Ganhamos um Clube de Leitura

Ontem eu mandei um e-mail para o pessoal da Sintaxe:

“E aí, pessoal. Tudo bem? E aquele projeto com a escola, sai ou não sai?”

E eles responderam:

“Só falta conseguir os brindes para sortear, mas podemos fazer isso durante o projeto. Está liberado, Heitor! Você já pode anunciar!!!”

“OBA!!!!” (eu respondi). “Esse blog só me dá alegria! Obrigado. Vou contar agora, mesmo.”

Já falei um pouco desse projeto em uns posts anteriores, mas ainda não podia dar todos os detalhes. Estou tão animado com ele e estava louco pra contar aqui no blog. Finalmente ficou tudo certo e o nosso projeto vai sair. Foi uma ideia sensacional da escola e do pessoal da Sintaxe e hoje eu tenho a honra de abrir e apresentar para vocês O CLUBE DE LEITURA DO BLOG DO LE-HEITOR!

A ideia desse projeto começou com uma conversa por e-mail, no final do ano passado, entre o pessoal da Sintaxe e a professora da Sala de Leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Itaim A, do bairro do Itaim Paulista, em São Paulo. Ela disse que gostou muito do blog, que na sala dela tem alunos assim como eu, apaixonados por livro, e que ela queria fazer algum trabalho em parceria, mas não sabia exatamente o que era. O pessoal da Sintaxe sugeriu fazer uma reunião com a professora na escola, que aconteceu no início das aulas deste ano. Foi nessa reunião que, depois de muitos palpites, apareceu a ideia do Clube de Leitura.

A professora ficou encarregada de separar as turmas que iriam participar e definir as “esferas literárias”, que são os tipos de livros que eles iam escolher para as leituras. (Eu sei isso, porque eles me explicaram tudo direitinho.) A Sintaxe ficou encarregada de buscar apoio de algumas editoras, para doar os exemplares dos livros que seriam distribuídos e lidos pelos alunos. Depois de tudo definido, os títulos dos livros, as turmas que iam participar, as editoras que iam apoiar… eles fizeram mais uma reunião com a diretora da escola, o professor de informática, e a professora da Sala de Leitura e fecharam todos os detalhes.

Participam deste Clube de Leitura cento e oitenta alunos, do sexto e do sétimo anos, divididos em seis grupos, e que vão ler seis títulos de livros. Cada grupo vai ler um título. Conseguimos o apoio de três editoras (Editora Biruta, Editora DCL e Editora Noovha América) que já doaram para a escola dois títulos e dez exemplares de cada título, totalizando sessenta exemplares de livros. Fazendo as contas, cada exemplar vai ser lido por três alunos em “sistema de revezamento.” Os livros escolhidos foram: A Bailarina Fantasma, de Socorro Acioli; e O Cachecol, de Lia Zatz, ilustrado por Inácio Zatz; da Editora Biruta. Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, recontado por Fernando Nuno e ilustrado por Marcelo Ribeiro; e A Odisseia, de Homero, recontada por Silvana Salerno e ilustrada por Dave Santana e Maurício Paraguassu; da Editora DCL. Bullying – Vamos sair dessa?, de Miriam Portela, ilustrado por Toni D’Agostinho, e O menino com monstros nos dedos, de Almir Correia, ilustrado por Victor Tavares; da Editora Noovha América.

Vamos começar pelo O Cachecol, que é uma história bem bacana da Lia Zatz. Eu também ganhei um exemplar e já li, mas não vou falar dele agora, vou falar depois, em um post especial sobre este livro. O Clube de Leitura do blog do Le-Heitor vai funcionar assim: Eu vou falar do livro no post e os trinta alunos que leram esse livro vão colocar os seus comentários, durante a aula de informática e com a orientação do professor, e assim nós vamos compartilhar a nossa leitura. Se alguém, além dos alunos da escola, quiser comentar, claro que também pode, o meu blog é aberto e democrático. No final de cada sessão do clube, nós vamos sortear um brinde entre os alunos que comentarem e participarem, mas, o sorteio será só entre os alunos da escola. Isso se o pessoal da Sintaxe conseguir a doação dos brindes. Tomara! Vamos torcer.

Meu blog em sala de aula

A Maria Eduarda, a Regine e a Rayssa e acho que a Geovanna também fizeram um trabalho de escola com o meu blog. A professora Elizabeth, de Português pediu pra turma “navegar” no blog e responder umas perguntas. Fiquei sabendo disso pelos comentários que elas deixaram aqui. Estou tão feliz! E curioso, também. Meu blog sendo usado em sala de aula! E mais esse clube de leitura que inauguramos hoje. Isso é D+!!!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Heitor, que boa idéia esse blog. Que oportuno, neste momento em que a garotada está se interessando cada vez mais por LIteratura. O que eu puder fazer para dar uma força, pode me pedir, tá? Um abraço!

  2. Heitor, seu blog está ficando cada vez melhor – e mais: incentivando e desenvolvendo novos leitores.
    Esse Clube da Leitura vai bombar, a ideia é ótima e que bom que vocês conseguiram o apoio das editoras. Os livros escolhidos são perfeitos, até eu estou com vontade de ler.
    Eu também estou participando de um Clube de Leitura com algumas amigas. É bem legal, A gente se reúne uma vez por mês para discutir um livro previamente escolhido e até já comentei dele no meu blog.
    Boa sorte para você. Beijos.

  3. Obrigado, Cecília. Eu quero ver ele bombar, mesmo! Eu li no seu blog o post que você falou do clube de leitura. Que legal! E muito bom a gente ter com quem falar dos livros que a gente leu! Eu também li lá que você vai pra Flip. Acho que eu também vou! Está quase certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *