Clube de leitura com Sherlock Holmes

Extra! Extra!

Resolvi atualizar e colocar todas as informações deste nosso clube de leitura, no mesmo post. No final do post, está a resposta que dei para as perguntas que os alunos escreveram, que está nos comentários também, assim como, as perguntas e opiniões dos alunos. Foram muitas, daí, tive que escrever um textão para responder a todas. Outra novidade é que os alunos do 9º ano da professora Soraya também vão participar. Vamos receber a visita deles, aqui no blog, e poder ler seus comentários também. Sejam bem-vindos e bem-vindas! E a última novidade é que encontramos o link para o texto original desse conto de Arthur Conan Doyle, eu não estava encontrando, li num ebook, mas os alunos encontraram: https://mundosherlock.wordpress.com/canon_e/arthur-conan-doyle-a-volta-de-sherlock-holmes-1905/os-dancarinos/

Clube de leitura com alunas e alunos da Luiz Gatti

Como prometi no post do livro “Melodia Mortal”, hoje vamos começar outro clube de leitura com os alunos da escola Luiz Gatti, de Belo Horizonte. Desta vez, são 140 leitores de quatro turmas (A, B, C e D), do oitavo ano. O clube faz parte da atividade de leitura literária, das aulas de Língua Portuguesa, da professora Luciana. Ele funciona assim, a professora adota um livro para os alunos lerem e trabalharem em sala de aula, me avisa e eu também leio esse livro. Em seguida, posto sobre o livro, os alunos  entram aqui, deixam seus comentários, suas opiniões ou até fazem perguntas, que tento responder, quando posso. Assim, compartilhamos nossas leituras e formamos o nosso clube de leitura. E se alguém mais quiser comentar e participar do clube, também pode, mesmo não sendo aluno da escola.

Roda de conversa com o Lipe  

Naquele post, também disse que minha mãe largou mão e não pega mais no meu pé, quando fico sem escrever aqui, já o meu amigo Lipe, continua o mesmo:

– Até que enfim você escreveu no blog!

– Ando meio desanimado, você sabe porque, Lipe.

– Sim, Le, mas precisa reagir, até aquele outro projeto nosso, você deixou de lado.

– Já retomei ele, também. Amanhã, na escola, vou chamar a turma para uma reunião.

– Quero ver…

– Por que, ao invés de ficar me perturbando, você não me ajuda?

– …

– Vou fazer outro clube de leitura com a professora Luciana de BH.

– Qual é o livro, mesmo?

– “Os dançarinos”, é uma história de Sherlock Holmes que foi adaptada para HQ, queria que você lesse, também, pra gente conversar depois.

– Demorô!

– Ela também indicou um filme que tem no Youtube, que os alunos vão assistir, depois a gente assisti juntos.

– Combinado!

Emprestei “Os dançarinos” para o Lipe, que leu e voltou em casa no dia seguinte, assistimos o filme e conversamos. Nunca tinha lido as histórias de Sherlock Holmes, nem o Lipe, só tinha visto alguns episódios de uma série de TV. Quem conta as histórias do famoso detetive inglês, escritas por Arthur Conan Doyle, é o parceiro de Holmes, Dr. John Watson. Gostamos tanto da história, que fomos ler o conto, narrado por Watson, que deu origem a HQ e ao filme. Ele foi publicado pela primeira vez em 1903, em uma revista e no ano seguinte, saiu em livro. Encontramos uma edição em ebook, da Editora Zahar, bem baratinha (R$ 3,90), baixamos e lemos também.

História de Sherlock Holmes adaptada para HQ

A HQ “Os dançarinos”, baseada em conto de Arthur Conan Doyle, adaptado por Vincent Goodwin, com ilustração de Ben Dunn, tradução de Cassius Medauar, publicada pela Farol Literário, conta mais um caso complicado, investigado pelo famoso detetive inglês, Sherlock Holmes. Elsie, esposa de Hilton Cubitt recebe uma carta vinda dos Estados Unidos, eles moram no Solar Riding Thorpe, no condado de Norfolk, região leste da Inglaterra. Como sua esposa nasceu e viveu naquele país, Mr. Cubitt supôs que fossem notícias “de velhos conhecidos na América”, mas, ao lhe entregar, ela rasgou a carta, sem ao menos abrir o envelope e nem quis conversar sobre o assunto. Quando se conheceram e se casaram, fizeram um acordo, ela não falaria de seu passado, de quando vivia em Chicago, nos Estados Unidos, e ele pretendia respeitar esse acordo. 

Mas os mistérios continuaram e, em seguida, Mr. Cubitt encontrou vários homenzinhos dançando, desenhados com giz no parapeito da janela da cozinha e o pior é que ninguém da casa sabia como esses homenzinhos foram parar ali. Ele contou a sua esposa Elsie, que implorou a ele que avisasse, caso aquilo voltasse a ocorrer. Logo, apareceram mais desenhos no jardim e quando ele lhe mostrou, ela viu e desmaiou. Desde então, ficou “perplexa e aterrorizada”. O homem, preocupado, pensou em avisar a polícia, mas ficou com medo que rissem dele, então, mandou um telegrama a Sherlock Holmes e, no mesmo dia, já estava em seu apartamento, em Londres, na 221B Baker Street, expondo o caso a ele e a seu parceiro, Dr. John Watson, atrás de ajuda, para resolver o caso e acabar com o sofrimento da esposa, que ele tanto amava.

Não preciso dizer que o caso foi resolvido, soube que Sherlock Holmes nunca deixou uma investigação sem solução, mas nesse, aconteceu uma tragédia, que de certa forma, abalou a competência do grande detetive inglês.

Por indicação da professora Luciana, fui assistir ao filme também (abaixo link para o filme “Os dançarinos”), os meus amigos do clube de leitura também assistiram (foto abaixo). Adoro assistir filmes baseados em livros, sempre fico conferindo se as cenas e os personagens que estão no filme são como imaginei, enquanto lia o livro. No caso de “Os dançarinos” vi três versões da mesma história, pois também li o conto de Arthur Conan Doyle, que baixei em ebook.

“Os dançarinos”, o filme: https://www.youtube.com/watch?v=PBhzc-PtFQg&feature=youtu.be

Os autores

Arthur Conan Doyle (escritor) nasceu no dia 22 de maio de 1859 em Edimburgo, na Escócia, estudou na Inglaterra, retornou à Escócia e ingressou na Escola de Medicina da Universidade de Edimburgo e se formou em 1885. Ainda estudante, ficou impressionado enquanto o seu professor observava os menores detalhes na condição de um paciente para diagnosticá-lo e anos mais tarde ele escreveria histórias em que seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, usaria a mesma técnica para resolver mistérios. O primeiro livro de Sherlock Holmes foi publicado em 1887, “Estudo em vermelho”, logo, o personagem se tornou famoso e até 1927, Doyle escreveu 66 histórias e publicou 3 livros, tendo Holmes como personagem principal. Ele também escreveu outros livros de ficção e não ficção durante sua vida. Morreu no dia 7 de julho de 1930 em Sussex, na Inglaterra. 

Vincent Goodwin (adaptador) formou-se em Teatro e Comunicação na Universidade de Trinity, no Texas, Estados Unidos. É autor de três peças de teatro e escreveu o livro “Piratas vs. Ninjas II”. Goodwin também é um jornalista consagrado e ganhou prêmios por seus trabalhos como colunista e repórter.

Ben Dunn (ilustrador) fundou a Antartic Press, uma das maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Já fez trabalhos para a Marvel e a Image Comics. Nos Estados Unidos ele é conhecido pelas séries “Ninja High School” e “Warrior Nun Areala”.

Cassius Medauar (tradutor) é jornalista formado pela Cásper Líbero.Trabalhou na Abril Jovem e depois foi editor de HQs nas editoras Conrad e Pixel. Atualmente é tradutor de quadrinhos e livros e tem uma coluna no site PublishNews.

Minha resposta geral aos comentários das alunas e dos alunos

Adorei os comentários, estamos melhorando ano a ano! Também espero fazer outros clubes de leitura com vocês, pois agora estou mais animado, quero continuar publicando minhas resenhas, quero falar de um autor que acabei de descobrir, mas também vou procurar outros livros de mistérios e contos de enigma. E fico feliz que vocês gostem das aulas com o blog.

Luiz Gatti 8ºB

Foram tantos comentários, que não vai dar pra responder um a um, li com atenção e vou tentar responder a todos, aqui, neste comentário. SERÁ UM TEXTÃO! Não acho que o filme seja mais completo, só é uma forma diferente de contar a mesma história, com outros recursos, a HQ é curta e dá pra ler rápido. Se a gente for comparar, acho que o conto original é mais completo, tem mais detalhes. Por exemplo, para o Sherlock Holmes desvendar o mistério dos dançarinos (a parte que mais gostei da história), no conto, ele faz muito mais análises das que aparecem na HQ e no filme. Sim, eu também percebi que na HQ, a Elsie rasga a carta e no filme ela queima, como no conto original, lá, essa cena não é narrada, o Mr. Cubitt, que conta, que ela “jogou no fogo”. Não entendi porque o Vincent Goodwin, que fez a adaptação para HQ, mudou essa parte.

Luiz Gatti 8ºC

Eu não encontrei o texto do conto original para postar no blog, li de um ebook que baixei e custou R$ 3,90, mas quem sabe vocês encontrem. Quando disse que conhecia o Sherlock Holmes, mas nunca tinha lido nada dele, só tinha visto uma série, era do “Elementary” que eu estava falando. Li “Os dançarinos” por sugestão da professora Luciana, ela já tinha me falado que vocês iam ler esse livro, daí eu soube que o Pedro Bandeira tinha lançado o “Melodia Mortal”, que também são histórias de Sherlock Holmes e resolvi ler ele também. Com o “Melodia Mortal”, ainda não fiz clube de leitura, mas tem post dele aqui.

Luiz Gatti 8ºD

Por falar na Luciana, eu também tive a sorte de conhecer a professora de vocês e fazer essa parceria, pois sem ela, não haveria esse nosso clube de leitura. Vocês me disseram que vão ter que escrever um conto de enigma e me pediram sugestões, sinceramente, não sei como fazer, temos que inventar um enigma que tenha solução, mas não pode ser uma solução muito simples, em que o leitor desvende, rapidamente o mistério, mas também não pode ser muito complicado e não ter solução… precisamos pensar. Acho que a primeira coisa é encontrar um enigma e depois inventar uma história com ele. Sobre esse trabalho de vocês, tive uma ideia, já consultei a professora Luciana e ela topou. O que vocês acham de postar os contos de enigma que vocês escreverem, aqui no meu blog?

Luiz Gatti 8ºA

Teve também alguns comentários, que disseram que não gostaram do livro, que não gostam do gênero. Tudo bem, a gente não é obrigado a gostar de tudo que lê e sempre temos os nossos preferidos. Teve outro comentário de uma aluna, que disse, que não gosta de ler. Eu também não gostava muito de ler, até que descobri um livro que me despertou o gosto pela leitura e a partir desse, nunca mais parei.

Acho que já respondi quase tudo, só falta dizer de onde veio ideia para fazer este blog e porque estou desanimado. Bem, a ideia para fazer o blog, conto no primeiro post, os meus pais sempre me incentivaram e se quiserem ler depois, está neste link: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/como-ganhei-um-blog/. E pra finalizar, vou tentar contar porque estou desanimado, tentar, pois essas coisas a gente nunca sabe direito de onde vem. Estou triste com o que está acontecendo no Brasil, nossa turma participava de um movimento em defesa das bibliotecas públicas, aqui na cidade, história que conto no livro “Os meninos da biblioteca” (livro que tem na biblioteca da escola), que foi onde nossa luta começou. E agora estamos dispersos, mas já estou reagindo (graças a vocês, também) e já marcamos uma reunião pra próxima semana, pra retomarmos os nossos trabalhos, pois não podemos ficar parados.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Bom dia Heitor!

    Gostei muito do seu Blog desejo muito sucesso para você, pois seu blog saiu muito bom e muito criativo o livro Os Dançarinos e muito bom,uma nota do livro 0 a 10 eu dou 7 pois o livro ficou muito pesado depois que o Cubitt morreu… que nota você daria ao livro? um abraço.

  2. Oi,Heitor queremos te dizer que gostamos muito da sua resenha sobre o livro Os dançarinos. Queremos saber por que você esta tão desanimado.o que aconteceu?Aqui na escola te uma coleção de hq do sherlock holmes você conhece? e muito bom! Gostamos bastante da sua parceria com a professora Luciana.
    Ate a próxima

  3. Ola,Heitor!
    sou aluno da professora luciana,Eu gosto muito do seu blog,Você e seu blog são máximo,Eu gostei muito do livro os dançarinos e muito legal.
    Parabéns por esse blog incrível!
    UM ABRAÇO!

  4. Olá, Heitor meu nome é Gustavo Pereira e gostei muito do livro Sherlock Holmes, e recomendo que todos do blog leiam esse livro. tchau abraços

  5. ola ,Heitor!
    nos gostamos bastante da sua resenha do livro ” os dançarinos” eu gostei mais do livro!!! achei ele mais legal que o filme , se o filme estivesse em português seria mais melhor . em fim gosto bastante do seu blog e do que você escreve …
    um abraco da Victoria e da Thalita !!!!
    beijos

  6. Bom dia,Heitor! Gostamos bastante de sua resenha,achamos muito interessante porem não agradamos muito do filme,mas gostamos bastante do livro,porque a ilustração do livro é melhor.

    Um abraço!

  7. Bom dia, Heitor.

    Gostei muito do seu clube de leitura e muito legal. Eu gostei muito do livro Os dançarinos 0 a 10 eu dou nota 9 porque eu não gostei que a Elsie tentou suicídio e o sr. Cubitt morreu,e a parte que eu mais gostei foi a que eles desvendaram o enigma.

    Um abraço tchau, Heitor.

  8. Bom dia,Heitor.Eu não gostei muito do livro nem do filme,geralmente eu não me envolvo nesse tipo de gênero, os de romance me agradam mais, mas valeu pela experiência e eu também conheci Sherlock Holmes,até mais.

  9. Bom dia, Heitor tudo bem?

    Eu(Daniel) e meu colega Agnaldo gostamos do livro (OS DANÇARINOS),e também gostamos muito do filme, que tem a perceber diferenças entre o livro e o filme:tipos como no inicio do livro a sra.Cubitt ela rasga a carta mas no filme ela queima.Eu já conhecia o Sherlock holmes mas pro meu colega era a primeira vez que ele estava vendo e lendo Os dançarinos.E a nossa nota para o livro e o filme é nota 10.
    Até mais!!!!

  10. Bom dia Heitor, tudo bem?
    O clube de leitura ta um sucesso, todos nós estamos amando ter essa oportunidade de participar do club de leitura. Espero que tenha mais resenhas como essa.
    agora umas perguntinhas: O que fez você ter inspiração para criar um blog?
    Por que você diz que esta desanimado?
    Um abraço, um beijo e até a próxima!!

  11. Olá Heitor!
    Bem, nos gostamos muito do livro porem ha uma diferença um pouco grande do livro e do filme, pois o livro e melhor do que o filme, por isso não gostamos muito do filme, gostariamos de ler o conto original, você poderia postar o conto original para lermos? Obrigado pela atenção…

  12. ola,Heitor,bom dia, gostei muito do seu livro, ”DANÇARINOS” e um livro legal, interessante, e bom, graça a professora ”LUCIANA” eu pude conhecer, esse livro maravilhoso do ”SHERLOCK HOLMES seu blog e muito legal, tomara que voçe fasa mais livro desse,sou aluno do 8B, e uma nota do seu livro e 10.

  13. Bom dia Heitor,tudo bem?
    Gostei muito do livro ”dançarinos” ,e do filme achei muito top e agora eu to começando a ler os seus livros e vendo os seus filmes .gostei também do seu outro conto ”A faixa vermelha ”, eu gosto muito de historias assim . a nota de 0 a 10 eu do 10 amei .vamos para as perguntinhas :Por que você diz que esta desanimado ?
    Um abraço , ate a próxima!!!!

  14. Bom dia,Heitor eu e minha colega Ana gostamos muito do livro mais não curtimos o filme.Aqui na biblioteca tem mais livros do Sherlock Holmes e pretendemos ler-los,um abraço.

  15. Olá,Heitor.
    Gostamos muito do livro Os Dançarinos e do filme, achamos bem interessante.
    No livro de português,tem um conto também do Sherlock Holmes que se chama a Faixa Manchada,você já leu?
    Adoramos o seu blog! Grande abraço!

  16. Olá, Heitor,
    gostamos muito do livro Os Dançarinos e principalmente do seu blog, achamos muito interessante. Nós já conhecíamos Sherlock Holmes e algumas de suas história e aventuras e achamos o livro mais interessante do que o filme. Estamos gostando também do clube de leitura, esperamos fazer mais resenhas como essa.
    Um abraço e até a próxima!

  17. Bom dia Heitor!Tudo bem?
    Nós gostamos bastante do livro, mais achamos melhor o filme, eu (Izabela) amo esse gênero de livro, ou filme, vejo várias séries de investigação isso me interessa muito,já o Kauã acha que seria melhor se o filme estivesse em português, bom..Eu não gosto muito de ler,porém, eu amei esse livro, e sua resenha também.
    Até a próxima Heitor!

  18. Olá Heitor!
    Nós gostamos muito da sua resenha e nos adoramos o livro Sherlock Holmes, só achamos que ele resolveu o caso muito facilmente deveria ter sido mais complexo, também achamos que o senhor Cubitt não deveria morrer,mas tirando isso o livro é bom.

    Nos gostaríamos de ler o conto original, porque você não posta ele no blog?Abraços!

  19. Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, Heitor!
    Achamos legal você ter trazido essa resenha do livro “Os Dançarinos” para o seu blog.
    Gostamos muito do contexto desse “mistério”, o livro é muito interessante, gostamos muito de ler e gostamos mais ainda do filme.
    Nós nunca tinhamos lido nenhum livro do Sherlock Holmes, e você já leu outros livros dele!? Se sim, conte-me mais!
    Então é isso, até mais… Aguardamos sua resposta!

  20. Bom dia Heitor

    Gostamos muito do seu blog e do livro Os Dançarinos, porém o filme não nos agradou tanto, esperávamos que fosse mais enigmático por isso damos nota 5 para o filme.Sobre o livro achamos bem legal adaptarem para quadrinhos ficou bem mais divertido e atraente para leitura por isso damos nota 8.

    Abraços de Pedro e Matheus!!!

  21. Olá,Heitor.
    Gostamos muito do livro,achamos muito interessante como eles desvendam os casos, não há muitas diferenças entre o livro e o filme, nós particularmente gostamos mais do livro…de 0 a 10 nossa nota é 8.
    Qual é a sua nota?

    abraços Ana e Jenifer!!!

  22. Bom dia Heitor!
    Gostamos muito do seu blog, onde podemos compartilhar nossas sugestões sobre os livros. Gostamos muito do livro do Sherlock Holmes e gostariamos de mais suspense nos próximos livros,
    Ate mais!

  23. Ola, Heitor
    Bom Dia,Tudo bem?h
    Nos gostamos muito do livro Os Dançarinos, somos alunos da professora Luciana, já ouvimos falar sobre Sherlock Holmes,mais nunca tínhamos lido, achamos muito legal o livro e seu blog.
    Parabéns, achamos o seu blog muito interessante
    Um abraço

  24. Ola, Heitor!

    Eu (Sara) gostei bastante do livro, porém achei o desenvolvimento da historia muito rápido, gostaria que tivesse um pouco mais de drama e suspense, mas não posso opinar muito pois ainda não tive a oportunidade de ver o filme e nem ler o conto. Minha nota final seria então 9. Você poderia fazer mais um blog postando a história completa. Obrigada pela atenção!

    Eu, Priscila, gostei muito do filme mas prefiro o livro porque tem mais detalhes do acontecimento. Mas gostei muito das histórias de Sherlock Holmes. A minha nota e 9.

    Até mais!

  25. Ola Heitor
    Bom dia! tudo bem?gostamos muito do seu livro (Os Dançarinos) e do filme,
    de 0 a 10 nossa nota e 10, porque gostamos muito dos personagens e da historia que o livro passa!
    pra falar a verdade nao gostamos de ler muitos livros mas me surpreendemos com esse conto
    Ate mais!!

  26. Olá, Heitor
    Gostei muito da resenha sobre o livro ” Os dançarinos ”, eu li o livro e achei muito interessante, mas prefiro o filme , pois é bem resumido e, é mais emocionante.
    Eu já tinha lido alguns livros do Sherlock Holmes , e até já vi um ou dois filmes dele .
    Minha nota para o livro é 6 pois não é tão emocionante quanto o filme.
    Obrigada por ler meu comentário.

  27. Olá, Heitor
    Estamos muitos contentes por participar do seu blog,nós temos muita sorte de ter a Luciana como professora, porque sem ela, não estaríamos aqui.
    Nós gostamos muito do livro Os Dançarinos e que bom que você gostou também! Nós que somos do oitavo ano estamos fazendo uma história de mistério e eu confesso está muito legal.
    Esperamos continuar a fazer os clubes de leitura. Beijo e tchau!!

  28. Ola Heitor que bom conversar com você novamente, então eu gostei muito do livro mais eu esperava mais do suspense e achei bem legal a drama criada, e a morte do do Cubitt muito legal e a Elsie cometendo suicídio a melhor parte do livro, e não vejo livros assim já faz um tempo. Bom a nota de 1 a 10 eu dou 7,5.

    Abraço Tchau 😛

  29. Olá,Heitor
    Gostamos muito do filme e do livro Os Dançarinos,achamos bem interessante.
    No livro de Português tem um conto também do Sherlok Holmes que se chama A Faixa Manchada,você já leu?
    Adoramos seu blog!Um grande abraço!

  30. Adorei os comentários, estamos melhorando ano a ano! Também espero fazer outros clubes de leitura com vocês, pois agora estou mais animado, quero continuar publicando minhas resenhas, quero falar de um autor que descobri, mas também vou procurar outros livros de mistérios e contos de enigma. E fico feliz que vocês gostem das aulas com o blog.

    Foram tantos comentários, que não vai dar pra responder um a um, li com atenção e vou tentar responder a todos, aqui, neste comentário. SERÁ UM TEXTÃO! Não acho que o filme seja mais completo, só é uma forma diferente de contar a mesma história, com outros recursos, a HQ é curta e dá pra ler rápido. Se a gente for comparar, acho que o conto original é mais completo, tem mais detalhes. Por exemplo, para o Sherlock Holmes desvendar o mistério dos dançarinos (a parte que mais gostei da história), no conto, ele faz muito mais análises das que aparecem na HQ e no filme. Sim, eu também percebi que na HQ, a Elsie rasga a carta e no filme ela queima, como no conto original, lá, essa cena não é narrada, o Mr. Cubitt, que conta, que ela “jogou no fogo”. Não entendi porque o Vincent Goodwin, que fez a adaptação para HQ, mudou essa parte.

    Eu não encontrei o texto do conto original para postar no blog, li de um ebook que baixei e custou R$ 3,90, mas quem sabe vocês encontrem. Quando disse que conhecia o Sherlock Holmes, mas nunca tinha lido nada dele, só tinha visto uma série, era do “Elementary” que eu estava falando. Li “Os dançarinos” por sugestão da professora Luciana, ela já tinha me falado que vocês iam ler esse livro, daí eu soube que o Pedro Bandeira tinha lançado o “Melodia Mortal”, que também são histórias de Sherlock Holmes e resolvi ler ele também. Com o “Melodia Mortal”, ainda não fiz clube de leitura.

    Por falar na Luciana, eu também tive a sorte de conhecer a professora de vocês e fazer essa parceria, pois sem ela, não haveria esse nosso clube de leitura. Vocês me disseram que vão ter que escrever um conto de enigma e me pediram sugestões, sinceramente, não sei como fazer, temos que inventar um enigma que tenha solução, mas não pode ser uma solução muito simples, em que o leitor desvenda, rapidamente o mistério, mas também não pode ser muito complicado e não ter solução… precisamos pensar. Acho que a primeira coisa é encontrar um enigma e depois inventar uma história com ele.Sobre esse trabalho de vocês, tive uma ideia, já consultei a professora Luciana e ela topou. O que vocês acham de postar os contos de enigma que vocês escreverem, aqui no meu blog?

    Teve também alguns comentários, que disseram que não gostaram do livro, que não gostam do gênero. Tudo bem, a gente não é obrigado a gostar de tudo que lê e sempre temos os nossos preferidos. Teve outro comentário de uma aluna, que disse, que não gosta de ler. Eu também não gostava muito de ler, até que descobri um livro que me despertou o gosto pela leitura e a partir desse, nunca mais parei.

    Acho que já respondi quase tudo, só falta dizer de onde veio ideia para fazer este blog e porque estou desanimado. Bem, a ideia para fazer o blog, conto no primeiro post, os meus pais sempre me incentivaram e se quiserem ler depois, está neste link: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/como-ganhei-um-blog/. E pra finalizar, vou tentar contar porque estou desanimado, tentar, pois essas coisas a gente nunca sabe direito de onde vem. Estou triste com o que está acontecendo no Brasil, nossa turma participava de um movimento em defesa das bibliotecas públicas, aqui na cidade, história que conto no livro “Os meninos da biblioteca” (livro que tem na biblioteca da escola), que foi onde nossa luta começou. E agora estamos dispersos, mas já estou reagindo (graças a vocês, também) e já marcamos uma reunião pra próxima semana, pra retomarmos os nossos trabalhos, pois não podemos ficar parados.

    Abraços em todos e todas e boa aula!

  31. Oi Heitor, tudo bem?
    Eu gostei muito do livro, mas mais do filme.
    Achei bem legal ter seu blog para a gente comentar do livro uns com os outros, e para você poder publicar uma resenha sobre o livro!
    Tchau, até a próxima!

  32. Bom dia , Heitor .
    Gostamos muito da sua resenha e descobrimos coisas que não sabíamos sobre o Arthur Conan Doyle,pois não sabíamos que ele era médico. E ficamos muito interessadas no livro melodia mortal , mas infelizmente ainda não tem na biblioteca.Mas a professora Luciana nos contou que a bibliotecária vai comprar o livro para a escola . Assim que lermos , iremos comentar com você.
    Adeus Heitor , esperamos nos encontra novamente.

  33. Bom dia, Heitor.
    Tudo bem?
    Eu já tinha feito um comentário com minha dupla, mais aproveitei o seu comentário, para lhe perguntar uma coisa:
    Como você já leu ”Melodia Mortal” ,oque você achou desse livro?
    E que nota você daria para ele?
    Quando esse livro chegar aqui na biblioteca do Luiz Gatti vou com certeza!!!!!!!!!!

  34. Oiiee Heitor,bom dia!
    Gostamos da sua resenha e do livro também,achamos muito interessante a parte em que eles desvendam o caso.
    Esperamos que você faça mais resenhas como essa!!!
    Tchau,um abraço!!

  35. olá Heitor, Eu vi no texto que você assistiu a série elementary, essa série e muito boa e recomendo a todos desse blog, tchau abraços.

  36. Olá Heitor!
    Estamos aqui para falar um pouco da nossa opinião sobre o livro e o filme,Os dançarinos.Bom gostamos bastantes dos dois e por mais que não gostamos de suspense adoramos o filme e o livro. Gostamos mais do livro porque descreve melhor a história.

    Bom dia!!

  37. Oi Heitor,bom dia!
    Gostei da sua resenha e do livro a nota que eu daria e 5.
    oque você achou desse livro?
    que nota você daria para o livro?

  38. Bom dia,Heitor
    Gostei muito do livro os Dançarinos,adoro livros em quadrinhos,achei muito legal.
    Eu gostei da parte quando Sherlock holmes descobre o que significa os desenhos dos
    dançarinos.

  39. Olá Heitor, bom dia!
    Gostamos muito da sua resenha sobre o livro e o filme do Sherlock Holmes. Achamos o filme um máximo, cheio de detalhes que fez toda a diferença. Gostamos muito do seu Blog, ele sempre acaba tirando algumas das minhas dúvidas.
    Abraços da Giovanna e da Gabrielly.

  40. Bom dia,Heitor
    Gostei muito do livro, mas o filme deixou a desejar,a minha nota é 6 pois esse tipo de livro/filme não me chama atenção.
    abraços,tchau.

  41. Oi, Heitor! As turmas aqui estão animadas!
    Estou muito satisfeita com o resultado desse trabalho coletivo! Percebi um amadurecimento considerável na produção de texto dos mesmos alunos que participaram do clube no ano passado e que estão nesse de agora! Isso é que faz valer a pena! Eu acredito na educação, na escola, nas pessoas!
    Obrigada por sua disponibilidade, incentivo e bons conselhos para nossos adolescentes!
    Ah, os alunos da professora Soraya do turno da tarde também vão ler o livro para participar desse clube. Aguarde!
    Um abraço
    Luciana

  42. Ola Bom Dia!
    Gostei muito do seu clube de leitura e muito legal. Eu gostei muito do livro Os Dançarinos, 0 a 10,eu dou nota 10.No filme eu achei a cena da tentativa de hominídio muito marcante e acho que a cena foi muito forte etc…

    um abraço para você

  43. Olá Heitor! Tudo bem ?
    Nós gostamos muito do livro, do filme também, principalmente do seu blog, eu e meu amigo não gostamos muito de ler por isso preferimos o filme , e, nossa nota para o livro é 10.
    Até a próxima Heitor!

  44. Bom Dia, Heitor Como Está,Espero Que Esteja Bem,Queria Falar Que Gostei Muito Do Livro Os Dançarinos,Adorei O Clima De Tenção E Mistério,Espero Que Você Me Responda Pois Quero Conversar Melhor Sobre Esses Livros De Mistério E Aventura,Se Estiver Lendo Quero Que Me Recomende Um Livro Sobre Mistério E Aventura Se Tiver Tempo Para Me Responder,Sei Que E Muito Ocupado,Mais Não Faz Mal Parar Um Pouco Né,Boa Sorte No Seu Blog,Espero Contatá-lo Outra Vez Em Breve,Caso Nossa Querida Professora Luciana Passe Outro Livro,Espero Não Ter Incomodado Muito Com Esse Pequeno Texto

    Abraços E Até Outro Dia Thin………………………

  45. Bom dia!
    Tudo bem?
    Ficamos muito feliz em saber que você esta melhor .Adoramos sua ideia de postarmos o nosso conto de enigma aqui ,porque assim da oportunidade de outras pessoas lerem . Nos também preferimos o HQ do que o filme .E também iremos procurar saber dessa serie que você comentou.

    Beijos ! Até

  46. saudações,Heitor eu sou o Pedro,aquele mesmo aluno que citou e recomendou o livro: Melodia mortal, ontem eu descobri uma serie na netflix chamada Sherlock e como o próprio nome diz ela é baseada nas historias de Sherlock Holmes, estou tirando ideias de lá para fazer o trabalho de português que professora luciana passou

    Adeus Heitor e Ate A Próxima thin…………..



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *