Lia Zatz no Clube de Leitura

Hoje é um dia muito importante pra mim e para o meu blog. Vou falar do primeiro livro que lemos no clube de leitura e vamos colocar aqui, tudo o que a escola, o pessoal da Sintaxe e eu já fizemos para organizar o nosso clube. Todos sabem do nosso clube de leitura, não sabem? Pra quem não sabe, o Clube de Leitura do Blog do Le-Heitor foi organizado pela EMEF Itaim A e pelo pessoal da Sintaxe, e tem como “sócios” cento e oitenta alunos, do sexto e do sétimo anos dessa escola. Conseguimos o apoio de três editoras (Editora Biruta, Editora DCL e Editora Noovha América) que doaram para a escola dois títulos e dez exemplares de cada título. No total a escola recebeu sessenta exemplares de livros, que os alunos estão lendo em “sistema de revezamento.” Os livros escolhidos foram: A Bailarina Fantasma, de Socorro Acioli; e O Cachecol, de Lia Zatz, ilustrado por Inácio Zatz; da Editora Biruta. Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, recontado por Fernando Nuno e ilustrado por Marcelo Ribeiro; e A Odisseia, de Homero, recontada por Silvana Salerno e ilustrada por Dave Santana e Maurício Paraguassu; da Editora DCL. Bullying – Vamos sair dessa?, de Miriam Portela, ilustrado por Toni D’Agostinho, e O menino com monstros nos dedos, de Almir Correia, ilustrado por Victor Tavares; da Editora Noovha América. Quem quiser saber mais sobre o funcionamento do nosso clube de leitura pode ler em http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/?p=1156.

Hoje vou falar de O Cachecol e vou esperar os comentários dos sócios do nosso clube, os alunos da escola, e quem mais quiser comentar também, é claro. Os alunos vão colocar os comentários durante as aulas. Devem aparecer alguns, ainda hoje e os outros virão nos próximos dias. Depois vamos sortear os brindes, que eu já falei aqui no blog, entre os alunos que comentarem.

O Cachecol

– Viu, Le, gostei desse livro! O que eu achei o maior legal no cachecol foi a avó contar o que aconteceu com elas de um jeito muito diferente da história que a neta contou. Era outra história! Nada a ver.

– É, mesmo, Lipe! Eu também achei maior legal isso. E a avó, tipo tentando adivinhar o que a neta estava sentindo, e a neta tipo achando que a avó estava gostando.

O Lipe é meu amigo, o nome dele é Felipe, ele mora na minha rua e estuda na mesma escola que eu. Ele está no sexto ano e eu estou no sétimo. Nós somos amigos desde criança, antes ele me chamava de Heitor, mas depois que apareceu esse apelido lá na escola, para me zoar, ele começou a me chamar de Le, também, e se acostumou. Eu pedi para o Lipe ler O cachecol pra gente fazer como fizeram os alunos da EMEF Itaim A, que “compartilharam” suas leituras em rodas de conversa. Às vezes eu peço para o Lipe ler os livros que eu leio. No começo ele reclama: – Poxa, Le, já tem tanto livro pra gente ler pra escola, ainda você fica inventando essas coisas. Mas depois de ler, ele gosta e vem correndo, todo animado, querendo fazer a nossa roda de conversa. E depois da conversa, eu sempre descubro muita coisa que eu não tinha percebido, quando li sozinho. E foi o que a gente fez com este livro. Foi muito legal! Agora, depois de ler O cachecol e conversar com o Lipe, eu vou falar um pouco do livro.

O cachecol, escrito por Lia Zatz, ilustrado por Inácio Zatz e publicado pela Editora Biruta faz parte da série de livos ver-a-cidade e conta o mesmo acontecimento em duas histórias. A avó e a neta que moravam em um sítio, mudam para uma cidade grande e essa mudança é contada de dois jeitos: a versão da avó e a versão da neta. O livro tem duas capas, a história da avó fica de um lado e a da neta está na outra capa. A avó começa a história dela assim: “O dia em que eu cheguei na cidade, eu mais minha neta, cruz credo! não gosto nem de lembrar: era tanto carro, tanta construção, tanto barulho, tanta sujeira, tanta gente mal encarada… A menina segurava firme na minha mão, acho que tava morrendo de medo, que nem eu. Se eu pudesse, voltava pro sítio na mesma hora.” E a neta começa sua história desse jeito: “O dia em que eu cheguei na cidade, eu e minha avó, puxa! Eu não sabia nem pra onde olhar: era tanta cor, tanta letra, tanta luz acendendo e apagando, tanta coisa nova, tanta gente bonita… Minha avó virava prum lado, depois pro outro, acho que ela tava boba que nem eu, querendo ver tudo de uma vez. Por mim eu ficava ali só olhando, esquecida da vida.”

A avó vai tricotando um cachecol, observando e descobrindo as coisas da cidade. A neta vai conhecendo pessoas, fazendo amigos e também vai descobrindo a cidade. E o final da história é bem legal! Na roda de conversa que eu fiz com o Lipe, depois de ler o livro, nós ficamos lendo alguns pedaços, vendo as ilustrações e imaginando outros jeitos de contar essa história. Saiu cada coisa engraçada! Estou curioso pra saber como foram as rodas de conversa dos alunos da escola e o que eles acharam do livro.

Lia Zatz é formada em filosofia pela Universidade de Paris e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Recebeu por duas vezes o Prêmio APCA de melhor autor de literatura infantil, o Prêmio Monteiro Lobato promovido pela Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil (1990), fez parte do White Ravens, Catálogo Oficial da Biblioteca Internacional de Munique e ganhou a Menção no prêmio Espace Enfants (Suíça). Além de O Cachecol, ela publicou pela Editora Biruta, da série ver-a-cidade, os livros Dona Magnólia Roxa – Ser ou Não ser: eis a questão e Tô com Fome . Publicou cinco títulos da série Marrom de Terra: Uana e marrom de terra; Tenka, preta, pretinha; Luanda filha de Iansã; Manu da Noite Enluarada e Papí o construtor de Pipas, e publicou também Era uma vez uma bota, em parceria com Graça Abreu

Inácio Zatz nasceu em São Paulo. Formou-se em Cinema em 1980, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP. Produziu curtas e médias metragens, compôs músicas para cinema e para outros artistas. Foi fundador das Revistas Balão e Boca, de HQ. Premiado várias vezes no Salão de Humor de Piracicaba.

Notícias da minha luta política

Na semana passada eu li no jornal notícias da minha luta política. Na sexta-feira saiu que o juiz concedeu uma liminar suspendendo a venda do quarteirão do meu bairro. O juiz disse que a venda foi “autorizada ilegalmente pela lei municipal” em “flagrante e potencial dano ao patrimônio cultural”. Concordo com esse juiz, só não entendo como a maioria dos vereadores não viu isso quando votou a favor de derrubar a minha biblioteca, um teatro, uma creche, duas escolas, duas unidades de saúde e a Apae para colocar no lugar um prédio de apartamentos. Com essa liminar a minha biblioteca fica protegida, mas por pouco tempo, pois no sábado eu li que o prefeito vai “recorrer sobre a venda do terreno”. Ele disse que “não tem sentido” suspender a venda e o pedido já deve ser apresentado no começo desta semana. A prefeitura não vai desistir da ideia de vender o quarteirão da cultura do meu bairro. Portanto, a nossa luta tem que continuar. Já participei de uma passeata, de uma audiência pública e de algumas reuniões e contei tudo aqui no blog. Vou continuar firme nessa luta, como diz o meu pai, minha primeira luta política.

Saiu na revista

Hoje de manhã o pessoal da Sintaxe me ligou.

– Tá ficando famoso, hem, Heitor!

– Famoso eu?! Por quê?

– Saiu matéria na revista Língua Portuguesa falando do seu blog.

– É mesmo!!!??? Quero ver.

– Vamos mandar a revista pra você. Antes dessa matéria já tinham falado do seu blog a revista Brasil Que Lê, do Galeno Amorim, a Villaggio Panamby, da Luiza Oliva, e também a revista do Conselho Federal de Biblioteconomia, que citou o post que você fez sobre a biblioteca (http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/?p=172), para mostrar a importância do trabalho do bibliotecário. Não é legal?

– Poxa, se é.

– Mas não vai ficar se achando…

– Eu me achando? Sai fora… Mas, pensando bem, é o maior legal ver os outros falando bem da gente. Não é?

– Se liga rapaz.

– Tô ligado!

Ia me esquecendo

Estou tão preocupado com o nosso clube de leitura, que eu ia me esquecendo de contar um passeio que eu fiz na semana passada. O pessoal da Sintaxe me levou numa feira de livros, a FELIT – Feira Literária de São Bernardo do Campo. Essa feira é organizada pela prefeitura de São Bernardo e pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Começou no dia 2 de agosto e vai até o dia 14. Vi e conversei com alguns escritores, assisti a umas palestras e ganhei uns livros. Acho que vou mais uma vez nesta semana e depois vou contar tudo aqui.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Olá Le

    Blog DaHora!
    A história da avó e da neta, cada uma a ver a cidade com olhos tão diferentes. Fiquei imaginando como o Salvador Dali pintaria a idéia….

    Mia, a gatinha que lê

  2. Heitor , gostei muito desse livro (O CACHECOL),ele é muito interessante , é o primeiro livro que eu vejo desse tipo , isso me chamou muinta atenção , contano a versão da avó e da neta ,muito manero .

  3. olá sou a Livia da escola E.M.E.F. ITAIM A. Gostei da historia cachecol, no livro mostra um modo diferente de pensar da avo e da neta, gostei da parte em que a neta observa a cidade ela adora, e avó não , por que fica com medo.

    obrigado ate logo le heitor

  4. Olá, le-heitor tudo bem?? meu nome é Thais eu tenho 12 anos e estou na 6ª Série,eu vou falar do seu blog.Eu achei o blog do leitor o maximo! eu estou gostando muito do clube de leitura já lemos o livro o cachecol e esse livro é 10 ele conta a versão da avó e da neta,a diferença do campo e da cidade ela faz o cachecol com cores escuras se estiver triste,se estiver alegre cores coloridas eu gostei desse livro eu adorei o seu blog também.

    Obrigada pela a sua atenção!!

  5. Olá Le Heitor! sou o aluno Jairo da escola M.ME.F Itaim A, gosteri muito do livro o cachecol , ele é muito interessante porque é a versão da avó e neta, a avó pensa a cidade de um jeito e a neta de outro. Então é isso que me chamou a atenção, e estas coisa que deixam o livro mais interessante! Então Le-Heitor muito legal o blog que você postou para a gente da E.M.E.F Itaim A.

    Obrigado! Muito legal Heitor

  6. Oi Le Heitor! Tudo bom?
    Meu nome é Fernanda eu tenho 11 anos e estou na 6 série B, estudo no Itaim A e faço parte do Clube de leitura do Blog do Le-Heitor, eu li o livro o cachecol e adorei!
    Eu gostei mais da parte em que a avó e a menina chegam a cidade e elas veem a Cidade diferente
    a avó vê a Cidade esquisita e a menina vê a cidade bonita.

    Tchauu até a próxima!!!!

  7. Olá Heitor!

    Sou aLívia da escola E.M.E.F Itaim A.
    Gostei da história cachecol, no livro mostra um modo diferente de pensar da avó e da neta, gostei da parte em que a neta observa a cidade e quando a neta ve a cdade ela adora e a avó não, porque sente medo do novo.

    Obrigada e até logo!!!!

  8. Oi Heitor!

    Meu nome é Gyovana, tenho 11 anos, achei interessante, li o livro o cachecol eu gostei muito, a parte que a avó começa a gostar da cidade e a neta não, porque esta com saudade do sítio. Eu acho que o livro ensina que você não pode questionar aquilo que você não conhece!!!!!

    beijos e ate mais

  9. Olá Heitor!

    Estou participando do Clube de leitura do Blog do Le-heitor da E.M.E.F Itaim A, li e amei o livro o cachecol, ele é muito interessante, o jeito que a avó conta a sua história não tem nada a ver com o que a neta dizia, isso é estranho e ao mesmo tempo legal!!!!

    Abraços até logo

  10. Olá! Gostei muito do Blog, comecei a ler hoje , quando a professora colocou o site para a turma ler.Fiquei muito curiosa para terminar de ler o blog, pena que foram só 45 minutos de aula e eu só consegui ler uma pequena parte do blog, acompanhando a professora. Estou super ansiosa para ler o Blog completo e para receber novas notícias no blog! E então a partir de agora, vou começar a ler o blog em casa.
    Eu estou participando do clube de leitura, eu gostei muito do livro , é muito interessante, eu li rapidinho mas entendi muito sobre a história. O livro mostra, que a neta e a avó tinham pensamentos diferentes, porém achavam que as duas tinham pensamentos iguais sobre a cidade. O ponto de vista da avó é que a cidade não é um lugar bom para viver. Já a neta acha a cidade diferente e divertida.Então a avó começa
    a fazer um cachecol com cores escuras que combinavam com que ela sentia em relação a cidade.O final que é muito interessante, a avó começou a gostar da cidade e a neta a desgostar.

    Beijos e até mais

  11. Oi Heitor!

    Eu sou o Kevin da E.M.E.F Itaim A, estou na 6 série, eu li o livro cachecol o que me encantou foi que a avó não gosta da cidade mas ela começa a gostar da cidade.
    Mas a neta adora a cidade tudo com cores e letras. Mas ele começa a odiar a cidade.
    Aqui é Kevin vendo as atualizações do Blog do Le-Heitor!!!

  12. Olá, meu nome é Renata, sou professora na EMEF Jean Mermoz, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, me comprometo a divulgar o blog entre os professores e alunos lá na escola. Aproveito para deixar uma dica de leitura. “Minha Querida Assombração” de Reginaldo Prandi publicado pela Companhia das Letrinhas é um livro sensacional que virou um frenesi entre as crianças lá da escola, o final é surpreendente. Vale a pena!

  13. Obrigado a todos os alunos da EMEF Itaim A que deixaram os seus comentários aqui. Eles me mostraram outras leituras de O cachecol e essa é a história desse nosso livro. Achei bem legal isso! Obrigado a professora e a todos na escola que estão apoiando o nosso clube. Vocês que já comentaram, falem para os outros alunos comentarem também, para deixar o nosso clube mais legal ainda.

  14. Obrigado pela dica, Renata. Vou procurar esse livro para ler e contar aqui. Obrigado pela divulgação do meu blog, espero que os outros professores e os alunos da sua escola gostem dele.

  15. Olá Heitor, faço parte do clube de leitura a parte do livro de mais gostei é aquela que mostra a diferença entre as cosias do campo e as coisas da cidade grande, esse livro na minha opinião ensina que as pessoas não podem falar antes de saber como é a vida em outro lugar, porque escola podem se surpreender de como as diferenças podem ser legais!

    Abraço Gabriel

  16. Oi Heitor!

    Eu Sou aluno da E.M.E.F Itaim A e faço parte do clube de leitura, li o livro cachecol e adorei, amei!!
    Fiquei pensando se a autora fica sabendo quando alguém gosta do livro dela então queria pedir para você falar para ela que eu amei o livro.Através da história eu aprendi que no mundo dão pode ser egoísta, não pode só pensar em mi, tem que pensar nos amigos e nas outras pessoas e respeitar o ambiente de cada um.

    até mais

  17. Oi Heitor!

    Tenho 12 anos e faço parte do clube de leitura da E.M.E.F Itaim A, na hora que eu vi o livro pela capa, eu já percebi que era bem interessante e legal, na hora que eu li achei mais legal ainda a parte que mais gostei é quando a vó da menina pensava uma coisa e a menina pensava que ela estava pensando outra coisa e quando a menina pensava uma coisa e avó pensava que ele estava pensando outra! Achei muito engraçado! No dia em que terminei de ler o livro (09/08/2011) foi um dia especial para mim pois foi o dia do meu aniversário de 12 anos.
    Beijos para você e até logo!

  18. Oi Heitor!

    Eu sou a Nataly do clube de leitura do blog do heitor, aqui da E.M.E.F Itaim A, eu gostei muito do livro o cachecol é muito legal, achei meu tipo eu gosto muito do centro da cidade de São Paulo como a neta da história, mais a minha vó não gosta de lá, então eu achei o livro muito parecido com a minha vó e eu.
    Sobre o Blog eu achei muito interessante, muito legal,um Blog que vai ter meu nome nele é o melhor blog que eu já vi, obrigada heitor, beijos!

  19. Olá heitor, meu nome é Lisandra tenho 12 anos, estudo na E.M.E.F Itaim A , eu li o livro cachecol no clube de leitura, eu adorei muito o livro da Lia Zatz, ele é inteligente e colorido, muito divertido, eu acho que as crianças podem aprender muito, por exemplo a parte que eu mais gostei, foi quando a neta vai brincar com outras crianças que acham que ela não sabe nada, e ela começa a falar sobre as coisas que conhece lá do campo, achei maravilhoso!
    Beijos

  20. Oi Heitor!
    Tudo bem? Eu sou a Bianca ,tenho 12 anos e faço parte do clube de leitura da E.M.E.F Itaim A, eu vou fazer dois comentários sobre o blog e sobre o livro:
    Sobre o blog eu achei muito legal, a gente aprende mais. Ficamos mais interessados.
    Sobre o clube de leitura, deram oportunidade para levarmos os livros para casa por isso eu acho muito incentivador para os alunos, você aprende mais lendo.Os alunos ficam muito feliz com essa oportunidade.Sobre o livro o cachecol ele é o máximo eu achei ele, muito interessante goste mais da parte em que a menina começa a contar a história dela eu achei interessante porque as crianças ficam zombando dela e falavam que ela era bobinha, ela não sabia nada, mas quando ela começou a contar o que ela sabia do campo as crianças começaram a se interessar ,por isso que eu gostei desta parte. Adorei este livro

    beijos e quero mais!!!

  21. Eu adorei o livro , principalmente a parte que a vó odiava a cidade e a menina adorava, mais os amigos zoavam ela, ela não se desmereceu, ela ensinou as coisas da roça e os amigos adoraram , depois ela começou a enjoar e a avó começou a gostar da cidade, então eu percebi que as coisas que a gente gosta ou não pode mudar.Adorei o livro!!

    Tchau

  22. Oi Heitor!

    Eu achei este livro muito legal pela história que ele relatou e muito interessante porque primeiro a neta chega adorando tudo, enquanto a avó não gostava da situação na cidade e no final ela a avó começou a gostar enquanto a menina não gostou mais, gostei também quando a avó começa a fazer o cachecol com as cores que lembram os animais do sítio e fica parando na janela com saudade do sítio.Foi isto que eu gostei!!!

    até mais

  23. Gente, fiquei emocionada ao ler os comentários sobre o meu livro O Cachecol! O autor precisa desse retorno. Ele escreve seus livros lá no seu cantinho e é só quando ouve e lê as opiniões de seus leitores, que sabe se está ou não fazendo um trabalho legal. Por isso, quero agradecer os comentários de todos vocês e também ao Heitor, claro, pela iniciativa desse blog.

  24. Oi heitor
    tudo bem com vc eu me chamo vitoria tenho 12 anos e sou da escola itaim A e queria comentar no livro cachecol eu achei muito interessante e gostei muito das diferenças isso mostra que nem todos só iguais eu eu gostei das diferenças da avó para neta muito legal isso o bom tambem e que a avó no final acaba gostando da cidade e a neta não isso que eu gostei então e isso … que eu achei

  25. meu nome é sarah.queria dizer que o livro o cachecol é muitoooo legal,o blog do le-heitor ainda mais.eu acho que como a vó ve a cidade é como realmente é!!!
    valeuuu

  26. bom autora o seu trabalho e maravilhoso e todos so seus leitores tem que dar a sua opinião o blog eu achei maravilhoso adorei seus livros sao muitos coloridos, e divertidos livia da escola E.M.E.F. ITAIN A beijos

  27. oi…
    meu nome é taynara,e queria parabenizar pelo seu trabalho lia adorei o livro muito legal mesmo, o blog também ficou show …
    a minha prof até ficou meia desconfiada se eu li o livro mais nem tem como não ler acho que, as pessoas não deviam jugar o livro pela capa, por que as vezes eu olho o livro e ja da pra ter uma ideia do que vamos ler lá dentro agora seu livro foi completamente diferente a capa ,do que eu li lá dentro achei muito ótimo meus parabens bjs !!!!

  28. ola meu nome e jonas sou da 6 serie dei uma passada pelo blog e gostei e do livro o cachecol e muito bom como osoutros tanbem são

  29. na minha opinião voce foi um maximo para todos nós,eu acho que
    voce me encantou na pimera vez o seu livro tem habilidade de encantar as crianças parabés lia zatz.

    de;lisandra

  30. oi le-heitor tudo bom com vc meu nome è gabriela e estudo no itaim a eu li o livro do cachecol eu gostei muito e muito interesante eu gostei da parte que o avo da menina ea menina chega a cidade ea avo dela ve outra cidade ea a menina uma cidade colorida ea a avo faz cachecol com cores coloridas eu gostei muito beijos ate a proxima

  31. Lia Zatz

    Gostaria de agradecer seu interesse e carinho em responder os comentários dos alunos da E.M.E.F Itaim A, que fazem parte do “Clube de leitura do blog do le-heitor” com certeza seu livro é um sucesso entre eles. Eu em particular agradeço pois a leitura deste livro foi para uma riqueza, utilizei inclusive na minha sala de E.J.A (Educação de Jovens e adultos) e a discussão foi bastate rica. Parabéns!!!E aqui fica o convite para finalizarmos com chave de ouro tendo a oportunidade de recebe-la em nossa escola! Um abraço carinhoso. Prof. Rose
    Ps. Outras salas continuarão postando os comentários sobre o livro

  32. Eu achei muito interessante essa oportunidade que a professora Rose está dando para os alunos da EMEF ITAIM A por que isso dimuniu a dificuldade de leitura e escrita. Enfim, ajuda muito os alunos a se interessarem pela leitura.

    Sobre o livro:

    O cachecol é um livro interessante por causa do ponto de vista da avó e da menina. A menina gosta da cidade e a avó não. E no final, é espetacular: A avó começa a gostar da cidade e a nerta se enjôa da cidade.

    Beijos, Jhenifer

  33. Querido Heitor

    Obrigada pela parceria e por esta oportunidade, nós aqui estamos “curtindo” muito o clube de leitura, hoje mesmo fomos a sala de informática para apreciar e interagir novamente com o Blog, espero que você esteja feliz!!!
    Beijos
    Prof. Rose

  34. Legal!!!! Estou muito feliz com o nosso clube de leitura. Ele está dando super certo! Acho que tá todo mundo curtindo. O que eu quero com o meu blog é isso! Trocar ideias sobre os livros e conhecer mais pessoas que também gostam de ler. Obrigado aos alunos da EMEF Itaim A, os sócios do nosso clube; obrigado a professora Rose e aos outros professores da escola; e obrigado a Lia Zatz. O nosso clube vai continuar…

  35. Lia Zatz

    Eu gostei muito do livro “o cachecol” eu achei emocionante e a alegria foi a parte que a vov´deus os cachicóiss para as crianças pobres, parabéns por fazer um livro de conto interessante e bem ilustrado e que você continue assim. Beijos, até a proxíma!

  36. Meu nome é Letíca, e sou da 5 série B, Eu queria dizer que achei o livro demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Heitor eu li o livro da Lia Zatz eu gostei muito. Fiquei emocinada na parte em que a menina queria voltar para o Sítio, achei triste quando avó não queria ficar na ciadade. Gostei muito da parte em que as meninas deixaram a neta ser amiga por causa que ela entendia de animais e do campo e rinha um saber diferente. Eu achei a apresentação do livro uma maravilha, nunca vi um livro tão especial assim, achei muito da hora cada uma avó e a neta terem lado diferente para contar a história.Beijos, tchau!!!!

  38. Olá Heitor

    Eu queria dar meus parabéns para Lia Zatz pela bela história, bem criada por ela.Eu achei bem lega ainda mias quando ela chegou na ciadade, porque cada uma chegou dcom uma inteção , uma chegou com a intenção de se divertir e a outra chegou com medo, adorei quando chegou na casa do tio e a avó ficava na janela, para mi ta aprovado!!

  39. Oi Heitor!

    Faço parte do clube de leitura, eu li o livro cachicol ,eu gostei quando a avó e a menina estavam subindo o morro,descobrindo coisas, achei legal quiando as outras menines estavam rindo e depois descobriram que a menina tinha um saber diferente, fiquei triste quando a avó estava na janela com saudade do sítio, ponde ela morava.Achei curioso qunado a avó e aneta começaram a mudade de opinião. Achei as cores muito fortes cahmam a atenção do publico leitor, também gostei da ilustração parece3 que os desenhos são de verdade, há fala para Lia zatz, continuar arrebentadndo, ela é extraordinária, fazendo livros, gsotei muito, tchau!!!!

  40. Olá Heitor!
    Sou Thais da silva, estudo na E.M.E.F Itaim A, sou da 5 sérieB e gaço parte do clube de leitura do Blog do Le-heitor. Eu gostei muito do livro “O Cachicol. gostei muito que o livro na frente é a parte da avó e dou outro a parte da neta. Eu amie a pasrte do cachicol , porquê ele tem três partes como saudade, medo e felicidade foi muito engraçado.Achei criativo os dfesenhos cmo a vó e a neta vem as coisas, quero dar parabéns para Lia Zatz, porque esse de verdade foi o único livro que escuteo a ahistória e adorei, espero qe ela continue assim e seja uma guerreira como ela é., e continue uma boa escritora de histórias, mais um parabéns para você pelo blog, que é muito legarl! Amaie , não ,?Adorei o livro, que foi escrito com muita criatividade!

  41. Oi Heitor

    Eu sou aluna da E.M.E.F Itaim ?A, e faço parte do clube de leitura, eu adoro os livros da professora Rose, a parte que eu mais gostei do livro “O Cachecol”, foi quando avó da menina perdeu o medo e viu o cachecol como estava ficando e a parte que me emocinou foi quando ela saiu para brincar com as outras meninas, achi triste quando a avó ficava olhabdo pela janela, parecendo que ela estava com medo, sem nada para fazer e só olhando ao redor. Aí teve o dia que o filho chamou ela para sair
    ai ela foi e perdeu o medo da cidade.é isso, tchau!

  42. Olá Heitor, tudo bem com você?

    Só queria dizer que gostei muito do livro da Lia Zatz “O Cachicol”, faço parte do clube de leitura.Eu gostei mais do final da história, pois a neta começa a não gostar da cidade e já a avó começa a gostar, eu queria dar muitos parabéns para ela, gosto muito de ler e essa história sem dúvida não vou esquecer , achei muito legal este livro por ter do lado a avó e do outro a neta, a ilustrção é muito bonita também!Até logo Heitor



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *