Clube de leitura com Sherlock Holmes

Encerrando esta edição do clube de leitura

Hoje estamos encerrando esta edição do clube de leitura. Trabalhamos  com a HQ “Os dançarinos”, baseada em história de Sherlock Holmes. Além das três turmas de 8º ano, da professora Luciana, outras três turmas, de 9º ano, da professora Soraya também participaram. Leram o livro, trabalharam em sala de aula, leram a resenha que fiz e deixaram seus comentários, com opiniões, perguntas e sugestões. Foram tantos comentários, que não deu para responder um a um, então, tive que escrever um textão nos comentários, que reproduzo abaixo, tanto as respostas às turmas de 8º ano, como às turmas de 9º ano. Estão ao final deste post, lá também tem fotos das turmas. A última novidade é que encontramos o link para o texto original desse conto de Arthur Conan Doyle, eu não estava encontrando, li num ebook, mas os alunos encontraram: https://mundosherlock.wordpress.com/canon_e/arthur-conan-doyle-a-volta-de-sherlock-holmes-1905/os-dancarinos/

Já conversei com as professoras Luciana e Soraya e combinamos de fazer outro clube de leitura, no segundo semestre. E quem mais quiser fazer um clube como este, é só falar, que podemos combinar!

 

Clube de leitura com alunas e alunos da Luiz Gatti

Como prometi no post do livro “Melodia Mortal”, hoje vamos começar outro clube de leitura com os alunos da escola Luiz Gatti, de Belo Horizonte. Desta vez, são 140 leitores de quatro turmas (A, B, C e D), do oitavo ano. O clube faz parte da atividade de leitura literária, das aulas de Língua Portuguesa, da professora Luciana. Ele funciona assim, a professora adota um livro para os alunos lerem e trabalharem em sala de aula, me avisa e eu também leio esse livro. Em seguida, posto sobre o livro, os alunos  entram aqui, deixam seus comentários, suas opiniões ou até fazem perguntas, que tento responder, quando posso. Assim, compartilhamos nossas leituras e formamos o nosso clube de leitura. E se alguém mais quiser comentar e participar do clube, também pode, mesmo não sendo aluno da escola.

Roda de conversa com o Lipe  

Naquele post, também disse que minha mãe largou mão e não pega mais no meu pé, quando fico sem escrever aqui, já o meu amigo Lipe, continua o mesmo:

– Até que enfim você escreveu no blog!

– Ando meio desanimado, você sabe porque, Lipe.

– Sim, Le, mas precisa reagir, até aquele outro projeto nosso, você deixou de lado.

– Já retomei ele, também. Amanhã, na escola, vou chamar a turma para uma reunião.

– Quero ver…

– Por que, ao invés de ficar me perturbando, você não me ajuda?

– …

– Vou fazer outro clube de leitura com a professora Luciana de BH.

– Qual é o livro, mesmo?

– “Os dançarinos”, é uma história de Sherlock Holmes que foi adaptada para HQ, queria que você lesse, também, pra gente conversar depois.

– Demorô!

– Ela também indicou um filme que tem no Youtube, que os alunos vão assistir, depois a gente assisti juntos.

– Combinado!

Emprestei “Os dançarinos” para o Lipe, que leu e voltou em casa no dia seguinte, assistimos o filme e conversamos. Nunca tinha lido as histórias de Sherlock Holmes, nem o Lipe, só tinha visto alguns episódios de uma série de TV. Quem conta as histórias do famoso detetive inglês, escritas por Arthur Conan Doyle, é o parceiro de Holmes, Dr. John Watson. Gostamos tanto da história, que fomos ler o conto, narrado por Watson, que deu origem a HQ e ao filme. Ele foi publicado pela primeira vez em 1903, em uma revista e no ano seguinte, saiu em livro. Encontramos uma edição em ebook, da Editora Zahar, bem baratinha (R$ 3,90), baixamos e lemos também.

História de Sherlock Holmes adaptada para HQ

A HQ “Os dançarinos”, baseada em conto de Arthur Conan Doyle, adaptado por Vincent Goodwin, com ilustração de Ben Dunn, tradução de Cassius Medauar, publicada pela Farol Literário, conta mais um caso complicado, investigado pelo famoso detetive inglês, Sherlock Holmes. Elsie, esposa de Hilton Cubitt recebe uma carta vinda dos Estados Unidos, eles moram no Solar Riding Thorpe, no condado de Norfolk, região leste da Inglaterra. Como sua esposa nasceu e viveu naquele país, Mr. Cubitt supôs que fossem notícias “de velhos conhecidos na América”, mas, ao lhe entregar, ela rasgou a carta, sem ao menos abrir o envelope e nem quis conversar sobre o assunto. Quando se conheceram e se casaram, fizeram um acordo, ela não falaria de seu passado, de quando vivia em Chicago, nos Estados Unidos, e ele pretendia respeitar esse acordo. 

Mas os mistérios continuaram e, em seguida, Mr. Cubitt encontrou vários homenzinhos dançando, desenhados com giz no parapeito da janela da cozinha e o pior é que ninguém da casa sabia como esses homenzinhos foram parar ali. Ele contou a sua esposa Elsie, que implorou a ele que avisasse, caso aquilo voltasse a ocorrer. Logo, apareceram mais desenhos no jardim e quando ele lhe mostrou, ela viu e desmaiou. Desde então, ficou “perplexa e aterrorizada”. O homem, preocupado, pensou em avisar a polícia, mas ficou com medo que rissem dele, então, mandou um telegrama a Sherlock Holmes e, no mesmo dia, já estava em seu apartamento, em Londres, na 221B Baker Street, expondo o caso a ele e a seu parceiro, Dr. John Watson, atrás de ajuda, para resolver o caso e acabar com o sofrimento da esposa, que ele tanto amava.

Não preciso dizer que o caso foi resolvido, soube que Sherlock Holmes nunca deixou uma investigação sem solução, mas nesse, aconteceu uma tragédia, que de certa forma, abalou a competência do grande detetive inglês.

Por indicação da professora Luciana, fui assistir ao filme também (abaixo link para o filme “Os dançarinos”), os meus amigos do clube de leitura também assistiram (foto abaixo). Adoro assistir filmes baseados em livros, sempre fico conferindo se as cenas e os personagens que estão no filme são como imaginei, enquanto lia o livro. No caso de “Os dançarinos” vi três versões da mesma história, pois também li o conto de Arthur Conan Doyle, que baixei em ebook.

“Os dançarinos”, o filme: https://www.youtube.com/watch?v=PBhzc-PtFQg&feature=youtu.be

Os autores

Arthur Conan Doyle (escritor) nasceu no dia 22 de maio de 1859 em Edimburgo, na Escócia, estudou na Inglaterra, retornou à Escócia e ingressou na Escola de Medicina da Universidade de Edimburgo e se formou em 1885. Ainda estudante, ficou impressionado enquanto o seu professor observava os menores detalhes na condição de um paciente para diagnosticá-lo e anos mais tarde ele escreveria histórias em que seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, usaria a mesma técnica para resolver mistérios. O primeiro livro de Sherlock Holmes foi publicado em 1887, “Estudo em vermelho”, logo, o personagem se tornou famoso e até 1927, Doyle escreveu 66 histórias e publicou 3 livros, tendo Holmes como personagem principal. Ele também escreveu outros livros de ficção e não ficção durante sua vida. Morreu no dia 7 de julho de 1930 em Sussex, na Inglaterra. 

Vincent Goodwin (adaptador) formou-se em Teatro e Comunicação na Universidade de Trinity, no Texas, Estados Unidos. É autor de três peças de teatro e escreveu o livro “Piratas vs. Ninjas II”. Goodwin também é um jornalista consagrado e ganhou prêmios por seus trabalhos como colunista e repórter.

Ben Dunn (ilustrador) fundou a Antartic Press, uma das maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Já fez trabalhos para a Marvel e a Image Comics. Nos Estados Unidos ele é conhecido pelas séries “Ninja High School” e “Warrior Nun Areala”.

Cassius Medauar (tradutor) é jornalista formado pela Cásper Líbero.Trabalhou na Abril Jovem e depois foi editor de HQs nas editoras Conrad e Pixel. Atualmente é tradutor de quadrinhos e livros e tem uma coluna no site PublishNews.

Minha resposta aos comentários dos alunos da professora Luciana

Adorei os comentários, estamos melhorando ano a ano! Também espero fazer outros clubes de leitura com vocês, pois agora estou mais animado, quero continuar publicando minhas resenhas, quero falar de um autor que acabei de descobrir, mas também vou procurar outros livros de mistérios e contos de enigma. E fico feliz que vocês gostem das aulas com o blog.

Luiz Gatti 8ºB

Foram tantos comentários, que não vai dar pra responder um a um, li com atenção e vou tentar responder a todos, aqui, neste comentário. SERÁ UM TEXTÃO! Não acho que o filme seja mais completo, só é uma forma diferente de contar a mesma história, com outros recursos, a HQ é curta e dá pra ler rápido. Se a gente for comparar, acho que o conto original é mais completo, tem mais detalhes. Por exemplo, para o Sherlock Holmes desvendar o mistério dos dançarinos (a parte que mais gostei da história), no conto, ele faz muito mais análises das que aparecem na HQ e no filme. Sim, eu também percebi que na HQ, a Elsie rasga a carta e no filme ela queima, como no conto original, lá, essa cena não é narrada, o Mr. Cubitt, que conta, que ela “jogou no fogo”. Não entendi porque o Vincent Goodwin, que fez a adaptação para HQ, mudou essa parte.

Luiz Gatti 8ºC

Eu não encontrei o texto do conto original para postar no blog, li de um ebook que baixei e custou R$ 3,90, mas quem sabe vocês encontrem. Quando disse que conhecia o Sherlock Holmes, mas nunca tinha lido nada dele, só tinha visto uma série, era do “Elementary” que eu estava falando. Li “Os dançarinos” por sugestão da professora Luciana, ela já tinha me falado que vocês iam ler esse livro, daí eu soube que o Pedro Bandeira tinha lançado o “Melodia Mortal”, que também são histórias de Sherlock Holmes e resolvi ler ele também. Com o “Melodia Mortal”, ainda não fiz clube de leitura, mas tem post dele aqui.

Luiz Gatti 8ºD

Por falar na Luciana, eu também tive a sorte de conhecer a professora de vocês e fazer essa parceria, pois sem ela, não haveria esse nosso clube de leitura. Vocês me disseram que vão ter que escrever um conto de enigma e me pediram sugestões, sinceramente, não sei como fazer, temos que inventar um enigma que tenha solução, mas não pode ser uma solução muito simples, em que o leitor desvende, rapidamente o mistério, mas também não pode ser muito complicado e não ter solução… precisamos pensar. Acho que a primeira coisa é encontrar um enigma e depois inventar uma história com ele. Sobre esse trabalho de vocês, tive uma ideia, já consultei a professora Luciana e ela topou. O que vocês acham de postar os contos de enigma que vocês escreverem, aqui no meu blog?

Luiz Gatti 8ºA

Teve também alguns comentários, que disseram que não gostaram do livro, que não gostam do gênero. Tudo bem, a gente não é obrigado a gostar de tudo que lê e sempre temos os nossos preferidos. Teve outro comentário de uma aluna, que disse, que não gosta de ler. Eu também não gostava muito de ler, até que descobri um livro que me despertou o gosto pela leitura e a partir desse, nunca mais parei.

Acho que já respondi quase tudo, só falta dizer de onde veio ideia para fazer este blog e porque estou desanimado. Bem, a ideia para fazer o blog, conto no primeiro post, os meus pais sempre me incentivaram e se quiserem ler depois, está neste link: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/como-ganhei-um-blog/. E pra finalizar, vou tentar contar porque estou desanimado, tentar, pois essas coisas a gente nunca sabe direito de onde vem. Estou triste com o que está acontecendo no Brasil, nossa turma participava de um movimento em defesa das bibliotecas públicas, aqui na cidade, história que conto no livro “Os meninos da biblioteca” (livro que tem na biblioteca da escola), que foi onde nossa luta começou. E agora estamos dispersos, mas já estou reagindo (graças a vocês, também) e já marcamos uma reunião pra próxima semana, pra retomarmos os nossos trabalhos, pois não podemos ficar parados.

Minha resposta aos comentários dos alunos da professora Soraya

Fiquei feliz com a participação de vocês, alunos da professora Soraya, no nosso clube de leitura, e agradeço muito a dedicação e o trabalho da professora. Foram tantos comentários, perguntas, análises do livro, do filme, alguns elogios e uma crítica ao blog, que não daria para responder um a um. Então, vou ter que escrever um textão.

Vou começar pela crítica que disse que eu deveria melhorar a estética do site. Recentemente, eu reformulei o blog, mas acho que dá para melhorar, sim, principalmente nesta seção de comentários. Mudar para poder responder um a um, ficando mais claro e facilitando a leitura, tanto dos comentários como das respostas. Para o nosso clube, que tem muitos comentários, melhoraria bastante! Vou pensar em melhorar outras partes do site, também. Obrigado pela crítica!

Como eu, a maioria gostou do livro e comparou ao filme. Já falei na resposta às turmas da professora Luciana, que são formatos diferentes. No filme, que tem movimento, acho que fica mais fácil de passar a emoção e o suspense, mas essa HQ também coloca a gente no clima das histórias de Sherlock Holmes. Alguns se queixaram que tanto no livro como no filme, o enigma é resolvido muito rapidamente. Li o conto original, que deu origem ao quadrinho e ao filme e que tem o link dele aqui nesse post. Lá o suspense é bem maior!

Luiz Gatti – 9º ano

Alguns me perguntaram o que eu achava que teria acontecido com a Elsie, se ela morreu ou sobreviveu. Antes de acabar a história, o autor dá a dica de que ela estava se recuperando. Eu também tenho a mania de vocês, de querer continuar as histórias dos livros, depois que elas acabam. O livro acaba com ela internada, né? Foi isso que o autor contou pra gente, depois disso, não sabemos, e se a gente tentar imaginar, não será a história desse livro, será outra história. A Elsie ficava apavorada, pois sabia quem era o autor dos desenhos.

Vocês também me contaram, que no trimestre passado, trabalharam com o livro “O diário de Anne Frank” e me pediram que fizesse uma resenha dele para debater. Pois essa resenha já foi feita! Eu também li esse livro e escrevi no blog sobre ele. Vejam o link: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/encontro-de-blogueiros-e-anne-frank/. Escrevi sobre esse livro e outros assuntos, quem quiser, pode ir lá e comentar também.

Alguém me pediu dicas para fazer um blog, disse que já tem canal no YouTube. Este meu blog, pedi para uns amigos, espertos nessa área, fazerem pra mim. Mas tem um monte de sites, que orientam e até hospedam blogues. Para quem tem canal, fazer blog é fácil, quanto ao conteúdo, só precisa escolher um tema. Pensa e depois me conta.

Luiz Gatti – 9º ano

Pra terminar, vou juntar alguns comentários de vocês e no final, fazer uma proposta. Teve um comentário que disse que acha muito bom, ler a primeira página de um livro e ter vontade de ler muito mais; outro comentou que gosta de conhecer pessoas que influenciam outras a ler; outro disse que está lendo um mangá e gostaria que eu fizesse a resenha dele; outro, que gosta de ficção científica e terror e me pediu a indicação de um livro; e muitos disseram que querem participar do clube de leitura outras vezes. Bem, pretendemos continuar com o nosso clube, pelo menos é a nossa vontade, minha, da professora Luciana e, agora, da professora Soraya também. Vocês terão oportunidade de participar de outros clubes como este.

Mas o que eu quero propor é outro tipo de clube e que seria mais ou menos assim: vocês das turmas da professora professora Luciana e da professora Soraya montam um grupo de colegas, escolhem um livro (de preferência que tenha na biblioteca da escola), lêem e conversem entre vocês, sobre esse livro. Eu vou fazer o mesmo por aqui e conversar com o meu amigo Lipe. Depois, eu escrevo a resenha e vocês comentam. Seria um desdobramento deste nosso clube, em que a gente vai ter mais autonomia e poder produzir nossos próprios textos. Falem com as suas professoras, tenho certeza que elas vão concordar e ajudar. Melhor: elas seriam as supervisoras desse nosso projeto, que vamos criar sozinhos! O que acham? E depois, quem sabe?, como a Lavínia Rocha, eu também faça uma visita ao Luiz Gatti.

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Bom dia Heitor!
    Tudo bem?

    Achei muito gratificante seu trabalho, estou gostando muito de participar da sua resenha, você poderia me indicar algum livro que você tenha gostado bastante! Estou gostando muito do trabalho que a Soraya está fazendo com o 9 ano G. Agradeço pela sua literatura, ate mais.

  2. Olá,Heitor,como está?
    Sou Breno e estou com meu amigo Danilo.Estaremos falando do livro Os Dançarinos e dando nossa opinião sincera sobre a obra.Nós achamos o livro deveras interessante em relação sobre o caso ocorrido,mas a ilustração deixa a desejar e não é do nosso interesse nós interessamos por ficção científica,faroeste,terror e histórias medievais.Mas não desmerecendo o trabalho do autor.Gostaria que você nos recomendasse alguns do livros com os temas de que nós gostamos que já foram citados acima.Exemplo:Star Wars,it:uma obra prima do medo e senhor dos anéis.Agradecemos pela atenção tenho um bom dia.

  3. Olá, meu nome é Albert Einstein junto meu amigo Sr.Kauê Gomes,somos da turma 9G da Escola Luiz Gatti gostamos muito do site ele é ótimo,tem boas opiniões sobre livros,só que tem que melhorar a estética do site, obs(está muito complicado de utilizar o site)é só isso até outro dia.

    Olá, meu nome é Albert Einstein junto meu amigo Sr.Kauê Gomes, gostamos muito do site ele é ótimo,tem boas opiniões sobre livros,é bem provável que eu vá

  4. Boa tarde!
    Tudo bem?

    Eu e minha amiga Rayssa gostamos muito do filme Os Dançarinos. Agradecemos por ter tido essa rica e bela oportunidade. E queremos que você nos indique um livro para lermos.

  5. Boa tarde!!
    Tudo bem?
    Nós gostamos do livro, mas não entendemos muito bem… Nós queríamos saber o que aconteceu com a Elsie, se ela morreu ou não, e por que ela ficou tão apavorada quando ela viu o desenho dos bonequinhos na parede.
    Você poderia tirar nossas dúvidas?
    Um abraço, até a próxima Heitor…

  6. Ola,Heitor
    Meu nome é kevyn
    Gostamos muito do seu blog e também gostei do livro Os Dançarinos,mas não gostei muito do filme do Sherlok Holmes.
    abraços,tchau.

  7. Boa tarde!!!
    Tudo Bem?
    Nós gostamos muito do livro, porém não entendemos algumas partes, se você pudesse nos responder e tirar algumas dúvidas ficaremos muito agradecidas.
    O que aconteceu com a Elsie, no livro pelo que entendemos ela ficou internada e morreu?

    Abraços, aguardamos sua resposta!!!!

  8. Boa tarde Heitor .Tudo bom contigo? Não consegui ler o seu livro nem ver o filme infelizmente e por que faltamos a aula, mas assim que tivermos oportunidade nos vamos ver e ler.Mas ficamos sabendo que e ótimo e tenho certeza que você faz um ótimo trabalho.

  9. Olá Heitor,tudo bem?
    Somos alunas do 9G,da professora Soraya. E lemos o livro “Os dançarinos”.Eu e minha dupla gostamos bastante do livro,é uma leitura de fácil entendimento,e que mistura tragédia e suspense.O clímax do livro no nosso ponto de vista,foi quando descobriram quem era a pessoa que fazia os desenhos,que tiravam o sono do Sr.Curbitt.
    No primeiro trimestre nossa professora fez um projeto,que tinha como tema ”O Diário de Anne Frank”,achamos o assunto do livro muito interessante.Esse projeto abrange conhecimento,e pode ser assunto das diversas matérias,e é uma ótima maneira de estimular o ponto argumentativo,que geram debates muito interessantes.Por isso gostaríamos de indicar este livro como próximo assunto de debate no seu blog.
    Uma abraço,e até a próxima!
    Belo Horizonte,17/05/2019.

  10. Olá, Heitor!
    Eu e minha amiga lemos seu livro semana passada nós o achamos muito interessante , mas o final não nós agradou por vários motivos : 1 não tínhamos como descobrir o autor do crime. 2 o criminoso se entregou muito fácil. 3 a mulher não morreu.
    Nós também vimos o filme OS DANÇARINOS , a gente achou muito legal principalmente o Sherlock Holmes , mas de novo o final não nos agradou
    Mas o contexto da obra nos agradou bastante , queremos parabenizá-lo pela sua incrível obra

  11. Ola Heitor

    Sou Miguel e gostei muito do livro e espero que tenha gostado também…
    Infelizmente a Ana Clara é novata e não conseguiu ler o livro 🙁
    Mas mesmo assim creio que ela vá gostar bastante, se não for incomodo eu gostaria de saber sua opinião sobre o livro.

    Muito Obrigado por ter lido.

    Abraços de Miguel e Ana Clara.

  12. Boa tarde!
    Tudo Bem?
    Nós gostamos muito da história, porém o livro poderia ser um pouco menos resumido, ficou muito curto e acabou cortando muita coisa do filme.

    Abraços!

  13. Boa tarde Heitor, como você está?
    Viemos falar sobre o livro Os Dançarinos, gostamos muito da história, achamos muito interessante e intrigante, a cada página dava vontade de lermos mais…

    Agradecemos a atenção, um abraço Laryssa e Maria Eduarda.

  14. Boa tarde!
    Tudo Bem?
    Nós gostamos muito do filme, porém achamos o livro muito resumido, cortando muita coisa da história.

    Abraços!

  15. Oi Heitor, boa tarde !
    Gostamos muito do seu livro “Os dançarinos” , aprendemos a desvendar mistérios ocultos…
    1- Com quantos anos você escreveu esse livro?
    Obrigado pelo seu tempo perdido com a gente!!! Amem

  16. Boa tarde , Heitor !
    Tudo bem?
    Bom gostei do livro, mas fiquei um pouco chateado, pois o livro era um pouco curto, minha preferência é de livros maiores, mas mesmo o livro sendo curto, adorei a história, pois adoro livros de suspense, mas o final da história é um pouco diferente do que achei que seria , achei que o Sherlock Homes demoraria mais para entender os hieróglifos e, com isso, demoraria para encontrar o culpado. Mesmo assim adorei o livro e espero que possamos nos encontrar de novo.
    Até logo, e boa tarde!

  17. Boa Tarde ,Heitor !
    Nós gostamos muito do livro ” Os Dançarinos” desde o título do livro até o último parágrafo. Nós gostamos muito de livros de suspense. Me impressionou muito a forma como Sherlock Homes desvendou o mistério, o jeito como o livro vai se desenvolvendo nos dá uma noção de como vai acabar. De 0 a 10 nós damos 8. Porque a história devia ter um pouco mais de suspense e dar mais emoção, mas além disso é um livro muito bom pro público jovem.
    Um abraço, e até a próximaaaa !!

  18. Olá, Heitor, boa tarde!!!
    Gostamos muito do livro ”Os Dançarinos”. De 0 a 10, nós damos 10, pois achamos o gênero do livro muito gratificante, para admiradores de suspense e mistério. Achamos muito interessante o contexto da história, como Sherlock Holmes descobriu o mistério. Sua resenha tem muita informação sobre o livro, e podemos participar disso.

    Um abraço para você, e sucesso!!!

  19. Olá, Heitor, tudo bem ?

    Somos do 9º E, e adoramos o livro, porque nós achamos muito interessante a forma como são solucionados os mistérios no final de cada história.

    Esperamos que tenha mais conteúdo de mistério interessantes como esse.

    Obrigado e até a próxima.

  20. Olá, Heitor !

    Boa Tarde , como vai você ?
    Primeiramente queremos dizer que gostamos muito do livro” Os Dançarinos ” .
    Ele nos chamou muita atenção, é interessante a história ,e os desenhos nos deixavam mais próximo da realidade vivida pelos personagens da história contada pelo livro.

    Abraços e obrigado pela atenção !

  21. Olá, Heitor,tudo bem?
    Eu e minha dupla,gostamos muito do livro “Os Dançarinos”…
    Somos alunos da professora Soraya,do 9E…
    Pelo livro,já tivemos muito suspense,quando assistimos ao filme,mais ainda…
    Achamos de entendimento fácil,rápido e prático…
    Para nós,o momento clímax,foi quando Sherlock Holmes estava decifrando o crime…
    Gostamos muito de seu Blog,e estamos felizes de existirem algumas pessoas que influenciam as pessoas á ler,principalmente os mais jovens,pois nós somos o futuro da nossa nação..

    Um grande abraço de Mateus e Felipe,e que você continue com esse lindo trabalho por mais anos e anos…

  22. Olá Heitor, boa tarde!
    Somos alunos do 9E, nós gostamos muito do livro Os Dançarinos e com o filme deixou mais claro o que aconteceu naquela noite. A parte que nós mais gostamos foi quando o mistério foi desvendado.
    Muito bom o seu blog, está de parabéns.
    Obrigado Heitor!

  23. Olá Heitor! tudo bem?
    Nos gostamos muito do HQ, Tá de Parabéns pela história que você elaborou, também gostamos do filme dos dançarinos

    BJS

  24. Olá Heitor,Boa tarde
    Nós não gostamos muito de ler,mas gostamos do seu livro.Vimos também o filme ,achei super da hora
    só que o criminoso se entregou muito fácil .
    Um abraço e um beijo.

  25. Olá Heitor,tudo bem?
    Somos alunos do 9E, da professora Soraya. E lemos o livro “Os dançarinos”.Eu e minha dupla gostamos bastante do livro,é uma leitura de fácil entendimento,e que mistura tragédia e suspense. O livro no nosso ponto de vista,foi interessate
    No primeiro trimestre nossa professora fez um projeto,que tinha como tema ”O Diário de Anne Frank”,achamos o assunto do livro muito interessante.Esse projeto nos troxe bastante conhecimento. E por isso agradecemos o seu trabalho e a parceria com a escola Luiz Gatti.
    Abraço, Camila e Vitor

  26. Boa tarde, Heitor!
    Eu Isaías e Sabrina, achamos muito interessante essa sua análise sobre o livro e esse projeto que você está fazendo com a professora Luciana. Já sobre o livro que você comentou sobre, eu (Isaías) esperava mais dele, porém o tema (enigma/suspense) me agrada muito. O filme, assim como o livro, não foi muito de meu gosto, achei algumas atuações extremamente medianas.

    Eu (Sabrina) achei o livro muito interessante e criativo, a história é muito bem criada por isso que eu apreciei muito, queria ter mais oportunidades de ler outros livros como esse. Sobre o filme eu gostei mais ainda, a atuação, o roteiro e os personagens, enfim, tudo no filme eu gostei, me interessou bastante. Adoro tudo relacionado á suspense.

    Essas foram as nossas opiniões, agradecemos a sua dedicação para a nossa escola.
    Abraços!! Isaías e Sabrina.

  27. Boa tarde, Heitor!
    Nós gostamos muito de filmes e livros com tema enigma e terror, isso fez com que gostássemos muito, tanto do livro quanto do filme! Sua resenha é bem específica e bem resumida, dando para entender exatamente o contexto da história! Vamos concordar que Sherlock Holmes é um detetive extremamente inteligente! Nós achamos que o Sr. Cubitt aceitou muito bem o fato de Elsie não querer falar sobre seu passado, um pouco estranho, não? Mas tudo bem, a confiança prevalecia sobre eles. Esperamos que você continue com esse trabalho incrível, pode ter certeza de que estaremos por aqui outras vezes!
    Agradecemos pela sua resenha e seu ótimo trabalho, abraços, até a próxima!

  28. Ola Heitor,gostamos muito do seu livro os dançarinos ele interage muito com nós que somos adolescentes.
    Agradecemos pela sua resenha e seu ótimo trabalho,muito obrigado ate a próxima!

  29. ola Heitor!
    me chamo, Albert
    eu estou lendo no momento, um mangá de one piece, e quero que você faça uma resenha do capitulo 72

    Obrigado pela sua atenção
    ate mais

  30. Olá Heitor !

    vou ser sincero li o livro “Os Dançarinos” e achei muito confuso, mais um livro bastante interessante de ler e intrigante para chegar ate o final,mas em relação ao filme gostei mais pelo fato de ser mais explicativo e o suspense do filme é muito mais emocionante,mas resumindo gostei mais do filme do que do livro mas os dois são muito legais.

    Obrigado pela atenção

    David 9E

  31. Olá Heitor!

    Nós lemos o livro “Os dançarinos”, eu, Wanderson, gostei do livro, mas minha amiga Alice não gostou do livro, porque ela não curte muito a onda do suspense: só que o livro é bom pela sua história que foi legal por ele conseguir fazer sua própria mensagem para achar o assassino.

  32. Olá Heitor,
    Eu e minha amiga gostamos muito do seu livro e do seu filme. Não gostamos muito de ler , gostamos muito de livro de suspense.Queremos elogia o seu trabalho e seu blog .
    um beijo e um abraço
    adeus

  33. Olá Heitor,tudo bem? Gostei muito do livro ”Os Dançarinos”…
    A leitura da HQ é bastante agradável,rápida e prática… O tema de crime e mistério é muito interessante e prende muito minha atenção já que não sou muito de ler livros.

  34. Ola, boa tarde!

    Heitor, não gostamos muito do final da historia do livro, achamos que ele deveria ser mais emocionante. No filme eles terminam a historia bem diferente do livro, por isso gostamos muito mais do filme do que o livro. Sua resenha ficou muito boa, gostamos do começo ao fim.

    Obrigado pela atenção!

    Ass: 9E

  35. Olá Heitor!
    Gostamos muito do seu blog, gostamos muito de você ter tomado a iniciativa de criar um blog com o tema relacionado à, leitura, pois, isso nos traz mais interesse pela leitura, nos incentivando a ler mais e mais livros.
    Continue assim que você vai longe.
    Um forte abraço!!

    Amanda e Anna

  36. Olá, Heitor, achei muito interessante o seu blog, ótimo como um adolescente consegue fazer algo tão cativante como começar um blog do zero e apenas com onze anos, isso mostra que cada pessoa tem a capacidade de fazer algo importante. Nós trabalhamos com vários livros aqui na escola e isso foi muito legal, um ótimo incentivo a leitura. Gostei muito do livro ”Os Dançarinos” uma hístoria, que cativa, te deixa cada vez com mais vontade de terminar, muito bom o livro. Até Mais… -Matheus.

  37. Olá,Heitor!
    Gostei muito da sua ideia de fazer esse blog principalmente sobre falar dos dançarinos,queríamos te conhecer pessoalmente aqui na Escola Municipal Luiz Gatti,para debatermos sobre o livro,porque quando a Lavínia Rocha,jovem escritora de BH,veio nos visitar, gostamos muito da palestra dela.

  38. Boa tarde!
    Gostariamos de fazer um breve comentário sobre o livro “Os dançarinos”.
    Primeiramente, achamos o livro muito interessante porém, no final foi desmotivante.
    Obrigadas!
    Adrielle Cristina e Ana Clara Monteiro

  39. Olá Heitor!
    Achamos o livro ‘Os dançarinos’ muito legal e envolvente.
    Também achamos seu blog muito interessante e criativo.
    Abraço, Taynara e Thamires!

  40. Olá,Heitor

    Gostamos muito do seu blog,nós achamos o livro muito legal e gostamos muito do sua iniciativa de ajudar os alunos a terem interesse em ler coisas novas, isso me fez a gostar muito de ler.
    nos aprendemos a dar chance a outros assuntos.
    obrigada!!
    Um beijo

  41. Pessoal,

    Fiquei feliz com a participação de vocês, alunos da professora Soraya, no nosso clube de leitura, e agradeço muito a dedicação e o trabalho da professora. Foram tantos comentários, perguntas, análises do livro, do filme, alguns elogios e uma crítica ao blog, que não daria para responder um a um. Então, vou ter que escrever um textão..

    Vou começar pela crítica que disse que eu deveria melhorar a estética do site. Recentemente, eu reformulei o blog, mas acho que dá para melhorar, sim, principalmente nesta seção de comentários. Mudar para poder responder um a um, ficando mais claro e facilitando a leitura, tanto dos comentários como das respostas. Para o nosso clube, que tem muitos comentários, melhoraria bastante! Vou pensar em melhorar outras partes do site, também. Obrigado pela crítica!

    Como eu, a maioria gostou do livro e comparou ao filme. Já falei na resposta às turmas da professora Luciana, que são formatos diferentes. No filme, que tem movimento, acho que fica mais fácil de passar a emoção e o suspense, mas essa HQ também coloca a gente no clima das histórias de Sherlock Holmes. Alguns se queixaram que tanto no livro como no filme, o enigma é resolvido muito rapidamente. Li o conto original, que deu origem ao quadrinho e ao filme e que tem o link aqui nesse post. Lá o suspense é bem maior!

    Alguns me perguntaram o que eu achava que teria acontecido com a Elsie, se ela morreu ou sobreviveu. Antes de acabar a história, o autor dá a dica de que ela estava se recuperando. Eu também tenho a mania de vocês, de querer continuar as histórias dos livros, depois que elas acabam, não tem jeito, tento mudar, mas não consigo. O livro acaba com ela internada, né? Foi isso que o autor contou pra gente, depois disso, não sabemos, e se a gente tentar imaginar, não será a história desse livro, será outra história. A Elsie ficava apavorada, pois sabia quem era o autor dos desenhos.

    Vocês também me contaram, que no trimestre passado, trabalharam com o livro “O diário de Anne Frank” e me pediram que fizesse uma resenha dele para debater. Pois essa resenha já foi feita! Eu também li esse livro e escrevi no blog sobre ele. Vejam o link: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/encontro-de-blogueiros-e-anne-frank/. Escrevi sobre esse livro e outros assuntos, quem quiser pode ir lá e comentar também.

    Alguém me pediu dicas para fazer um blog, disse que já tem canal no YouTube. Este meu blog, pedi para uns amigos, espertos nessa área, fazerem pra mim. Mas tem um monte de sites, que orientam e até hospedam blogues. Para quem tem canal, fazer blog é fácil, quanto ao conteúdo, só precisa escolher um tema. Pensa e depois me conta.

    Pra terminar, vou juntar alguns comentários de vocês e no final, fazer uma proposta. Teve um comentário que disse que acha muito bom, ler a primeira página de um livro e ter vontade de ler muito mais; outro comentou que gosta de conhecer pessoas que influenciam outras a ler; outro disse que está lendo um mangá e gostaria que eu fizesse a resenha dele; outro, que gosta de ficção científica e terror e me pediu a indicação de um livro; e muitos disseram que querem participar do clube de leitura outras vezes. Bem, pretendemos continuar com o nosso clube, pelo menos é a nossa vontade, minha, da professora Luciana e, agora, da professora Soraya também. Vocês terão oportunidade de participar de outros clubes como este.

    Mas o que eu quero propor é outro tipo de clube e que seria mais ou menos assim: vocês das turmas da professora professora Luciana e da professora Soraya montam um grupo de colegas, escolhem um livro (de preferência que tenha na biblioteca da escola), lêem e conversem entre vocês, sobre esse livro. Eu vou fazer o mesmo por aqui e conversar com o meu amigo Lipe. Depois, eu escrevo a resenha e vocês comentam. Seria um desdobramento deste nosso clube, em que a gente vai ter mais autonomia e poder produzir nossos próprios textos. Falem com as suas professoras, tenho certeza que elas vão concordar e ajudar. Melhor: elas seriam as supervisoras desse projeto, que vamos criar sozinhos! O que acham? E depois, quem sabe?, como a Lavínia Rocha, eu também faça uma visita ao Luiz Gatti.

  42. Oi,Heitor!
    Esse clube de leitura rendeu muitos comentários, não é? Isso é muito bom, pois é reflexo do envolvimento dos alunos. Quero agradecer a você por sua atenção e disponibilidade. Quero também parabenizar os alunos que participaram postando comentários bem escritos sobre os assuntos abordados e à Soraya por ter abraçado o nosso clube.
    Até o próximo!

  43. Oi, Heitor!! É a professora Soraya quem quem está falando. Os meninos gostaram demais do trabalho e ficaram igualmente encantados com o blog. Tomara que a gente continue com esta parceria tão enriquecedora!! Até breve!!

  44. Oi, professora Luciana.
    Rendeu, mesmo! Eu que agradeço pela sua dedicação. Nossos clubes de leitura têm ficado cada vez mais bacanas, graças, principalmente, ao interesse dos alunos. É tão bom ver mais pessoas que gostam de ler livros. Isso, até o próximo e espero que seja em breve!
    P.S. – Depois quero ler os contos de enigma dos alunos!

  45. Oi, professora Soraya.
    Que bom que você entrou para o nosso clube de leitura e trouxe suas turmas tão animadas. Muito obrigado pela sua dedicação e pelo seu trabalho. Fiquei muito feliz ao ler todos os comentários e ver o resultado desta edição do nosso clube. Sim, tomara que a gente continue, eu quero, e que seja em breve.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *