Nelson Cruz no clube de leitura

Hoje começa outra edição do nosso clube de leitura com os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte, e vamos falar do livro Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz. Também vamos mostrar uma entrevista coletiva que fizemos com o autor. O clube funciona assim, eu posto sobre o livro, e na sequência, os alunos, que leram e trabalharam esse livro com as professoras, escrevem seus comentários. Se alguém mais quiser comentar, claro que pode, mesmo não fazendo parte do clube. A edição anterior (“A professora encantadora no clube de leitura”) teve 147 comentários.

Esse nosso clube é formado por, aproximadamente, 170 alunos das turmas do 6º ano. Quem organiza o clube na escola são as professoras de Língua Portuguesa, e nesta edição entrou mais uma professora pra nossa turma, a Nádia. Agora são três professoras, a Luciana, a Ana Paula e a Nádia. Aqui no blog, somos eu e o meu amigo Lipe. Ele sempre me ajuda, lê os livros do clube, depois fazemos uma “roda de conversa” e compartilhamos nossas leituras.

Nossa roda de conversa

Na semana passada eu estava preocupado, precisava fazer a roda de conversa com o Lipe e a gente não se falava, desde o dia que ele me chamou de comédia. Contei isso no post anterior. Não nos encontramos na escola, ele não me procurou e eu também não o procurei. Estava com saudades do meu amigo e queria conversar com ele, não só pra falar do livro do clube, mas também pra conversar de outras coisas, essas coisas que só os grandes amigos conversam. Contei para o meu pai, ele me disse que isso acontece com todo mundo, e que nessas horas, alguém tem que ceder. Eu cedi e liguei para o Lipe.

– E aí, Lipe, beleza?

– Beleza, Le!

– Na semana que vem tenho que publicar o post do clube de leitura… Você já leu o livro Os herdeiros do Lobo?

– Li.

– Gostou?

– Gostei.

– Você pode passar aqui em casa, hoje, pra gente fazer a roda de conversa?

– Que horas?

– Às cinco. Você pode?

– Posso. Às cinco eu passo aí.

Ele veio, no começo estava meio esquisito, mas nem tocamos no assunto da briga. Fomos conversando sobre o livro, ficamos animados com a história, e em poucos minutos, eu nem lembrava mais que estava brigado com o meu amigo. A história do livro Os herdeiros do Lobo fez as nossas pazes. No final ainda bolamos uma pergunta para entrevista coletiva com o Nelson Cruz.

As histórias de vô João

Quando a professora Luciana sugeriu que a gente lesse o livro Os herdeiros do Lobo no clube de leitura, fiquei muito feliz. Primeiro porque já tinha lido dois livros do Nelson Cruz (Mestre Lisboa – o Aleijadinho, escrito e ilustrado por ele, e Conto de escola, de Machado de Assis, que ele ilustrou) e tinha adorado! Segundo porque já conhecia o Nelson Cruz pessoalmente, conversei com ele uma vez, tinha o seu e-mail e tive uma ideia:

– Professora Luciana, que tal a gente tentar entrevistar o Nelson Cruz no nosso clube?

– Seria ótimo, Heitor! – ela me respondeu. Será que conseguimos?

Conseguimos! Entrevistamos o Nelson Cruz, li Os herdeiros do Lobo, e adorei! Esse livro ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil de 2009.

Os herdeiros do Lobo, escrito e ilustrado por Nelson Cruz, publicado pelo selo Comboio de Corda da Edições SM conta uma história que parece ser a história do próprio autor. O vô João seria o avô de Nelson ou ele o inventou. Também pode ser que a história tenha um pouco de verdade e bastante fantasia. Os personagens existiram, mas a história é inventada. Vai saber… O Nelson Cruz diz que em alguns casos é “escolha do leitor”, o leitor escolhe e dá um destino aos personagens. Vamos seguir o seu conselho, então, e brincar de escolher os destinos da história desse livro, que agora, também, é um pouco nossa.

Vô João nasceu na Itália, seu nome era Giovanni Ferdinando, durante a guerra naturalizou-se brasileiro e adotou o nome de João Fernandes. Ele gostava de contar histórias e contava as histórias de Pinóquio, de Cinderela, como se tivesse participado delas. Mas havia uma história que ele sempre repetia e toda vez que contava ficava emocionado. Abria uma velha caixa metálica e retirava de dentro dela antigas fotografias de quadros, com o verso manuscrito, como se fossem cartões-postais.

Todas tinham endereços de remessa de diferentes cidades e vilarejos da região da serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. As pinturas eram de um artista chamado Camilo Amarante Lobo, o fotógrafo era um amigo de vô João, Cosme Zanone. Vô João ainda vivia na Itália e seu amigo Cosme, ja tinha se mudado para o Brasil. Certo dia, vô João resolve vir também para o Brasil para procurar o seu amigo, e vive uma aventura cheia de mistérios, que só, mesmo, lendo o livro Os herdeiros do Lobo pra descobrir.

Entrevista coletiva

‘Prefiro acreditar que minhas fantasias sejam reais’

Entrevistamos o Nelson Cruz!

Fizemos algumas perguntas (eu, o Lipe e os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte – por isso, entrevista coletiva), lhe enviamos e ele respondeu.

Clube de Leitura – Como você se inspirou para criar a história de Os herdeiros do Lobo?
Nelson Cruz – Essa história me pregou uma peça; um dia acordei e ela estava inteirinha na minha cabeça. É verdade. Não tive que pesquisar, estudar nem nada. Pronto. Apareceu. O que fiz em seguida, foi escrevê-la e, ao longo do tempo, melhorar alguns personagens e o texto.

CdL – Qual é o paradeiro do personagem Cosme – ele está morto ou escondido?
NC – Olha, essa conclusão sobre o paradeiro desse personagem deve ser do leitor. Se eu falar vai resolver o mistério? Acho que não devo fazer isso. Como cada um escolhe um doce para comer penso que debater e escolher o destino que levou esse personagem deve ser uma escolha do leitor.

CdL – Por que os personagens ficavam atrás da cortina?
NC – Bom, uma passagem da história que não vou revelar. Principalmente, porque é a mais importante da história. Só chamo a atenção para a leitura de imagem.

CdL – Você tem um avô que se chama João? Você é um dos personagens?
NC – Não, eu não sou nenhum dos personagens. Mas, tive esse avô italiano que adotou minha mãe quando ela era criança. Ele era um imigrante. Para homenagear esse gesto de nobreza, de ter adotado minha mãe, e para que ele não fosse esquecido na família adotei-o como personagem dessa história.

CdL – Sabemos que o livro todo não é real, mas algumas partes são reais?
NC – Prefiro acreditar que minhas fantasias sejam reais. Porque, constantemente no noticiário aparecem fatos que já existem na literatura de ficção.  Então…

CdL – Quando você era criança você gostava de fazer e contar histórias?
NC – O mais forte em mim sempre foi o ato de desenhar. Agora, contar histórias é algo inerente ao ser humano. Nunca vou me esquecer das fogueiras e da turma de amigos ao redor do fogo ouvindo e contando histórias, principalmente de assombração.

CdL – Com quem você aprendeu a fazer histórias?
NC – Aprendi a contar histórias lendo histórias. Parece simples mas é aí que entra a ilustração me facilitando o desenvolvimento da narrativa. O que eu não conseguia esclarecer na escrita a ilustração entrava e vice-versa.

CdL – Do que você gosta mais, de desenhar ou de escrever?
NC – Minha alma é de ilustrador e ligada à arte do desenho. Não dá para camuflar isso. Amo ser ilustrador e ser reconhecido como autor de imagem.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte e mora em Santa Luzia, Minas Gerais. Escritor, ilustrador e artista plástico, recebeu prêmios nacionais e estrangeiros, como o de Melhor Ilustração Hors-Concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2003, para Conto de escola, de Machado de Assis. Entre outros, também ilustrou O aprendiz de feiticeiro, de J. W. Goethe, e O menino poeta, de Heriqueta Lisboa.

Além de Os herdeiros do Lobo, que ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, em 2009, é autor de A árvore do Brasil, Mestre Lisboa e No longe dos Gerais, neste último também fez o projeto editorial e o livro foi 3º lugar na categoria juvenil, do Jabuti, em 2005. Em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen de ilustração. Em 2008, ao lado de sua esposa, a autora e ilustradora Marilda Castanha, lançou a coleção Histórias para contar História, que reúne seus livros Dirceu e Marília, Chica e João e Bárbara e Alvarenga e os livros de Marilda, Pindorama, terra das palmeiras e Agbalá, um lugar-continente.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. olá Heitor eu sou aluno da professora Luciana.
    Quando eu li o livro ”Herdeiros do lobo” fiquei muito curioso em algumas partes e queria saber porque os personagens ficam atrás das cortinas, isso da uma curiosidade grande porque eu fico numa vontade de ver quem é o personagem mas isso que é o bom das histórias pelo menos para mim e eu acho que para você também .
    Mas como você teve a ideia de criar essa história?
    Foi difícil ou não?
    Se você responder ficarei grato!!!!

  2. O seu site e muito legal gostei muito do livro herdeiros do lobo
    Dos livros que você leu qual que você mais gostou ?
    Quantos livros você ler por ano?
    quantos livros você já leu?
    Abraços e ate a próxima.

  3. olá Heitor queria dizer que gostamos muito do livro os herdeiros do lobo.e eu sou aluno da professora Luciana queria dizer que fiquei muito curioso sobre o livro oque ia acontecer e qual era o final do livro,o livro e muito interessante e eu gostei muito.eu acho que o Nelson Cruz e um grande escritor e que esse e um grande site e um belo site e parabéns para você Heitor e para você Nelson Cruz e Tchau… fui

  4. Nos gostamos muito do livro do Nelson Cruz pois dá aquele clima de suspense e nos influencia a continuara lendo e nós não conseguimos parar de ler, ele e muito bom .

  5. Olá Heitor..Gosto muito do seu blog todas as vezes que entro leio algumas coisas mais realmente esse livro e bem legal também adoro ler livros….

  6. Ola Heitor 😉 fiquei feliz que você e o Lipe fizeram as pazes 🙂 mais eu queria te fazer uma pergunta….

    Se você fizesse parte do livro você queria ser qual personagem ?

    Obrigado Amei seu blog …. *–*

  7. oi heitor,gostei bastante do seu blog e adorei o livro herdeiros do lobo, depois de ter lido esse livro me interessei mas pelas obras do Nelson Cruz, gostei muito do club de leitura e uma grande oportunidade para mim conheçer mais livros e melhora minha leitura!

  8. Olá,somos Higor e Tálisson.Gostamos muito dos comentários que você fez sobre o livro ”Herdeiros do Lobo” e também do livro “Carol”.Pena que não descobrimos o que aconteceu com o Cosme Zanone e antão ficaremos só na curiosidade. Um abraço dos alunos da E.M.L.G !

  9. Olá Heitor gostei muito do livro OS HERDEIROS DO LOBO quando li pela primeira vez não entendi muito bem,mais quando li pela segunda vez eu entendi melhor, foi muito emocionante ler o livro,espero ler outros livros como este.

  10. Olá,Heitor somos alunos da professora Luciana gostamos muito do livro do Nelson Cruz seu livro. Eu e o Felipe queríamos sabe porque o Cosme Zanone veio ate o Camilo Amarante lobo

  11. Olá Heitor.
    Nos somos alunos da professora Luciana da Escola Municipal Luiz Gatti.
    Gostamos muito do seu comentario.
    Obrigado pela atenção.

  12. Nós gostamos muito do livro Os herdeiros do lobo, pois dá aquele clima de suspense e nos influencia a continuar lendo e não parar , ele e muito bom pois nos deixa duvida e nos faz usar a imaginação.GOSTAMOS MUITO MESMO DE TER LIDO OS HERDEIROS DO LOBO.AMAMOS…..ATE O PRÓXIMO COMENTÁRIO 🙂

  13. Oi, Heitor sou aluna da professora Luciana gostei muito da outra edição do clube de leitura. Os Herdeiros Do Lobo que você está fazendo com minha turma e as outras turmas do 6 anos. Estou gostando muito do trabalho.
    Fico feliz por fazer parte do seu Blog.

  14. Olá Heitor !!Estou aqui mais uma vez, Ryan Gabriel e Gabriel Fernandes.Só que dessa vez vou falar do livro Os Herdeiros do Lobo escrito e ilustrado pelo autor Nelson Cruz. Mais uma vez vou elogiar um livro em meu nome e do meu amigo e de todos os 6º anos da Escola Municipal Luiz Gatti. Agradeço sua atenção mais uma vez.
    Obrigado mais uma vez Tchau.

  15. Ola Heitor,gostei muito resumo do livro Os herdeiros do Lobo.E também gostei da roda de leitura que você publicou.E estou amando seu blog, vou falar para amigos e parentes entrarem no seu blog.Beijos…Marcela

  16. Olá ,heitor Sou Aluna da professora Luciana ,gostei do trabalho que você esta fazendo com as professoras Luciana e Ana Paula ,e tambem com as turmas do 6anos ,obrigado pela colaboração e paciência ,de criar uma página no blog para falarmos do livro “OS HERDEIROS DO LOBO ” Prazer fazer parte do Blog !! ;*

  17. Mateus
    Ola Heitor sou Mateus da escola Luiz Gatti,gostei dos seus comentarios do livro da Carol,Professora encantadora.Gostei muito do livro e queria elogiar o livro dele e seus comentários…
    Diogo
    Olá Heitor , sou o Diogo da escola Luiz Gatti da turma 6°E turno da tarde.Li o livro “Os Herdeiros DO Lobo” e achei muito legal e interessante , que também teve personagens de outras histórias !

    Ryan.V
    Olá, Heitor.Sou Ryan Victor da turma 6°E da Escola Municipal Luiz Gatti.Li o livro os herdeiros do lobo .O livro e muita aventura.Feito pelo Nelson Cruz , que é um grande autor , que já ganhou o prêmio Jabuti.A editora Comboio de Cordas a mesma editora do livro A professora encantadora .

  18. Ola Heitor.
    prazer meu nome e Isabella sou aluna da professora Luciana das turmas do 6- anos
    o livro Herdeiros do Lobo é muito interessante.
    o Cosme esta escondido,Camilo Amarante Lobo é um lobo.
    acho seu blog é muito legal!
    o final do livro e muito interessante
    os 3 porquinhos no livro o deixa mais interessante.
    obrigado pela sua atenção!!!!!!!!!!!!!!

  19. Oi Heitor!

    Eu acho que o Cosme Zanone morreu e o Camilo Amarante Lobo o conheceu. Eu queria te perguntar se você gostou do livro . E se você acha que , atrás da cortina tinha lobo . eu acho que sim , pois, no final aparece uma pata e vô João sai correndo para você a historia é real ou não? para mim uma parte é. A eu acho muito legal o Nelson Cruz colocar uma outra versão da historia dos três porquinhos.
    tchau.
    Um grande abraço e um beijo da aluna Larryssa.

  20. Oi, pessoal. Estou lendo todos os comentários e acompanhando, de perto, o nosso clube de leitura. Alguns comentários sobre o post do Nelson Cruz foram escritos em outros posts, mas tudo bem, eu li esses, também. Estou adorando! Obrigado! São tantos comentários e algumas perguntas, umas pra mim e outras para o Nelson Cruz. No final vou escrever um comentário, com resposta geral e quem sabe, já anunciar nosso próximo livro. Esqueci de falar disso no post, mas eu também gostei muito que o Nelson Cruz colocou na história de Os herdeiros do Lobo, a história dos três porquinhos, contada de um jeito diferente. Eu gosto quando os livros fazem isso, pois faz a gente se lembrar ou descobrir outras histórias, de outros livros. Alguns me perguntaram quantos livros eu leio por ano. Nunca contei, mas estou sempre lendo um livro, às vezes dois. Enquanto estou lendo um livro de muitas páginas, pego outros, pequenos, que dá pra ler rapidinho.

  21. Querido Heitor, gostei muito do livro do Nelson Cruz.
    Sobre o livro do Marcio Vassallo, gostaria de saber qual foi sua professora encantadora

  22. Olà,Heitor! Aqui é o Davi e o Jackson, nós lemos o livro Herdeiros do Lobo e gostamos muito!

  23. Olá Heitor, somos alunos da professora Ana Paula,gostamos muito do livro Herdeiros do Lobo. Achamos muito interessante e criativo, deixa um pouco de curiosidade no final,obrigado pela atenção.

  24. somos alunas da professora Ana Paula, gostamos muito do seu livro ,fizemos atividades sobre o seu livro e gostamos muito .Adoramos ter lido o seu livro e foi muito imteresante . o seu e blogle

  25. Olá,Heitor nós somos alunas da professora Ana Paula e gostamos muito do livro que você nos indicou escrito por Nelson Cruz “Os Herdeiros do Lobo”,queremos que você continue nos indicando livros tão legais quanto esse e o que você nos indicou algum tempo atrás “A Professora Encantadora”,também gostamos de fazer perguntas para o autor Nelson Cruz.Continue nos indicando sempre que você puder,obrigado.
    Tchau!

  26. Olá Heitor,parabéns pelo seu seu grande talento,seus livros são maravilhosos e criativos,gostei muito do livro ”Herdeiros do Lobo” não só eu,como todos os meus colegas..Parabéns!

  27. Caro Heitor, gostei muito do seu blog e do livro Os Herdeiros do Lobo. Gostei muito mesmo e sou aluno da profesora Ana Paula, da escola Luiz Gatti.

  28. Querido Heitor, eu e minha colega de sala somos alunas da professora Ana Paula. Nós gostamos do livro Herdeiros do lobo do autor :Nelson Cruz
    O Final do livro foi muito interessante, nós da da turma 6 F gostamos muito do Livro.Obrigado pela sua Atençâo.

  29. Isadora
    Oii Heitor sou Isadora e Lorraine das turma do 6ano f da Escola Luis Gatti….
    Gostei dos comentarios do livro Herdeiros do Lobo e eu li esse livro e gostei muito como eu gostei do livro Carol, A professora encantadora…
    Esse livro e muito interessante como os outros livros mas esse eu gostei mais ainda…
    Obrigada pela sua atençao!!!!!!!!

    Abraços Heitor…

  30. Olá, Heitor! Gostamos muito do livro Os Herdeiros do Lobo. Ele é muito interessante. A parte dos Três Porquinhos foi muito legal!

  31. Oi, pessoal do clube. Tem algumas perguntas que eu ainda não respondi…
    Eu adorei a história do livro Os herdeiros do Lobo. O Nelson Cruz disse que essa história não é real, mas que fez uma homenagem a um avô dele. Acho que o Cosme está vivo e escondido. Sim, também acho que havia pessoas atrás da cortina, inclusive o Lobo. Essa história eu ainda não conhecia, mas já tinha lido outros livros do Nelson Cruz. Sim, eu conheço o Nelson Cruz, conversei com ele uma vez que ele veio em São Paulo. Se tiver mais comentários, eu respondo, e depois vamos ver com as professoras qual será nosso próximo livro.

  32. olá heitor queria dizer que seus livros e muito legal e que eu gosto muito. e queria que você viesse aqui na escola luiz gatti para nos contar sobre seu livros e sobe oque te inspira a ter essas ideias eu sei que você mora em SP.mas renta vir aqui na escola para nos te conhecer melhor e e so isso tchau um abraço.

    ALASSY

  33. Oi, Alassy. Os livros não são meus, são dos escritores, eu só leio e falo deles. Gostaria muito de ir a Belo Horizonte, visitar a escola Luís Gatti e conhecer vocês. Vou tentar, sim, vou falar com meus pais… Quem sabe um dia.

  34. Olá Heitor,
    Eu gostei muito do livro do Nelson Cruz “Os Herdeiros do Lobo” e legal e tipo uma aventura de um homem a procura de seu amigo que passa por vários lugares encontra pistas e tudo mais.
    Um Beijo e Tchau…

  35. Olá, Thaís.
    Também gostei… Gosto de livros assim, de aventura e que contam histórias de pessoas.
    Um beijo, tchau e volte sempre.

  36. Ola! eu Júlia e Mirella,lemos o livro “VISITA A BALEIA”,nós demos nota 9, que nota você daria ao livro?
    você achou o livro caprichado?Nós gostamos pela criatividade!
    Se este livro fosse seu, que tipo de titulo você daria a ele?
    Eu Júlia “Uma aventura com a baleia”
    Eu Mirella “o trio atrás da baleia”
    muito obrigada!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *