David Almond no clube de leitura

De todas as coisas que faço com este blog uma das que mais gosto é o clube de leitura. Fora os livros que leio pra escola é difícil encontrar e conversar com alguém que tenha lido o mesmo que eu, no clube de leitura eu encontro muitos, pois nele fazemos o caminho inverso, primeiro formamos um grupo, depois escolhemos o livro, lemos e no final compartilhamos nossas leituras.

Hoje vou começar a compartilhar aqui no blog a leitura que fiz do livro Meu pai é um homem-pássaro, vou escrever o post e esperar os comentários. Quem sugeriu esse livro foi a professora Luciana da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte – é ela quem organiza o clube lá na escola. A professora e os seus alunos já leram e trabalharam com esse livro em sala de aula, na semana passada recebi um e-mail dela me avisando: “Já acabamos a leitura e a atividade… agora estamos só aguardando o post.” E eu respondi ao seu e-mail dizendo que publicaria hoje.

No ano passado fizemos dois encontros do clube de leitura da Luiz Gatti, um foi com o livro A professora encantadora, de Márcio Vassalo e outro com Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz, neste até entrevistamos o autor. Foi muito bom, adorei! Está tudo publicado aqui no blog, inclusive os comentários dos alunos sobre os livros. Quem quiser ler depois esses posts é só procurar pela ferramenta de busca do blog.

Nossa roda de conversa

Já li o Meu pai é um homem-pássaro e conversei com o Lipe, que também leu. Sempre que tem clube de leitura, peço a ajuda do meu amigo:

– Você gostou do livro, Lipe?

– Gostei… No começo achei meio estranho, o pai pensava que podia voar…

– Eu também… E achei que ele estava ficando louco…

– Então… A filha nem queria deixar o pai sozinho em casa…

– Até a tia veio cuidar dele…

– Mas depois achei legal, a filha entrou na fantasia do pai e a história ficou da hora.

– Ouvi dizer que isso se chama realismo mágico… Na minha pesquisa, li que o David Almond é o Gabriel García Márquez da literatura juvenil.

– Quem? Esse que morreu na semana passada?

– Sim, esse mesmo! Um dia ainda vou ler um livro dele!

O pai voador

O livro Meu pai é um homem-pássaro, escrito por David Almond, ilustrado por Polly Dunbar e publicado pela Editora WMF Martins Fontes conta a história de Jackie, pai de Lizzie, que certo dia, durante o café-da-manhã, disse à filha que iria voar: “Vou entrar numa competição… a Grande Competição do Passáro Humano”. O primeiro a atravessar voando o rio Tyne ganharia mil libras, o pai ia se inscrever, dizia que ia ganhar e, finalmente, ficar famoso.

Lizzie não acreditou na história do pai, disse que ele podia até voar, mas não podia deixar de “tomar ar puro e de comer todo o seu almoço”. A filha via que seu pai não se cuidava, ele não fazia a barba, vivia de pijama e não comia mais, pelo menos comida de gente, pois, escondido, comia insetos feito os pássaros, queria emagrecer: “Você já viu pássaro gordo?” – perguntou à filha. Nesse dia a filha resolveu faltar à escola e ficar vigiando o pai.

David Almond diz que sempre soube que queria ser escritor, quando ainda era criança escrevia histórias e costurava seus próprios livros, seus tios enchiam uma sala de amigos para ouvir essas histórias, e ele conta que eles choravam de tanto rir.

A história do livro continua e entram em cena outros personagens: O senhor Poop, o gorducho que andava pelas ruas com um megafone, anunciando e fazendo as inscrições da competição – o pai de Lizzie, o senhor Jackie Corvo, fez a dele; o senhor Mint, o diretor da escola, que, preocupado, veio até a casa de Lizzie para “ficar a par do que estava acontecendo”; e a tia Doreen que achava um absurdo essa ideia de pássaro humano, dizia que a cidade estava enlouquecendo, e que as pessoas deviam se preocupar em ser pessoas, e manter os pés em terra firme.

No começo Lizzie concordava com a tia, mas aos poucos foi mudando, foi entrando na fantasia do pai, e também fez sua inscrição para a competição. Será que foi por amor ou ela acreditou, mesmo, que eles podiam voar? E a história segue, com os preparativos e a chegada do grande dia. Será que eles voaram? Eu não vou contar, só quem ler o livro vai saber.

Adorei as ilustrações desse livro, os desenhos da Polly Dunbar são muito bonitos e divertidos, ela contou que foi muito gostoso ilustrar Meu pai é um homem-pássaro, disse que ficou “engraçado, colorido, e ao mesmo tempo comovente”. Também gostei de saber que o David Almond adorava a biblioteca do seu bairro – eu também adoro a minha -, e ele ainda contou que sonhava um dia ter livros com seu nome na capa… Conseguiu e ainda ganhou o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio mundial da literatura infantil!

David Almond mora em Northumberland, na Inglaterra e é um dos escritores britânicos mais importantes de literatura infantojuvenil. Foi criado numa família grande e animada, numa cidade de minas de carvão às margens do rio Tyne, onde muitas histórias se tornaram partes de sua vida. Além de O meu pai é um homem-pássaro, publicado no Brasil, escreveu outros livros infantojuvenis traduzidos para o português e publicados em Portugal como, O meu nome é Mina, Um cantinho no paraíso, O grande jogo, e o seu primeiro livro, O segredo do senhor ninguém, que logo fez muito sucesso de público e crítica e ganhou os prêmios “Carnegie Medal” e o “Whitbread Children’s Book Award”. Escreveu outros livros de sucesso como Skellig, The fire-eaterse, e muitas histórias e peças teatrais. Também ganhou os prêmios “Smarties Prize”, “Eleanor Farjeon” e o “Hans Christian Andersen”.

Polly Dunbar estudou na Brighton Art School e mora em Brighton, na Inglaterra. Autora e ilustradora dos livros Dog blue, Flyaway Katie, Here´s a little poem e Penguin, ela acha que as cores são uma maneira maravilhosa de dar ânimo às pessoas. “Foi tão gostoso ilustrar Meu pai é um homem-pássaro! É engraçado, colorido, e ao mesmo tempo comovente.” Sempre que está triste, veste seu melhor vestido cor-de-rosa e pinta. E, quando não está desenhando, adora fazer marionetes.

Extra… Extra! Fotos das turmas da Escola Municipal Luiz Gatti no clube de leitura

Lendo o livro no pátio da escola

Lendo o blog na sala de informática

Outra turma na sala de informática lendo o blog

E depois, ainda, escreveram seus comentários aqui!


Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Oi, Luana.
    Já tinha ouvido falar desse livro, vou ver se tem aqui na biblioteca do meu bairro. Quero ler, sim, e acho que pode dar um post bem legal.
    beijos e obrigado.

  2. Olá Heitor,tudo bem?
    Nós gostamos muito da foto,obrigado por postar ela no seu blog!
    Até mais!

  3. Olá,Heitor ! As fotos são bem legais,gostamos bastante da leitura do livro e também da ida da informática,foi bem divertido !

  4. Ola Heitor !!
    Queria-mos lhe dizer que adoramos as fotos , e sempre que der vamos estar visitando o seu Blog !!!!!!
    parabéns!!! beijos e ate mais !!!!

  5. Olá Heitor,
    Somos Melissa e Emanuelle e somos da turma 7h, nós gostamos muito das fotos que a professora Luciana postou e também gostamos muito do trabalho do livro.
    Beijos e até logo.

  6. Ei, Heitor, seu blog está um sucesso, viu?! Meus alunos desse ano gostaram de tudo: post, comentários e fotos. Ficaram lindos, né? Obrigada!

  7. Oi, turma do clube de leitura. Também gostei das fotos e de conhecer vocês melhor. Adorei tudo do nosso clube! Alguns comentários de vocês foram parar em outros posts, mas dou a resposta aqui e um agradecimento geral. A parte do livro que mais gostei também foi quando a filha começa a ajudar o pai na sua fantasia. Beijos e vamos conversar com a professora Luciana para organizar outra edição do nosso clube.

  8. Oi !!!
    Amei os comentarios sobre o livro ,e queria dar minha sujestão tambem…
    Ja oiviu falar do livro: “Minha vida fora de Serie”de Paula Pimenta?
    É um livro lindo, que me chamou bastante atenção,é meio grandinho mas valeu a pena

  9. Oi, Maria Eduarda. Que bom que você gostou!
    Nunca li nada de Paula Pimenta, sei que ela já escreveu um monte de livros. Vou procurar esse.

  10. Olá Heitor, sou bibliotecária da escola e queria dizer que gostei muito do livro. Engraçado é que no início fiquei um pouco aflita pensando que o pai poderia estar com a mesma doença do meu, que faleceu o ano passado. Mas depois percebi que a ideia podia também ser outra, a da cumplicidade, do afeto, do incentivo a acreditar num sonho. Adore!

  11. Oi, Maria Carmen. Sei quem você é, e que bom que voltou aqui. Numa hora também pensei que o pai de Lizzie tinha alguma doença…
    Sinto muito pelo seu pai. Outro dia estava conversando com o meu amigo Lipe sobre morte e perdas, depois quero escrever um post sobre esse assunto. Até já peguei indicações de leitura.

  12. Divulgo o meu livro infantil JOÃO AGITADÃO, Ed. Caravansarai, ilustração de Ney Megale, que visa ajudar as crianças com hiperatividade.
    Grande abraço e parabéns pelo blog.

  13. Ooooiiu Heitor estava vendo esse seu blog da minha escola e nos teremos q fazer vc tem como me ajudar com algumas dicas??

  14. Oi, pudin. Seu nome é Hiago? Sim, posso tentar ajudar. Conversa com sua professora, a gente podia fazer um post especial sobre isso.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *