “lobinhos’ e “lobinhas” dos sextos anos da EMLG, meus queridos alunos também. Uuuuhhhhh….

  24. Adorei a história, o enredo é ótimo, prendi a atenção do leitor até o fim pra saber o que vai acontecer com o Vô João. Gostei muito da parte em que o cavalo vai abrindo caminho se embrenhando pela mata… que suspense! Essa forma de incentivar a leitura dos alunos é uma grande sacada! como bibliotecária dou todo o apoio. Parabéns às professoras e aos alunos e contem sempre comigo. Parabéns também ao Heitor pelo blog e pelo trabalho com as professoras.

  25. Eu acho que o que aconteceu com Cosme é que ele morreu. Não está escondido, trabalhando em outro lugar trabalhando.

  26. Oi, Heitor, tudo bem com você? Você falou que gostou muito do livro Os Herdeiros do Lobo. Eu também gostei. Eu queria fazre uma entrevista frente a frente com o Nelson Cruz.

  27. Gostamos muito do livro é muito interessante,e misterioso por causa do Cosme . Onde ele deve estar ? …..

  28. eu gostei muito do livro os herdeiros do lobo e muito legal o livro porque porque esse livro tem uma boa campanha

  29. O!!! ( nos gostamos muito do livro “Os herdeiros do lobo e professora encantadora) ” que são muito interessante
    por que eles contam uma historia muito legal do começo ao fim da historia.Gostei muito da parte da viagem do vô João.
    Fico feliz por ler o livro os erdeiros do lobo.
    RAFAEL & BRENO

  30. OLA!!!!
    Sou aluna da professora Luciana
    Gostei muito do livro OS HERDEIROS DO LOBO embora o livro não sendo seu.
    Gostei,do seu clube do livro
    Amanda

  31. Gostei muito do seu livro,porque é muito legal.E ele é muito engraçado.”Herdeiro do lobo” é muito interessante,eu amei.
    Eu gostaria de ter o livro,eu ia ler dia e noite.
    Nelson Cruz criou um livro muito interessante,eu comecei a ler o livro no PIP eu adorei .

  32. Olá, Heitor !!!
    Somos as alunas da prof ª Luciana , hoje estamos na sala de informática , lemos o livro “Os Herdeiros dos Lobos” e gostamos muito deste livro e pretendemos ler mais livros do Nelson Cruz …
    Ate a próxima vez …
    Tchau !!!

  33. Oi Le-Heitor! eu achei o livro Os Herdeiros Do Lobo um livro muito interessante,e um livro que prende a atensao de que le se voce comesa a ler nao querer parar eu elogio o livro e o seu altor Nelsson Cruz.

  34. olá, eu gostei de seu livro, pois os meus colegas também lemos o blog do le heitor que e o seu, nos escrevemos sobre o livro. lemos os comentarios das pessoas, quando eu cheguei em casa, eu entrei no blog e escrevi umas coisas sobre o livro.

  35. Oi gostamos muito do livro e interessante e ele e legal e claro que a melhor parte mais interessante e final

  36. Marcela!
    Oi le-Heitor sou aluna da professora Luciana,tenho 12 anos.Gostei de mais do seu blog pois me incentivou a ler os livros do Nelson Cruz.A parte mesmo que eu mais gostei foi a parte que ele não se mostra pois e um lobo,e tem que conversar com as pessoas atrás da cortina.Estou ansiosa para saber qual e o próximo livro do nosso clube de leituras.Parabéns pelo seu blog e por nos dar a oportunidade de fazer o nosso clube de leitura nele.
    Nos amamos seu blog !!!
    Ana Flavia!
    oi! le-Heitor,tenho 11 ano.Seu blog e muito bom por que nos podemos se comunicar sobre os livros com outras pessoas.Adorei o livro do Nelson Cruz,entre outros que nos lemos.
    Obrigada pelo seu blog

  37. Olá Heitor , nos somos o Hendel e o Mathews ,
    Agente adorou seu post , ficou muito bacana , Continue assim porque assim esta muito Legal …Esse clube de leitura foi muito legal , voçe esta de parabens , e adoramos o seu blog , achamos ele muito legal e interessante…..Parabéns e muita sorte em suas proximas ”aventuras”’ no Blog..
    Adeus

  38. Eu gostei de ler o livro to doida para ler mais livros,o blog e legal mas falta mais diversão e suspense,pergunta o Nelson Cruz se ele vai escrever mais livros,adorei fazer os trabalhos ,tchau.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *