Uma sugestão e dois clubes de leitura

Hoje vou falar de uma sugestão de leitura que recebi da professora Luciana: Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, de Cristiane Lisbôa. A Luciana é professora de Língua Portuguesa em Belo Horizonte e leu esse livro com seus alunos. Ela disse que “amou” o livro e que a autora conversou com os alunos dela pelo skype.  A professora Luciana conheceu meu blog quando foi trabalhar com o livro Carol, em sala de aula, leu a postagem que fiz aqui sobre as histórias em quadrinhos do Laerte e deixou um comentário.

Mas antes de falar desse livro, vou anunciar dois novos clubes de leitura que vamos fazer aqui, em breve. Um será com os alunos do professor Carlos, de São José dos Campos. Conheci o professor Carlos, pessoalmente, na Bienal do Livro. Além de professor, ele também é escritor e eu já falei de um livro dele aqui no blog, o Jogadas bem-assombradas da série Histórias da Lua-Cheia. Depois desse, ele já publicou outro da mesma série: O dia em que tentaram virar os pés do Curupira, que ainda não li, mas quero ler!

O professor Carlos sugeriu um título bem legal pra gente ler no clube, O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho. Ele disse que leu O Gênio do Crime aos 12 anos de idade e foi um dos livros que o incentivou à leitura. O meu amigo Lipe já está lendo, ele sempre me ajuda nos clubes de leitura, lê também e depois conversamos, antes de eu publicar o post. Aprendi isso com a professora Rose, que fazia rodas de conversa com os alunos. Aqui, eu faço minha roda com o Lipe.

O outro clube de leitura que vamos fazer será com os alunos da professora Luciana, de Belo Horizonte, a mesma que me deu a sugestão do Papel-manteiga para embrulhar segredos. Quando a professora Luciana deixou o comentário no blog, alguns alunos dela também comentaram e disseram que minhas postagens tinham ajudado na leitura dos livros. Teve uma que disse até que o post lhe ajudou tanto, que achava que ia tirar nota dez no trabalho.

Fiquei muito feliz com os comentários, perguntei quais seriam os próximos livros que iriam ler, dei a ideia do clube de leitura e pedi a eles que conversassem com a professora. No final, troquei e-mails com a professora Luciana, ela gostou da ideia e sugeriu uma lista de livros para o nosso clube de leitura. Vamos começar pelo A professora encantadora, de Márcio Vassallo, ilustrado por Ana Terra e depois vamos ler Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz.

Romance epistolar

Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, de Cristiane Lisbôa, publicado pela editora Memória Visual é um romance epistolar, em que a história é contada por meio de cartas. Epístola é carta em latim. O livro tem também receitas culinárias escritas pela gastrônoma e redatora publicitária Tatiana Damberg.

Pesquisei e descobri que o objetivo do romance epistolar é dar maior realismo a história e que esse estilo teve seu auge nos séculos XVIII e XIX, com Montesquieu (Cartas persas), Samuel Richardson (Pamela), Honoré de Balzac (Memórias de duas jovens esposas), entre outros. Mas há romances recentes, como A cor púrpura (1982), de Alice Walker, e A caixa preta (1987), de Amos Oz, que também usaram essa técnica.

As cartas de Papel-manteiga para embrulhar segredos são escritas por Antônia e endereçadas a sua bisavó.

Bisa Ana

Estou em alguma parte do mapa. Não posso dizer qual, pelos motivos que nós duas sabemos. Espero eu, e imagino, espera a senhora, que estejamos fazendo a coisa certa. Chegamos de carro na casa onde também funciona o restaurante. É inteira de pedras com janelas enormes, que em alguns casos vão até o teto. Temos, cada uma, um quarto minúsculo. O único cômodo espaçoso e arejado da casa é a cozinha, o que era de se esperar. Tudo me assusta. Sobretudo ter que confiar apenas na minha memória “degustativa”. Senhorita Virgínia revisou minha mala e tirou de lá o gravador de fitas pequenas, os blocos, os lápis e meu relógio. Disse que não devolveria jamais, o que me causou péssima primeira impressão. (…) Se isso for um castigo divino por estar desobedecendo a Mamãe, imagino que será cumprido nos mínimos detalhes.

Já com saudades, Antônia

Antônia fugiu de casa para fazer um curso de gastronomia e não deixou carta alguma para sua mãe, foi aprender a cozinhar com a Senhorita Virgínia, num país onde nem sabia falar a língua. Ela tinha divergências com a mãe, que nunca a perdoou “por aprender a fazer bolo antes de entender o que significava submissão.” Sua mãe era professora universitária e não aprovava o fato de sua filha amar “o ambiente doméstico e, sobretudo, as cozinhas.” Antônia achava que isso não era uma vergonha e que para ser mulher moderna ela não precisava mentir que não gostava de panos de prato.

As cartas de Antônia para sua bisavó, que no final foram escritas em papel-manteiga, traziam no verso as misteriosas receitas da Senhorita Virgínia, escritas por Tatiana Damberg, e algumas lembranças curiosas e surpreendentes de sua professora.

Cristiane Lisbôa nasceu em Uruguaiana (RS), é escritora e, além de Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, ela também publicou Pequenos pedaços soltos de histórias de amor às vezes verdadeiras (Fina Flor), que foi traduzido para o inglês e espanhol; Deles e quase o resto (Fina Flor), adquirido pela grife paulistana Madalena, que aplicou os contos em saias, vestidos e blusas de uma coleção chamada Literatura inclusa; Sylvia não sabe dançar (Mercuryo) e Duas pessoas são muitas coisas (Memória Visual). Ela edita um blog: www.cristianelisboa.zip.net

Tatiana Damberg é gastrônoma por vocação, desde pequena, quando acompanhava o pai à feira e decorava as tortas de sua mãe. Estudiosa de todas as coisas comestíveis, adora cozinhar e escrever a respeito. Além da paixão pelos sabores, gosta das palavras e trabalha com redação publicitária. Ela também edita um blog: www.mixirica.com.br

Contador zerado

Na quarta-feira passada, o contador de visitas do meu blog zerou sozinho. Ele já marcava mais de 43.200 visitas. A partir desse dia, ele registrava algumas visitas e zerava novamente. Agora, ele não está contando nada, não sai do número 1. Já reclamei, disseram que isso aconteceu, também, com outros blogs hospedados lá e estão tentando resolver o problema.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Ola Heitor sou um aluno da professora Luciana obrigado você nos ajudou muito na leitura de alguns livros.

  2. Oi, Heitor, adorei seu texto! Que bom que você gostou da minha sugestão, porque eu fiquei fã dos textos da Cristiane Lisbôa. Eu e meus alunos estamos ansionsos para começarmos com o clube de leitura – tenho certeza que será uma ótima experiência para nós. Um abraço.

  3. Obrigado, Giovanni. Faço esse blog porque gosto de ler e escrever, e fico muito feliz quando acontecem essas coisas.

  4. Oi, professora Luciana. Obrigado! Sim, gostei muito da sua sugestão de leitura. Achei tão legal a autora contar a história por meio das cartas que escrevia para a bisavó. E a história é tão bonita! Também estou ansioso com nosso clube de leitura… Até já li o livro! A história dele me lembrou uma professora que eu tive no 5º ano.

  5. Acredita que eu não sabia o que era romance epistolar. Nossa, valeu demais ler seu post e adorei a dica. Vou querer ler esse livro, gostei demais.
    Quanto aos Clubes de Leitura, eles são bem bacanas. Também participo de dois. E o melhor é que fazemos muitas amizades literárias. Beijos.

  6. Oi, Cecilia. Já estava com saudades. Eu também não sabia e gostei muito desse livro. Vou procurar outro romance epistolar pra ler. Eu também gosto de clube de leitura e quero participar de outros.

  7. Heitor e Cecília, sabiam que o livro “Papel manteiga” tem continuação? Se chama “Duas pessoas são muitas coisas” e é tão poético quanto “Papel manteiga”. Nele é narrada a história de Virgínia. Vale a pena ler!

  8. Ei Heitor sou uma aluna da professora Luciana e quando ela falou que iamos ter um club de leitura adorei a ideIa.Tambem gostei muito do livro Carol ele me ajudou muito no meu trabalho de Lingua Portuguesa

  9. Oi, professora Luciana. Eu não sabia que esse livro era continuação do “Papel manteiga”. Quero ler!

  10. oi heitor eu sou um aluno da profesora luciana estou gostando mt de vc voce me
    incentivou a gostar mai s de livros obrigada 🙂 !!!!

  11. Gostamos muito nos lemos o livro todo e muito legal .
    Um grande abraso do Clodoaldo e do Marcelo

  12. Seus livros são ótimos ,você nos incentiva a ler com histórias criativas e divertidas.Parabéns!

  13. somos alunas da professora Ana PAULA ,adoramos ter lido o seu livro da professora a encantadora .adoramos ter lido o seu livro e aprendemos muito com ele ..

  14. Olá, Heitor! Gostamos muito do livro porque ele é muito interessante e legal e eu gosto muito de ler. Estamos fazendo muitas atividades legais sobre esse livro e estamos adorando.

  15. Professora Luciana e Heitor. Que legal! É bom saber que o livro tem uma continuação, a gente sempre fica curiosa pra saber mais sobre uma obra que gostamos, sobre o desenrolar da história depois.
    Mais uma para a minha lista, vou querer ler os dois. Beijos.

  16. Oi Heitor! Sou bibliotecária da Escola Luiz Gatti, acompanho de perto e dou apoio aos trabalhos da professora Luciana, fazemos uma boa parceria. Participei da conversa com a Cristiane Lisboa, foi muito legal. Acredito que essa forma de incentivar a leitura é muito próxima da realidade dos meninos, hoje “conectados” com tudo. Gostei muito do seu blog e já o indiquei no facebook da “Biblioteca Giramundo”. Abraço.

  17. Oi, Heitor, sabe o que aconteceu hoje? A Cristiane Lisboa, escritora que mora em Porto Alegre, estava em BH e veio hoje conhecer nossa escola e nossos alunos do 8º ano que leram o livro dela no ano passado! Foi ótimo e uma experiência nova para todos! Estamos chiques, né?

  18. Que legal, professora Luciana. A Cristiane Lisboa foi visitar os alunos, eles devem ter adorado! É tão bom ler um livro e depois conversar com o escritor! Sempre fico muito feliz quando encontro e conheço um escritor pessoalmente.

  19. Gostei muito do livro e do site Heitor.
    Obrigado por fazer este trabalho incrivel, pois nao podemos levar as perguntas para aos autores

    OBRIGADO, ALUNO DA ESCOLA VERA LÚCIA CARNEVALLI BARRETO

  20. “Obrigado por vc ter feito esse belo trabalho , de fazer agente escrever carta para os autores dos livro q vc publica no seu blog e publique muito e muitos outros livros agradeço , QUE VOCÊ TENHA MUITO SUCESSO COM SEU BLOG !!!!.”

    ALUNO DA ESCOLA VERA LÚCIA CARNEVALLI BARRETO .

  21. Obrigado, Breno. Eu também gostei muito do livro O gênio do crime e adorei fazer o clube de leitura com vocês.

  22. Obrigado, Carlos. Sucesso pra você também e pra todos aí da escola. Acho que vamos fazer outro clube desse no ano que vem, daí vamos tentar entrevista o autor, também.

  23. Oi, Lucas. Eu também adorei. Os outros livros da coleção são outras histórias com a mesma turma, não é continuação, mas é quase.

  24. Olá Heitor,
    Estou lendo o livro Papel Manteiga e gostando muito. Quero comprar um p/ presentear e não estou achando. Vc ou algum amigo sabe onde encontrá-lo em BH? Obrigado,
    Luiz.
    Em tempo: Parabéns pelo blog e por seu gosto pela leitura. Nosso país um dia será melhor somente se nossa educação – e isso passa pela leitura – melhorar. Tomara que os políticos um dia deixem isso acontecer, não é mesmo? Valeu!

  25. Olá, Luiz.
    Eu também tive dificuldades para encontrar esse livro aqui em São Paulo.
    Você pode encomendar numa livraria, que eles pegam na editora ou procurar no site Estande Virtual, comprar, que eles entregam em casa.
    Obrigado! É isso, aí. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *