Clube de leitura com o avô mais louco do mundo

Hoje começaremos outro clube de leitura com a professora Luciana e seus alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte. Vamos conversar sobre o livro “O avô mais louco do mundo”. O nosso clube de leitura funciona assim, a professora indica um livro, eu leio e escrevo, aqui, a minha “resenha”. Na sequência, os alunos, que também leram e trabalharam esse livro, em sala de aula, escrevem seus comentários e contam o que acharam do livro. No final, respondo os comentários e as eventuais perguntas e, assim, promovemos um debate sobre nossas leituras do mesmo livro. Mas se alguém mais quiser comentar e participar do clube, também pode, mesmo não sendo aluno da escola.

Toda vez que faço um clube de leitura, empresto o livro para o meu amigo Lipe e peço sua ajuda. Ele também lê e depois, a gente troca ideias, são as nossas rodas de conversa. É sempre muito bom saber de outra leitura do livro, antes de escrever a “resenha”. É muita responsabilidade! Pena que meu amigo não se contenta em só me ajudar com o livro do clube, ele quer dar palpite em tudo.

-Pra ter um blog e postar tão pouco como você posta, melhor não ter – meu amigo, às vezes, é muito cruel em suas opiniões.

-Como assim, Lipe?

-Você sabe o que eu penso…

-O que você pensa?

-Você devia postar, pelo menos, a cada 15 dias. Eu concordo que os clubes de leitura com a professora Luciana são da hora, mas você poderia fazer muito mais. Volta a escrever as resenhas com mais frequência, eu ajudo, já estou lhe ajudando com seu livro.

-Como você vai me ajudar, quer escrever as resenhas pra mim?

-Não, né, as resenhas são suas, não pretendo ser seu ghost-writer, mas podia ler, também, os livros que você anda lendo e conversar, como fazemos nos clubes, quem sabe você não tem umas ideias e se anima.

-Vou pensar…

-Mas, pensa rápido!

Acho que o Lipe tem razão, vou voltar a escrever as resenhas, com mais frequência e também dar sugestões de leitura, como fazia antes. Tenho lido livros tão bons, que têm feito eu pensar sobre diversos assuntos, devia, pelo menos, compartilhar essas experiências aqui no blog. Está decidido, vou aceitar a ajuda do meu amigo e voltar com as minhas resenhas!

Nossa roda de conversa

Desta vez, minha conversa com o Lipe sobre o livro do clube seguiu um roteiro novo. Selecionamos algumas perguntas do Book Bucket List, o guia de clube leitura, que trouxemos da viagem e que falei no post anterior. Foram estas as perguntas que selecionamos do guia e tentamos responder na nossa roda de conversa: 

  • O que você mais gostou neste livro? O que você menos gostou?
  • Este livro fez você lembrar de outros livros que já tenha lido, quais?
  • De quais personagens você mais gostou? E de quais você menos gostou?
  • Cite um trecho do livro que você mais gostou e porque gostou deste trecho.
  • Você leria outro livro deste autor? Por que sim, por que não? Se já leu, compare.
  • Qual personagem do livro você mais gostaria de conhecer?
  • A história desse livro parece verdadeira?
  • Se você tivesse a chance de fazer uma pergunta ao autor desse livro, que pergunta faria?

Soube que os alunos fizeram uma atividade sobre esse livro e também responderam a outras perguntas. A professora Luciana me enviou esse questionário e eu também respondi, com o Lipe, na nossa roda de conversa. Por isso, deixo as perguntas do nosso guia, quem sabe os alunos da professora Luciana também queiram responder a essas.

O avô mais louco do mundo

A história desse livro começa, mais ou menos, assim: os pais de Marcos vão viajar, vão ficar fora por 15 dias e precisam deixar o filho com alguém, e a única pessoa disponível é o seu avô Felipe. “É um velho louco”! – a mãe preocupada. “Não é bem assim. Além disso, não há outro lugar para deixar Marcos durante tantos dias.”- o pai minimiza e sai na defesa do avô de Marcos, que é seu pai. Narrado pelo menino, o livro “O avô mais louco do mundo”, escrito por Roy Berocay, ilustrado por Roberto Negreiros e traduzido Cristina Antunes, conta a história bem divertida, cheia de aventuras e descobertas vividas pelo neto, dos dias em que passa na casa de seu avô, que mora na praia e é muito maluco.

Havia anos que Marcos não visitava seu avô e suas lembranças eram muito boas, quando pensava nele, dava uma “sensação morna na barriga”, de felicidade, mas ao mesmo tempo, ficava em dúvida e dividido, pois sua mãe dizia que o avô era má influência para ele. Mas o pai continuava o defendendo: “Sempre foi muito bom com o Marcos.” E a mãe insistindo, continuava atacando: “Sim, mas é muito distraído e fuma demais, um dia vai tocar fogo na casa.” Eles discutindo e o menino tentando falar, que também achava o avô meio estranho: “Esse velho magro e sem dinheiro, de cara engraçada, que gostava de ler romances policiais e de ouvir música esquisita.” Mas não teve jeito, não havia outro lugar para deixar Marcos, por tantos dias, e ele foi, mesmo, para a casa do avô. Foi e não se arrependeu, as férias com o seu avô artista, inventor, defensor do meio ambiente e um pouco atrapalhado, foram as melhores férias da sua vida.

Sobre as respostas às perguntas do guia, vou deixar um resumo geral da nossa conversa, pois, o trabalho de responder, gerou um longo debate entre mim e o Lipe. Nós não conhecíamos o Roy Berocay e nunca tínhamos lido nenhum livro dele, mas, com certeza, leríamos outro livro desse autor, pois gostamos muito do jeito como ele conta a história. O Lipe gostou mais da parte em que o experimento do avô transforma a água que sai pelos canos da cidade em água com gás, e eu gostei da parte em que Marcos conhece Gabriela, pois ando meio romântico. Achamos que a história parece verdadeira, sim, pois devem existir muitos avôs Felipes por aí. O personagem que gostamos mais e, também, o que gostaríamos de conhecer é o avô, e se pudéssemos fazer uma pergunta ao autor, perguntaríamos se o avô não é ele.

Os autores

O escritor Roy Berocay nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1955, e tem cinco filhos e três netos. Além de jornalista, é também músico e compositor. Foi guitarrista, compositor e cantor do grupo uruguaio de rock e blues El Conde de Saint Germain, e atualmente é membro da banda de rock La Conjura. Como escritor, seus livros têm recebido prêmios importantes, e são muito populares em seu país e em outros países da América Latina.

O ilustrador Roberto Negreiros nasceu e vive em São Paulo. Formou-se em Produção Visual Gráfica, em Artes Plásticas e em Jornalismo. Colaborador freelancer das maiores e melhores publicações das principais editoras do país há quase quatro décadas, é reconhecido pelo seu traço marcante e bem-humorado. Seus trabalhos frequentam periodicamente as páginas das revistas Veja, Veja São Paulo, Veja Rio, entre outras, assim como de livros infantis e juvenis de diversas editoras.

A tradutora Cristina Antunes foi curadora da Biblioteca José e Guita Mindlin, de 1980 até março de 2019, quando faleceu, aos 68 anos de idade. Ela foi licenciada em Educação pela PUC de São Paulo e especialista em Paleografia, estudo das antigas formas de escrita, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi membro do grupo de tradutores do Journal of The American Institute for Conservation (JAIC/USA). Publicou a transcrição paleográfica de vários manuscritos, além de traduções de diversos livros. Escreveu “Memórias de uma guardadora de livros”.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Olá, Heitor!
    Que bom que deu tempo de fazermos mais um Clube de Leitura nesse ano que passou voando, não é?
    Eu acho que o Lipe tem razão: você deveria fazer resenhas de 15 em 15 dias!!! Será que vai conseguir?
    Seus textos são bem escritos e super agradáveis!
    De maneira geral, meus alunos gostaram bastante do livro “O avô mais louco do mundo”. Deram muitas notas 9 e 10 para o texto. Alguns disseram que começaram a ler e não conseguiam parar. Outros falaram que a leitura era leve, divertida e fácil. E também houve aqueles que deram nota 5 por não ser um gênero preferido, mas concluíram que valeu à pena ler para conquistar os pontos da atividade avaliativa.
    Adorei o roteiro retirado do Book Bucket List. Com certeza eu o usarei no próximo ano com os próximos livros.
    Enfim, acho que estamos fechando o ano muito bem: dois clubes de leitura, muitos comentários, um post com contos de enigma criados pelos estudantes, divulgação do Clube de Leitura na rádio UFMG e seu pedido para publicar meu artigo científico da pós graduação que foi baseado nesse projeto. UAU! Fiquei muito feliz! Parabéns para todos!!!

    E que venha 2020! Que seja um ano de muita saúde (em primeiro lugar), esperança, coragem, alegria, encantamentos, descobertas, prosperidade, livramentos e vitórias para você e para aqueles que são o motivo de tudo o que fazemos aqui: nossos adolescentes!
    Obrigada, Heitor! Por tudo!
    Obrigada, meus queridos alunos da 8A, 8B, 8C e 8D.
    Um abraço
    Professora Luciana

  2. Ola Heitor, o personagem que eu mais gostaria de conhecer na vida real é o avô, deve ser muito legal ter um avô divertido igual o Felipe, até mais.

    Nota para o livro: 9

  3. Olá Heitor, tudo bem?

    O que você mais gostou neste livro?

    O que nós mais gostamos desse livro, foi que o avô sendo muito louco acaba tornando a história mais divertida, aventureira, mostra a importância de não jogar lixos nos rios e apreciar as coisas em nossas voltas.
    E a nota que nós demos ao livro é nota 10 e tiramos total no trabalho que a professora passou!

  4. Olá, Heitor!
    Nós não gostamos muito desse gênero de livro, mas até que este é um pouco interessante,
    achamos bem criativo. Apesar de não gostarmos do gênero fizemos o trabalho e tiramos total!
    Nossa nota para o livro é 5.

  5. oi Heitor,eu não costumo gostar desse tipo de livro,os infantis não são minha praia mas eu gostei do romance de marcos com a gabriela por isso minha nota é 4.

  6. Olá! Heitor gostei muito do livro achei muito interessante a relação entre o avó e o neto a parte que eu mais gostei do livro foi a parte em que o avó e o neto se encontram, pois gostei muito da convivência entre eles.
    Um abraço.

  7. voltei aqui pra dizer que eu costumo gostar de livros de romance,de preferencia os psicografados,tipo só o amor consegue,greta…
    ate mais Heitor.

  8. Oi Heitor, o personagem que eu mais gostei foi o avô, eu li 3 livros nesse ano e esse livro foi oque eu mais gostei, eu dou nota 9,5, achei esse historia muiito interessante

  9. Oi Heitor, minha nota para o livro é dez ,eu achei muito bom enredo da historia. eu achei muito simples a história mas eu tirei total no trabalho . Bom trabalho…
    Nesse ano eu li uns 20 livros. Vou citar 2 que eu mais gostei: A Seleção , A Rainha Vermelha .
    um abraço.

  10. Bom dia! Heitor a parte que mais gostei do livro “O avô mais louco do mundo” e a parte quando Marco olha para a janela e vê duas pessoas com dois sacos e marcos acha que e bandidos,mas e duas pessoas com sacos de lixo poluindo o mar e o avô fica com muita raiva deles.
    Um abraço.

  11. Fred: Eu gostaria de viver essa historia na vida real com romances , aventuras e mistérios.

    Maria:Eu gostei bastante do livro,a minha nota para ele é 10 pois tem muitas aventuras e mistérios e é uma coisa que eu gosto muito de ler.

  12. Fred: Eu gostaria de viver a historia real do livro com romances, aventuras e mistérios.

    Maria:Eu gostei muito do livro,a minha nota para ele é 10 porque eu gosto muito de aventuras e mistérios.

    Foi bom participar desses dois clubes de leitura esse ano, ano que vem nos iremos para o 9 ano esperamos participar de mais clubes de leitura.

  13. Ola Heitor!
    Gostamos muito da sua resenha.
    Nosso personagem favorito foi o avô,achamos muito legal que ele transformou a aguá potável em aguá com gás,nós queríamos ter um avô LOUCO como esse.
    Gostamos muito do livro,um beijo e um abraço.

  14. Olá! Heitor gostamos muito do livro e da sua resenha
    O personagem que nós gostaríamos de conhecer é o avô Felipe, ele parece bem louco mas nos ensina muita coisa importante com preservar o meio ambiente.
    Eu, Gabriela, li 9 livros esse ano e o tipo de livro que eu mais gosto é mistério e aventura, e a Ana Clara leu 6 livros e o que mais gosta é aventura e romance.
    Bem que você podia fazer as resenhas de 15 em 15 dias! Ano que vem estaremos no nono ano esperando mais resenhas.
    Um abraço de Gabriela e Ana Clara.

  15. Oi Heitor
    O nosso personagem favorito foi o avô , ele era divertido e cheio de aventuras , gostaríamos de ter um avô assim , nunca iriamos ficar entediadas ! Esperamos que ano que vem possamos nos encontrar de novo , a sua ideia de voltar a fazer resenhas foi bem interessante .
    Obrigada por tudo , ate ano que vem .

  16. Olá, Heitor!
    Gostamos muito do livro, tem uma narrativa muito interessante e diferente, pois não aborda sobre um romance clichê entre casais, mas sobre avô e neto, uma relação de fortes laços qual raramente é lembrada. Damos nota 10!

  17. Eai Heitor?
    Nós achamos o livro muito legal, mesmo não sendo nosso tipo de gênero favorito. Achamos o avô muito gente boa e tenho certeza que todos que leram gostariam de ter o avô como ele!
    Nós adoramos participar de todos os clubes de leitura desse ano e com certeza voltaremos!! Até o próximo ano Heitor!

  18. Olá Heitor!
    Eu gostei muito do livro, que pena que é o ultimo blog do ano, mais eu amei mesmo todos os blogs,os livros e etc.
    A parte que eu mais gostei foi quando ele conheceu a Gabriella e se apaixonou por ela, e outras partes também.

    Nota para o livro: 10
    Um abraço!

  19. Ola Heitor,tudo bem?
    Nos gostamos muito de todas as sua resenhas mas essa, sinceramente foi a melhor.
    Achamos muito engraçado quando o avo e o neto colocaram os lixos na porta do seu vizinho e tiveram que fugir deles,foi a parte mais engraçada. Foi muito legal ler este livro.

    um beijo e um abraço

  20. olá Heitor! tudo bem?
    Nós gostamos muito do livro, porém é um pouco confuso! demos nota 9 por isso!
    achamos muito criativo e interessante!
    adoramos o seu blog!
    A professora Luciana passou um trabalho com esse livro, tiramos total, é muito legal!
    Um abraço! Tchau até o ano que vem!

  21. olá Heitor! tudo bem?
    Eu gostei muito do livro,porém é um pouco confuso! dou nota 8,5 por isso!
    achei muito criativo e interessante!
    achei muito engraçado quando o neto e o avô colocam o lixo na frente da porta e saem correndo kkk
    A professora luciana passou um trabalho com esse livro,tirei total,é muito legal!
    Um abraço! Tchau até o ano que vem!

  22. oi Heitor nos gostamos da criatividade do autor mas o livro e um pouco confuso mais da pra entender bastante esperamos ansiosamente para o próximo blog até o ano que vem

  23. Saudações Heitor, li o livro durante o meu trabalho de português com a professora luciana, gostei bastante, o livro e os personagens são muito interessantes, principalmente o avô de marcos, enfim, de 0 a 10 minha nota é velho louco, obrigado e até a próxima.

  24. Caro Heitor
    Gostei muito do livro pois fala de um velho maluco que só repetia as mesmas frases que ele falava
    HaHaHa achei engraçado

  25. Oi,Heitor.Tudo bem com você?
    A personagem que eu mais gostei foi a Gabriela,achei ela muito legal e gostei do empoderamento feminino
    Nota para livro:eu dei 10 porque o livro me surpreendeu,no começo achei que o livro era muito infantil mais depois eu vi que ele é muito legal e não consegui para de ler.
    Feliz ano novo,e um otimo natal

  26. Olá, Heitor!
    Nós gostamos muito do livro, principalmente porque achamos que seria um livro muito infantil, mas ele nos surpreendeu bastante. No livro, aprendemos a não tirar conclusoẽs precipitadas antes de você conhecer uma pessoa.E nós entendemos que não podemos julgar um livro pela capa.
    Nossa nota para o livro é 9,9.
    Boas festas, e que venha 2020 com novas resenhas!;)

  27. Olá Heitor, como vai você?
    Nós achamos a historia muito interessante e criativa!
    Os personagens que nós mais gostamos foi o avô, pois achamos ele muito divertido e animado e o que menos gostamos foram os três bandidos…
    A nota para o livro foi 8 pois não e o gênero que mais gostamos.

  28. ola, tudo bom?
    sou o Emanuel prazer,vim para falar sobre o livro.
    (Se você tivesse a chance de fazer uma pergunta ao autor desse livro, que pergunta faria?)
    Perguntaria se a historia contada foi uma historia real? E se ele viveu essa historia?

  29. OI HEITOR,TUDO BEM? ESPERAMOS QUE SIM A NOTA PARA O LIVRO E 2 POIS AGENTE NÃO GOSTA MUITO DE LIVROS INFANTIL GOSTAMOS MAIS DE ROMANCE AGRADECEMOS A ATENÇÃO FORTE ABRAÇO TENHA UM BOM DIA BJS!!

  30. Ola Heitor!

    Gostamos muito do livro,o livro tem muita ação e muito divertido.Nossa nota e 10.

    Tchau até o ano que vem!

  31. Olá Heitor! Tudo bem?
    A gente queria saber se o autor se baseou em uma história real ou é uma ficção.
    Gostamos muito do livro, achamos a história divertida e interessante.
    Nossa nota pro livro é 10!

    Até a próxima Heitor! Um abraço.

  32. Ola, Heitor!

    Eu gostei do livro, achei bem interessante, deu para ocupar o meu tempo vago do dia, apesar de ser o meu segundo livro do ano, não sei mais eu achei interessante não leio muitos livros de idosos.
    Pretendo ler mais no próximo ano.

    Abraço, ate mais.

  33. OI HEITOR, TUDO BEM? GOSTARIA DE COMENTAR UM POUCO SOBRE SEU LIVRO MINHA NOTA E 9 POR MAIS QUE NÃO GOSTE MUITO DESSE GÊNERO GOSTEI BASTANTE DESSE LIVRO UM GRANDE ABRAÇO BJS.

  34. Oi, professora Luciana.
    Pois é, o ano passou voando, mesmo, e eu também pensei que não daria tempo de fazer outro clube. Torci para que acabasse logo a greve dos professores, mas também torci para que a paralização fosse vitoriosa. Os professores têm que ser mais valorizados!
    Obrigado, professora, por elogiar meu texto, e vindo de você, me deixa mais feliz, ainda. Sim, vou aceitar a sugestão do Lipe e voltar com as resenhas, já tenho uma ideia para o próximo post, vou escrever sobre um livro que acabei de ler, ou sobre outro, que estou começando. Vou pensar qual deles vai me dar mais ideias.
    Já li os comentários dos alunos, parece que o livro do avô maluco agradou. Eu gostei bastante! Vou esperar os comentários do 8B na terça-feira e depois, respondo.
    Sobre o guia de clubes de leitura, o Book Bucket List, bem que uma editora brasileira poderia publicar um desse por aqui.
    Como você bem lembrou, nosso clube de leitura foi muito bom neste ano, o seu artigo científico sobre o nosso trabalho, a sua entrevista na rádio da UFMG, os comentários dos alunos, que melhora a cada livro lido, e os contos de enigma, então, que eles escreveram para três edições especiais do blog.
    Eu que agradeço, professora, pelo seu trabalho e dedicação e por me permitir participar disso tudo.
    Ainda vou reponder os comentários dos alunos, mas, desde já, agradeço as turmas do 8A, 8B, 8C e 8D, com quem fizemos esses clubes mais recentes, e também a todas as turmas que participaram desse trabalho e estão nos ajudando a contar essa história.
    Um grande abraço,
    Heitor.

  35. Olá Heitor, nós gostamos muito desse livro, um grande abraço e até a próxima!

  36. Ola, gostamos muito deste livro pois achamos que ele incentiva a aproximação das pessoas com seus avos, e que a família e muito importante para todos. Enfim é isso obrigada.

  37. Olá Heitor!
    Nos achamos o livro muito interessante, aquele avô é realmente louco e criativo, não é mesmo? A gente não sabe o que comentar, pois tem um bom tempo que lemos esse livro, então vamos colocar apenas nossa nota sobre o livro, achamos justo dar 7,5.

    Então é isso, tenha um bom dia 🙂

  38. Bom Dia Heitor!
    Nos achamos o livro bem divertido,e nos concordamos que o avô Felipe e o personagem mais divertido e que nos gostaríamos de conhecer e achamos que seria bem legal se você postasse uma resenha de 15 em 15 dias.

    Ate mais.

  39. Oiii Heitor!
    Gostamos muito do livro ”o avo mas louco do mundo ”o livro não e ruim sou muito fã desse tipo de livro eu daria nota 10 pro livro eu amei.
    Beijos ate logo !

  40. Olá, Heitor. Bom dia.
    Gostamos da ideia de voltar a fazer as resenhas com mais frequência sobre novos livros.
    Gostamos também do livro ”O avô mais louco do mundo”,por mais que não seja nosso gênero preferido de livro,gostamos do contexto da história e do decorrer… É um livro bem bacana,acredito que pra quem gosta mais desse tipo de gênero foi um livro espetacular.
    Essa foi nossa opinião sobre..

    Tenha um bom dia. Até a próxima.

  41. Oi Heitor!
    Priscila:Eu gostei ,muito do livro por tratar um pouco das poluicão dos mares e pelo avo ser louco e pelo relacionamento de avo e neto. Minha nota é 9
    Sara: Não gostei muito do livro, o gênero não é o meu favorito. Mas gostei do fato de que a história não é muito enrrolada e possui um densevolvimento rápido e agradável. Minha nota é 7.

  42. Olá Heitor!
    Achamos o livro muito divertido e como diz minha amiga sobre o avô “ele é doidão”! Parece que tem vários gêneros nele como romance, mistério e comédia.
    A parte que mais gostamos do livro, foi a parte que eles expulsaram os bandidos com a invenção louca do avô. Esse sim foi um livro que nos fez rir bastante!
    Agora uma pergunta:
    Com que inspiração você escreveu esse livro?
    Até a próxima Heitor!
    .

  43. Bom Dia Heitor!

    Nos gostamos muito do livro,achamos muito boa a narrativa e a história é bem fácil de se entender,curtimos também o gênero.
    Nossa nota é:9

  44. Oi, amigas e amigos do 8ºA, 8ºB, 8ªC e 8ºD.
    Vocês já me conhecem um pouco e sabem que eu gosto muito de ler, sempre estou lendo um livro, adotado pela escola ou qualquer outro, que eu mesmo escolho. Mas confesso que às vezes, termino de ler e não sei direito se gostei, outras vezes, não entendo muito bem a história. É por isso que gosto de conversar com quem tenha lido o mesmo livro que eu. Me ajuda a entender melhor e muitas vezes fico gostando ainda mais do livro. Por isso que adoro os nossos clubes de leitura! E neste nosso último clube do ano, depois de ler os comentários de vocês, fiquei gostando ainda mais, da história do avô maluco. Ano que vem vamos ter mais!
    Na próxima semana vou publicar a resenha que prometi, se puderem, entrem no blog – mesmo se já tiverem de férias – e deixem comentários. Vou adorar!
    Abraços e boas férias,
    Heitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *