Fui a uma sessão de autógrafos

Hoje vou falar da primeira sessão de autógrafos que eu fui. Outro dia a Otacília e Paula me convidaram para ir ao lançamento de um livro. Elas são amigas do pessoal da Sintaxe, a assessoria de imprensa que deu este blog pra mim. O livro era o Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol. A escritora Silvana Salerno fez a tradução e recontou essa história, que é muito famosa. A editora que publicou esse livro é a DCL. A Otacília foi editora da DCL, a Paula foi assessora de imprensa e as duas são amigas da Silvana. Elas passaram de carro na minha casa, conversaram com a minha mãe e me levaram pra avenida Paulista. O lançamento foi na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. É uma livraria muito bonita e muito grande. Me disseram que lá, antes era um cinema.

No caminho fomos conversando um monte de coisas. A Otacília me falou sobre o trabalho dela de editora de livros. Ela trabalha com isso há muito tempo. Antes da DCL, ela já tinha trabalhado na Editora Globo, na Larousse, e em muitas outras editoras. A Paula é jornalista. Depois que saiu da DCL, foi estudar inglês no Canadá, voltou de lá, foi trabalhar na Folha e agora está trabalhando numa revista chamada Carta Capital.  Perguntei pra elas da Silvana. O que ela fazia? Como era o trabalho dela de escritora? Acho que é bom saber alguma coisa do escritor antes de ir ao lançamento dele. Elas me falaram que a Silvana é casada com o Fernando Nuno, que também é escritor, e os dois tem um estúdio que produz textos para livros. É o Estúdio Sabiá. O trabalho deles é estudar, pesquisar, escrever e ler. Acho que é isso que eu quero fazer quando eu crescer.

Dedicatória da autora
Chegamos na livraria e fomos ao caixa comprar os livros. Em dia de lançamento os livros lançados já ficam no caixa. Comprei o livro e a moça perguntou qual era o meu nome. Eu disse Heitor. Ela escreveu meu nome num pedaço de papel e colocou dentro do livro. Eu estranhei aquilo e olhei pra Paula. – Viu, Heitor, ela fez isso para a autora não precisar perguntar o seu nome, na hora de fazer a dedicatória, ela olha o papelzinho e já sabe quem você é. E eu disse – Isso deve ser muito bom pra autor esquecido, que esquece o nome dos amigos. A Paula riu e fomos pra fila de autógrafos. Sempre tem fila? Perguntei pra Otacília. – Nem sempre, Heitor, mas nos lançamentos da Silvana e do Nuno sempre vem muita gente. Olhei em volta e só tinha adultos, ninguém da minha idade.

Chegou a nossa vez na fila. Quando a Silvana viu a Otacília e a Paula, ela pronunciou o nome delas em voz alta e deu um abraço forte e carinhoso nas duas. Elas se conhecem há bastante tempo e parece que se gostam muito. A Silvana olhou pra mim e perguntou pra elas. Quem é esse menino bonito? – É o Heitor, ele gosta muito de ler e esta é a sua primeira sessão de autógrafos. A Silvana estava com um chapéu enorme, fantasiada de Chapeleiro Maluco, que é um personagem do livro Alice no país das maravilhas. Você conhece a Alice? A Silvana me perguntou. Conheço, mas ainda não li o livro. E você vai ler? Sim, claro que vou. – Eu fiz a tradução e recontei a história do escritor inglês Lewis Carrol, que é o autor de Alice. No livro, eu também conto um pouco da vida dele. Acho que você vai gostar.

Dedicatória da ilustradora
Ela pegou o meu livro, abriu, tirou o papelzinho com o meu nome – ela nem precisou dele, já sabia quem eu era – e fez uma dedicatória para mim. Depois ela passou o meu livro para a Cris Eich, que é ilustradora e fez os desenhos desse livro. A Cris também fez uma dedicatória para mim (fiz as fotos do livro que estão neste post com o meu celular). Pena que eu não pude conversar com a Cris. Queria saber mais sobre o trabalho do ilustrador de livros. Um dia quero conhecer um ilustrador. Vou pedir para as minhas amigas (agora já são minhas amigas, também) Otacília e Paula me apresentarem um.

Uns dias depois do lançamento eu li o livro, mas não vou contar a história dele. Todos sabem um pouco dessa história. O bacana é ler e viajar com Alice no país das maravilhas. Eu, por exemplo, depois de ler o livro, percebi que no lançamento eu me senti um pouco Alice. Um menino tentando crescer para estar no mundo dos adultos. Mas, assim como Alice, eu gostei muito de estar lá.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. ô heitor!
    com dedicatória da autora, o livro agora terá um valor cultural muito importante! significa que, além de sua mãe permitir, vc foi até o lançamento na livraria cultura e conversou com a autora…
    haha!
    abx

  2. Legal. Quer saber? Essa também é a primeira vez que acompanho um BLOG…parabéns Heitor….

    Abraços

  3. Ah, Heitor, seu danado! Quase deu minha biografia neste post… rsrsrs
    Estou achando o máximo! Quando será sua próxima aventura literária? Aliás, o que anda lendo? Conte tudo… Bjs. Paula.

  4. Oi, Paula. Eu só quis apresentar a minha nova amiga… rs rs. Estou com saudades! Então, acabei de ler um livro e já vou contar no próximo post.

  5. Muito bacana o blog, as aventuras literarias do Heitor e só dessa forma, lendo, que o mundo será muito melhor.
    Parabéns

  6. Heitor, o seu relato desse lançamento foi tão vivo que eu senti como se estivesse presente. Sabe que você escreve muito bem? Quem sabe não escreve um livro?
    Gosto muito do seu blog. Beijos, Júlia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *