David Almond no clube de leitura

De todas as coisas que faço com este blog uma das que mais gosto é o clube de leitura. Fora os livros que leio pra escola é difícil encontrar e conversar com alguém que tenha lido o mesmo que eu, no clube de leitura eu encontro muitos, pois nele fazemos o caminho inverso, primeiro formamos um grupo, depois escolhemos o livro, lemos e no final compartilhamos nossas leituras.

Hoje vou começar a compartilhar aqui no blog a leitura que fiz do livro Meu pai é um homem-pássaro, vou escrever o post e esperar os comentários. Quem sugeriu esse livro foi a professora Luciana da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte – é ela quem organiza o clube lá na escola. A professora e os seus alunos já leram e trabalharam com esse livro em sala de aula, na semana passada recebi um e-mail dela me avisando: “Já acabamos a leitura e a atividade… agora estamos só aguardando o post.” E eu respondi ao seu e-mail dizendo que publicaria hoje.

No ano passado fizemos dois encontros do clube de leitura da Luiz Gatti, um foi com o livro A professora encantadora, de Márcio Vassalo e outro com Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz, neste até entrevistamos o autor. Foi muito bom, adorei! Está tudo publicado aqui no blog, inclusive os comentários dos alunos sobre os livros. Quem quiser ler depois esses posts é só procurar pela ferramenta de busca do blog.

Nossa roda de conversa

Já li o Meu pai é um homem-pássaro e conversei com o Lipe, que também leu. Sempre que tem clube de leitura, peço a ajuda do meu amigo:

– Você gostou do livro, Lipe?

– Gostei… No começo achei meio estranho, o pai pensava que podia voar…

– Eu também… E achei que ele estava ficando louco…

– Então… A filha nem queria deixar o pai sozinho em casa…

– Até a tia veio cuidar dele…

– Mas depois achei legal, a filha entrou na fantasia do pai e a história ficou da hora.

– Ouvi dizer que isso se chama realismo mágico… Na minha pesquisa, li que o David Almond é o Gabriel García Márquez da literatura juvenil.

– Quem? Esse que morreu na semana passada?

– Sim, esse mesmo! Um dia ainda vou ler um livro dele!

O pai voador

O livro Meu pai é um homem-pássaro, escrito por David Almond, ilustrado por Polly Dunbar e publicado pela Editora WMF Martins Fontes conta a história de Jackie, pai de Lizzie, que certo dia, durante o café-da-manhã, disse à filha que iria voar: “Vou entrar numa competição… a Grande Competição do Passáro Humano”. O primeiro a atravessar voando o rio Tyne ganharia mil libras, o pai ia se inscrever, dizia que ia ganhar e, finalmente, ficar famoso.

Lizzie não acreditou na história do pai, disse que ele podia até voar, mas não podia deixar de “tomar ar puro e de comer todo o seu almoço”. A filha via que seu pai não se cuidava, ele não fazia a barba, vivia de pijama e não comia mais, pelo menos comida de gente, pois, escondido, comia insetos feito os pássaros, queria emagrecer: “Você já viu pássaro gordo?” – perguntou à filha. Nesse dia a filha resolveu faltar à escola e ficar vigiando o pai.

David Almond diz que sempre soube que queria ser escritor, quando ainda era criança escrevia histórias e costurava seus próprios livros, seus tios enchiam uma sala de amigos para ouvir essas histórias, e ele conta que eles choravam de tanto rir.

A história do livro continua e entram em cena outros personagens: O senhor Poop, o gorducho que andava pelas ruas com um megafone, anunciando e fazendo as inscrições da competição – o pai de Lizzie, o senhor Jackie Corvo, fez a dele; o senhor Mint, o diretor da escola, que, preocupado, veio até a casa de Lizzie para “ficar a par do que estava acontecendo”; e a tia Doreen que achava um absurdo essa ideia de pássaro humano, dizia que a cidade estava enlouquecendo, e que as pessoas deviam se preocupar em ser pessoas, e manter os pés em terra firme.

No começo Lizzie concordava com a tia, mas aos poucos foi mudando, foi entrando na fantasia do pai, e também fez sua inscrição para a competição. Será que foi por amor ou ela acreditou, mesmo, que eles podiam voar? E a história segue, com os preparativos e a chegada do grande dia. Será que eles voaram? Eu não vou contar, só quem ler o livro vai saber.

Adorei as ilustrações desse livro, os desenhos da Polly Dunbar são muito bonitos e divertidos, ela contou que foi muito gostoso ilustrar Meu pai é um homem-pássaro, disse que ficou “engraçado, colorido, e ao mesmo tempo comovente”. Também gostei de saber que o David Almond adorava a biblioteca do seu bairro – eu também adoro a minha -, e ele ainda contou que sonhava um dia ter livros com seu nome na capa… Conseguiu e ainda ganhou o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio mundial da literatura infantil!

David Almond mora em Northumberland, na Inglaterra e é um dos escritores britânicos mais importantes de literatura infantojuvenil. Foi criado numa família grande e animada, numa cidade de minas de carvão às margens do rio Tyne, onde muitas histórias se tornaram partes de sua vida. Além de O meu pai é um homem-pássaro, publicado no Brasil, escreveu outros livros infantojuvenis traduzidos para o português e publicados em Portugal como, O meu nome é Mina, Um cantinho no paraíso, O grande jogo, e o seu primeiro livro, O segredo do senhor ninguém, que logo fez muito sucesso de público e crítica e ganhou os prêmios “Carnegie Medal” e o “Whitbread Children’s Book Award”. Escreveu outros livros de sucesso como Skellig, The fire-eaterse, e muitas histórias e peças teatrais. Também ganhou os prêmios “Smarties Prize”, “Eleanor Farjeon” e o “Hans Christian Andersen”.

Polly Dunbar estudou na Brighton Art School e mora em Brighton, na Inglaterra. Autora e ilustradora dos livros Dog blue, Flyaway Katie, Here´s a little poem e Penguin, ela acha que as cores são uma maneira maravilhosa de dar ânimo às pessoas. “Foi tão gostoso ilustrar Meu pai é um homem-pássaro! É engraçado, colorido, e ao mesmo tempo comovente.” Sempre que está triste, veste seu melhor vestido cor-de-rosa e pinta. E, quando não está desenhando, adora fazer marionetes.

Extra… Extra! Fotos das turmas da Escola Municipal Luiz Gatti no clube de leitura

Lendo o livro no pátio da escola

Lendo o blog na sala de informática

Outra turma na sala de informática lendo o blog

E depois, ainda, escreveram seus comentários aqui!


Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Parabéns, Heitor! Você brilhou de novo nesse post! Já já vou levar meus alunos para a sala de informática para lerem e comentaram. Aguarde! Um abraço.

  2. Oi, professora Luciana. Obrigado!
    Você nem imagina como fico feliz em fazer esse clube de leitura com suas turmas da Luiz Gatti.
    Um abraço.

  3. Oi, meu nome Gabriel e Matheus. Obrigado!
    Você nem imagina como eu fico feliz em fazer um comentário.
    Gosto muito de ler ainda mais postando em um Blog Obrigado e tchau.

  4. Olá,prazer ! Sou uma das alunas da professora Luciana gostei muito do seu post,vou estar sempre visitando seu blog,e indicando para meus amigos,parabéns pelo seu sucesso.
    Obrigada,beijos e continue sempre assim ! 🙂

  5. Adorei o post, achei o livro muito interessante e gostei da ideia de “brincar” com a imaginação e transformar ficção em realidade. Pretendo ler mais livros de sua autoria e espero me impressionar cada vez mais! Sem mais,
    Gabriella Vitória

  6. Olá Heitor,meu nome é Fabrício,tenho 12 anos e estudo na Escola Municipal Luiz Gatti,gostei muito dos textos publicados e achei interessante os livros escritos aqui,gosto muito de ler livros,bom gostei bastante deste site e gostaria de saber mais sobre livros,um abraço!

  7. Mateus e Natanael:

    Gostamos do livro,no começo achamos meio bobo mas é porque só estávamos só no começo mas depois gostamos porque o livro começou a ficar mais engraçado e divertido de se ler…

  8. Olá , Meu nome é Gustavo & estou com meu amigo Yan gostamos do seu liv

    ro & estamos muitos loucos para ler outro livro seu com a luciana . Agradesso pela atenção
    .

  9. Oi , Heitor adoramos o post sobre o livro que lemos . “Meu pai e um homem pássaro “é um livro muito divertido que nos adoramos ler . No começo achamos meio esquisito a ideia do Pai de Lizzie querer voar . Mas depois começamos a compreender melhor o livro . Gostamos muito da ideia de Lizzie querer ajudar seu pai e compreender a ideia maluca dele de querer voar .
    Obs : Adoramos o site

  10. Achamos o seu livro meu pai e um homem pássaro muito legal.

    Gostei deste livro pois conta uma historia que mostra que nunca devemos desistir do que nós acreditamos por mais que todos digam que não conseguiremos temos que tentar para sabermos o que acontecerá.

  11. Ola voce e muito bom com iscrita gostamos do seu livro estamos esperando por outro livro

  12. Olá Heitor boa tarde gostei muito de seu post achei muito legal,divertido e interessante.
    Seu blog também e muito bom achei muito animado espero poder visitar mais vezes.
    Abraços ate mais…

  13. Oi , Heitor adoramos o post sobre o livro que lemos . “Meu pai e um homem pássaro “é um livro muito divertido que nos adoramos ler . No começo achamos meio esquisito a ideia do Pai de Lizzie querer voar . Mas depois começamos a compreender melhor o livro . Gostamos muito da ideia de Lizzie querer ajudar seu pai e compreender a ideia maluca dele de querer voar !
    Obs : Adoramos o site

  14. Oi! , tudo bem com você? , andei visitando seu blog e gostei bastante do seus posts,principalmente do livro ”Meu Pai E Um Homem-Pássaro” já li esse livro e gostei bastante obrigada, adorei seu modo de mostrar como a leitura pode ser interessante em vez de chata . beijos e continue postando… :p

  15. Gostamos muito de seus livros.
    Não chegamos a ler todos mas espero que sejam muitos bons.O livro é muito engraçado mais só não espera vamos que eles perde-sem a corrida pois eles mereciam ter ganhado por ter trabalhado em grupo ,com harmonia, sem briga e um cooperando com o outro.
    PARABÉNS PELO O LIVRO!

  16. Oi Heitor , achei muito legal o trabalho que estamos fazendo com o livro “Meu pai é um homem-pássaro” pois ele conta a historia que o pai de Lizzie que entrou em uma competição do Pássaro humano e mesmo que tia Doreen que achava um absurdo essa ideia de pássaro humano ele nunca desistiu.Achei a historia muito boa porque fala que nunca devemos desistir do que nós acreditamos por mais que todos digam que nós não conseguiremos ….
    Um grande abraço para você !

  17. Olá Heitor,
    nos adoramos este livro como você , mas no fim esperei outra coisa ,mas de qualquer maneira adorei ,principalmente o amor que a filha tem com o pai

  18. Olá Heitor,aqui é o Fabrício do Luiz Gatti,gostaria de saber mais também sobre livros mitológicos,como:História Grega Antiga,gosto muito deste tipo de livro,e gostaria de saber mais sobre eles,você gosta deste tipo de livro?Então se puder publicar sobre eles!Um abraço!

  19. Olá Heitor,
    queria dizer que achei muito muito divertido o livro “O homem pássaro” achei muito criativo.
    Um abraço até mais !!!

  20. Olá Heitor,adorei o post e achei o livro muito interessante. Gostei da ideia de mexer com a imaginação e misturar ficção e realidade . Pretendo ler mais livros do autor e espero me impressionar cada vez mais! Um abraço!
    Gabriella Vitória

  21. Gostamos muito do livro principalmente quando eles chegaram na corrida , e pensamos que iriam ganhar juntos mas eles cairão , Depois que eles perderam achamos que a tia iria entrar na corrida mais o diretor e ganhariam para compensar a derrota de sua sobrinha e seu irmão , e foi uma grande felicidade mesmo todos perdendo .

    Abraços

    Diogo e Ryan

  22. Ola Heitor gostamos muito desse livro porque e muito divertido e engraçado . um abraço tchau

  23. olá, jóia?
    Somos da sala da professora Luciana adoramos o livro “Meu pai é um homem-pássaro”
    e gostamos muito do seu comentário sobre o livro!
    continue assim !!!
    abraços 😉

  24. ”Gostei muito da resenha que você fez do livro ”Meu pai e um homem pássaro..parabéns !!!

  25. Olá Heitor eu achei o resumo do livro “Meu pai é um homem pássaro” que você publicou no seu Blog muito interessante e nós gostamos muito.

    Até logo.

  26. Desculpe ao meu amigo Chanti, pois ele digitou errado pois a letra “a” travou, mas o seu blog é muito bom,e o post é ótimo e nos dá mais informações sobre o livro.Tchau e obrigado.

  27. Oi Heitor,
    Gostamos muito do livro, ano passado também fizemos os comentários no seu blog e foi muito legal. Um abraço, Fique bem

  28. Olá Heitor,tudo bem ?
    Somos alunos da professora Luciana gostamos muito do livro “Meu pai e um homem pássaro ” gostariamos de dizer que nos mostrou que não precisa ser perfeito para ser feliz , e que temos que respeitar as decisões dos próximos.
    desejamos a você felicidades.Abraços.

  29. Olá Heitor,como acho que você já,sabe somos alunas da professora Luciana,já visitamos o seu blog varias vezes,gostamos muito post que você publicou sobre o Meu pai é um homem pássaro,você resumiu muito bem o livro,qualquer pessoa sem ter lido já entenderia um pouco mais sobre o historia,estamos muito felizes com o seu desempenho,nós fizemos aqui na escola um exercício sobre o livro,um abraço e estamos esperando mais um post escrito por você!

  30. olá Heitor
    Adoramos o seu blog e do seu pequeno resumo sobre o livro” Meu Pai é um Homem Pássaro” ja tivemos a esperiência de lermos esse livro maravilhoso cheio de aventura e imaginação.Bjs e abraços

  31. Olá Heitor, eu gostei muito do post que você fez do livro ”Meu pai é um homem pássaro” Meus parabéns!!
    Beijos…

  32. olá Heitor gostei muito do seu resumo parabéns fico muito bom gostei muito fico legal……

  33. Heitor achamos muito interessante seu resumo do livro homem pássaro e gostamos de uma parte do livro a parte que eles voltaram muito felizes na competição mesmo perdendo .parabens beijos

  34. Olá,Heitor! Nós lemos os seus textos sobre o livro O Meu pai é um homem-pássaro, e gostamos muito,como também achamos interessante.O livro é realmente legal, e esperamos ler outros livros ainda mais divertidos ! Um abraço !

  35. Oi, amigos da escola Luiz Gatti.
    Obrigado! Estou muito feliz, mesmo, em poder participar deste clube de leitura com vocês. É tão legal! Lendo os comentários que vocês escreveram, descobri coisas no livro, que eu não tinha percebido antes. Acho que o clube de leitura serve pra isso, também, pra gente aprender mais, lendo um livro, além de fazer novos amigos, o que é, ainda mais bacana. Alguns falaram aqui que a gente está transformando ficção em realidade. Ou seria o contrário, realidade em ficção? Que confusão! Só sei que estou estou adorando… Mas o que eu mais gosto, mesmo, é saber que tem muita gente que acha que ler não é uma coisa chata, ao contrário, é muito gostoso. Também li aqui uma sugestão de leitura, história sobre a Grécia Antiga. Vou procurar… e se tiverem sugestão, podem mandar. Mais uma vez, obrigado pela participação de todos e pelo trabalho da professora Luciana e das outras professoras da Escola Luiz Gatti.
    Se tiver mais comentários, podem mandar, que eu respondo.
    Voltem sempre!
    Heitor.

  36. Parabéns, “Heitor”! Seu blog é um convite à leitura. Quero aproveitar e parabenizar também a professora Luciana. Há professores e “professores”, não é mesmo? A Luciana é daquelas que fazem aquilo que amam e fazem muito bem feito. Com certeza esse trabalho dará deliciosos frutos, que outros colherão. Parabéns mesmo!

  37. Obrigado, Leni! Também gosto da professora Luciana e acho que ela está de parabéns pelo trabalho que faz com os alunos.

  38. ola Heitor .
    Eu adorei oque a Luciana Rocha fez com os alunos dela.
    ainda mais nessa idade eles precisam ler e aprender.

    ◙ENTÃO LUCIANA ROCHA EU TIRO O MEU CHAPÉU PARA VOCÊ

    ◙ E EU TIRO O MEU CHAPÉU PARA VOCÊ TABÉM HEITOR POR SER UM CARA QUE AJUDA A LUCIANA ROCHA NESSE PAPEL DE MOSTRAR QUE NÃO INTERNET TEM COISAS MELHORES DO ”FACEBOOK” E OUTRAS COISAS

  39. Ola Heitor gostei muito do seu post gostei tambem da leitura do livro “Meu pai e um homem passaro” Espero ler mais post no seu blog!!

  40. Olá Heitor
    Me desculpe pelas palavras erradas é que meu irmão estava batendo na minha mão porque ele queria brincar no computador.

    Me desculpe!!!

    E o meu nome que estava com cifrão ($) me desculpa!!!

  41. Olá, Heitor gostaria de deixar uma sugestão de uma coleção de livros que ando lendo e gostaria de compartilhar essa leitura com voce o nome é 39 clus o primeiro livro e ”O LABIRINTO DOS OSSOS” espero que se interesse e leia ..
    se gostar post por favor
    beijos ate mais adoro seu blog!!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *