Visitei uma editora.

Como eu prometi no primeiro post, vou falar um pouco da minha visita à Editora Biruta. O motorista da editora veio me buscar em casa, depois deles conversarem com a minha mãe pelo telefone. No caminho já fui puxando um papo com o motorista, o nome dele é Atanael, quis saber se ele gostava de trabalhar na editora e se era bom trabalhar para pessoas que fazem livros. Ele disse que gostava, sim. Eu comentei que fazer livros deve tornar as pessoas boas e ele respondeu que ler, também torna as pessoas melhores. Depois desse e de outros “papos cabeça”, como diz minha tia, chegamos à editora.

Eles me receberam com suco de laranja e bolo feitos pela Eliana que trabalha na copa. A Eny, que junto com a Mônica são as editoras e responsáveis “pela escolha dos títulos e dos originais que serão publicados” foi abrindo e me contando um pouco da história de todos os livros que ficam numa estante, logo na entrada da casa. Ela me explicou que, além de selecionar textos de autores brasileiros para publicação, também vai todo ano para uma feira de livros infantis e juvenis na cidade de Bolonha, na Itália. “Lá é o lugar onde todas as editoras do mundo compram os direitos para publicar os grandes autores internacionais em seu país, e a Editora Biruta não poderia ficar fora dessa”. A Eny tem um assistente, o Rafael, um rapaz cheio de ideias.

Depois veio a Thais conversar comigo e me mostrar outros livros. Ela quem vai às feiras e fica no estande da editora, divulgando e vendendo os livros da Biruta. Eu acho que ela leu todos os livros de lá, pois ela sabe a história de todos eles. Daí eu fui para outra sala da casa e vi um moço concentrado no meio de muitos papéis e perguntei o que ele fazia. O nome dele é Edinaldo, ele é o gerente da editora e cuida também das contas e dos pagamentos da empresa. Mas ele não faz isso sozinho, a Jéssica o ajuda nesse trabalho, ela também faz a remessa dos livros que saem do estoque e vão para as Livrarias. Quem cuida do estoque dos livros é o Ursino. Ele também cuida do site. Ele me mostrou o site. É bem bacana. Lá tem todos os livros da editora.

Também conheci a Beatriz. Ela me falou que é estagiária – deve ser bacana ver na prática o que se aprende na Faculdade. Ela faz revisão de texto e ajuda a Elisa que é a produtora editorial. O produtor editorial cuida para que os textos fiquem certinhos, do jeito que a gente vê, quando os livros já estão prontos. Mas um livro não é só texto: tem a diagramação, as ilustrações, a capa e o projeto gráfico. Quem faz a diagramação e cuida da arte dos livros é a Monique. A editora contrata os ilustradores e muitas vezes, faz o projeto gráfico em escritórios especializados nessa área. Depois de pronto o livro tem que ser vendido para que a editora ganhe dinheiro e possa fazer mais livros. Para isso tem o Denis, que divulga os livros nas escolas e nas livrarias.

Eu gostei muito de conhecer a Editora Biruta. Foi muito bacana. O pessoal é muito legal. Me deram muita atenção e responderam todas as minhas perguntas. Eu acho que fazer livros, torna sim, as pessoas boas. Um dia desses quero conhecer outra editora. Quem sabe eu receba outro convite. Espero!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Muito boa essa ideia de ver o mundo editorial pelos olhos de uma criança, criar este blog e enfim, o projeto todo. É sempre bom a gente lembrar que um dia foi criança e que víamos “tudo” de um modo entusiasmado e esperançoso.

    Foi isso que “senti” nas palavras desse menino e fiquei feliz.

    Desejo sucesso e vou indicar o blog a todos que conheço.

    um abraço

    Ana Vargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *