Ganhei brindes para o Clube de Leitura

Nesta semana eu recebi um e-mail da professora Rose. Ela é a orientadora da sala de leitura da escola que está participando e me ajudando a organizar o nosso Clube de Leitura.

“Oi, Heitor. Tudo bem? Gostaria de lhe dizer que as crianças estão terminando a leitura e a troca tem sido bem tranquila. Eles estão muito animados e em breve te avisarei que já pode postar.”

Eu já contei aqui que os alunos estão se revezando na leitura e se reunindo em “rodas de conversa”, para falar dos livros lidos. Eu respondi o e-mail da professora:

“Oi, professora. Que bom que os alunos estão animados, pois eu também estou SUPERANIMADO e não vejo a hora de postar o comentário do primeiro livro pra gente começar a trocar as nossas leituras.”

A professora também falou que está fotografando as rodas de conversa com os alunos e vai pegar as autorizações para eu poder publicar as fotos no blog. E eu disse para a professora contar para os alunos que os brindes já chegaram. Eu já falei aqui no blog que queria sortear alguns brindes entre os alunos que comentarem – os sócios do nosso clube de leitura – e já apareceram algumas doações.

O pessoal da Sintaxe conversou com a Faber-Castell e eles doaram três kits com material escolar. Os kits têm doze canetas hidrográficas coloridas, vinte e quatro lápis de cor aquareláveis, oito gizes de cera coloridos com apontador, uma lapiseira com uma caixinha de grafites, seis canetas esferográficas coloridas, um apontador de lápis e uma borracha colorida. Adorei os kits, eles são muito bonitos!

A Rosana Rios, uma escritora que eu já li um livro dela e contei aqui no blog (http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/?p=150), me mandou um e-mail oferecendo uns livros para sortear, claro que eu aceitei e os livros já chegaram. Já li um e vou contar neste post.

A Eliana Sá, dona da Sá Editora, que eu conheci na Bienal lançando um livro infantil e já contei aqui no blog (http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/?p=308), também mandou um e-mail oferecendo três exemplares do livro dela para sortear. Já recebi os exemplares, li o livro e vou contar as histórias dele aqui neste post.

Esse nosso Clube de Leitura está ficando cada vez mais bacana. Vou sorteando esses e quem sabe aparecem mais brindes. Tomara!

O livro da Eliana Sá se chama Um ônibus pra lua, tem ilustrações da Nireuda Longobardi e foi publicado pela Sá Editora. Ela conta diversas histórias em textos com rimas. Eu gosto de histórias contadas com rimas, sempre que pego um livro assim, leio em voz alta. Gosto de ouvir o som das palavras rimando, se encaixando e contando uma história. Parece música! Deve dar muito trabalho escrever com rimas. A primeira história deste livro conta a viagem da família Coelho. O Zé Coelho conversou com a dona Coelha e foi comprar as passagens do avião. Cada filho do casal tinha um desconto. Mas, como o dia da partida ia demorar, e sabendo com são os coelhos, imaginem só o que aconteceu…  Tem outra história que fala dos tipos de casa. “Se casa de índio é oca / e de passarinho é ninho, / a do tatu é toca. / Abelha mora em colméia, / formiga no formigueiro. / Ostra na sua concha / e galinha no galinheiro. Tem muitas outras histórias bacanas neste livro, a última, Um ônibus pra lua, tem o nome do livro e fala de um ônibus que saía “No domingo de manhã, / bem ali detrás da praça, / ia o ônibus pra lua, / e a viagem era de graça.” Apareceu tanta gente para viajar nesse ônibus e “O sucesso foi tão grande / que está linha continua. / Pode ser até que o ônibus / passe aí na sua rua!”

Eliana Sá é jornalista e editora de livros. Começou trabalhando com a Ruth Rocha na revista Recreio. Foi uma das criadoras da revista Crics. Editou centenas de livros em mais de 25 anos de carreira. Como autora de livros infantojuvenis, já publicou Dona Galinha e o ovo de Páscoa, Meu primeiro livro de poesias e Um amigo na caverna.

A Rosana Rios deu alguns livros para sortear, o que eu li e vou falar hoje é o Chiclete grudado embaixo da mesa, que foi ilustrado pelo Wagner Willian e publicado pela editora Frase&Efeito. Depois eu falo dos outros. A história deste livro começa com um menino falando da sua raiva. Ele dizia que quando estava com raiva, sentia uma quentura no rosto e tinha vontade de deixar os outros com raiva também. E, de repente saia fazendo a primeira maluquice que dava na cabeça. Limpar a mão melada de chocolate na parede, subir no sofá com os tênis sujos de terra, jogar o caderno da irmã dentro do tanque. Quem não teve vontade de fazer coisas deste tipo, quando estava com raiva, hem? Depois ele diz que começa a pensar em outra coisa, a raiva passa – e fica só a aprontação. Eu também já senti raiva e aprontei algumas coisas assim. Depois ele disse que um dia teve tanta raiva, isso faz muito tempo, mas era tanta raiva, mesmo, que ele pegou a bolota do chiclete que estava mastigando – ainda com um restinho de gosto de hortelã – e esmagou na parte de baixo da mesa. E o chiclete ficou lá, olhando para ele. Só o menino sabia que havia uma bolota de chiclete debaixo da mesa. A mãe fazia faxina na casa, mas não encontrava a bolota. O chiclete grudado embaixo da mesa passou a ser o seu segredo. Na casa todos tinham segredos, a irmã mais velha guardava os seus trancados com chaves. Agora ele tinha o seu, que vai acompanhar o menino até o final da história que acaba de um jeito muito bonito.

Rosana Rios é formada em Educação Artística e Artes Plásticas. Além de escritora, também é ilustradora, trabalha com arte-educação e escreve peças de teatro. Quando pequena, adorava ler, mas nunca imaginou que se tornaria uma escritora. Foi roteirista do programa Bambalalão, da TV Cultura de São Paulo, começou a publicar em 1988, já fez mais de cem livros e muitos deles foram premiados.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Oi, Anônimo. Você pode participar. Pode ler o livro e depois colocar um comentário no post. O primeiro livro vai ser o Cachecol, da Lia Zatz. Só não vai poder participar do sorteio. Ele é só para os alunos da EMEF Itaim A.

  2. Olá Heitor,
    Parabéns por essa conquista (do clube e do brinde)!
    Gostei muito da sua ideia!
    Bjs,

  3. Olá!!
    Eu sou a vice diretora Claudia. Gostaria de parabenizar o autor João Luis e a professora Rose da sala de leitura pela iniciativa, percebi que nossos alunos estão adorando participar desse trabalho incrível!! Crianças vocês são demais!!! Continuem lendo,pois a leitura enriquece nosso vocabulário, nossa imaginação e nossa vida!! Beijos…Adoramos vocês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *