A Rússia e minha segunda luta política

Com esse título meu pai disse que parece que vou falar da Revolução Bolchevique e riu, não entendi a piada, ele me explicou, mas não é nada disso, só dei esse nome para o post de hoje, pois achei bonito e é mais ou menos o que vou contar. No post de hoje, vou anunciar dois eventos importantes, um começa amanhã, o outro acontece na próxima sexta-feira.

O primeiro evento se chama “A Rússia visita o Sítio”. Serão diversas atividades organizadas pela Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato em parceria com a Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, realizadas entre os dias 10 e 30 setembro, na própria biblioteca, que fica na rua General Jardim, 485, na Vila Buarque, região central de São Paulo.

Haverá oficina de língua, de culinária, de artesanato e de dança russas, palestra sobre cultura russa e contação de histórias russas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3256-4122, com Marta ou Nilce. Eu já fiz a minha inscrição, vou participar da oficina de língua russa, assistir à palestra sobre cultura russa e também quero ouvir algumas histórias russas. Soube que esse evento é um intercâmbio entre crianças russas e brasileiras. Quando eu for lá, vou conversar com a Sueli e a Muriel, minhas amigas da Lobato, pegar mais informações e contar aqui no blog. Vejam abaixo a programação.

Primeiro Encontro Municipal

Outro dia contei aqui no blog, que participei de uma reunião para discutir a criação do PMLL – Plano Municipal do Livro e da Leitura em São Paulo, e que passei a chamar de “minha segunda luta política” – a primeira foi a luta em defesa da biblioteca do meu bairro, que já contei aqui no blog. O PMLL deve ser criado para “garantir a promoção do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas públicas, escolares e comunitárias a todos os cidadãos e cidadãs do município”. Fui a essa reunião com o meu amigo escritor, Jeosafá, e lá conheci a Bel, do LiteraSampa, o Paulo, da Bibli-ASPA; a Sueli, da Biblioteca Monteiro Lobato; o Miro, do Centro Cultural São Paulo; e o Flavio, o jornalista do sindicato.

Desde então, sempre converso com eles, que continuaram se reunindo com outras pessoas e entidades interessadas em livro e leitura, e agora decidiram organizar um grande encontro municipal para dar início à construção do PMLL/São Paulo. O objetivo desse encontro é ampliar e levar a discussão para as diversas regiões da cidade. Para isso, convidam todas as entidades e pessoas interessadas em discutir o Livro e a Leitura, a fim de construir o Plano da cidade de São Paulo. O evento acontece na próxima sexta-feira, 13 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, que fica na rua Vergueiro, 1000, no Paraíso, e todos estão convidados. Eu vou! Vejam abaixo o convite e a programação.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. interessantes esses eventos, e oportunidade de conhecer melhor a cultura e tradições russas. obrigada, quem sabe nos encontremos lá!

  2. Ih, esse foi só de informes, não tem texto sobre livro…
    eh tudo bem… precisamos mesmo lutar por uma politica de acesso ao livro para que mais crianças possam ler e ter em casa livros…..

  3. Oi, Antonia. Então, nesse não falei de nenhum livro. É isso, mesmo, vamos lutar para democratizar o acesso a todas as crianças ao livro. Apareça lá, se puder.

  4. Oi Heitor, tudo bom? Desculpe não poder sempre acompanhar seu blog como gostaria, mas o tempo parece fugir de mim e acompanho tantos blogs agora que fica difícil saber quando você posta algo novo. Adorei esse intercâmbio entre a cultura brasileira e russa. Esse país está tão distante do nosso imaginário e é bom conhecer coisas novas. Poxa, você está se saindo muito bem como ativista político. Já tem uma futura profissão! Um abraço!

  5. “Heitor! Depois que vi teu convite, fiquei curiosíssima! Fui para lá e gostei demais do que vi: exposição de matrioskas (aquelas bonequinhas coloridas), desenhos feitos por crianças russas sobre como imaginam o Brasil, música, dança, e duas estantes de literatura russa Dostoiévski, Tolstói e outros.
    E olha que foi só o começo!
    Nos vemos sexta-feira. Tem sido muito bom estar contigo nesta luta por mais livro, leitura e bibliotecas na cidade de S.P..
    Você vai levar mais alguém?”

    Até sexta!”

  6. Oi, Iago. Eu compreendo… Também não consigo acompanhar, sempre, todos os blogs que gosto, e fico feliz quando você aparece por aqui. Então, vou participar do evento da Monteiro Lobato e saber mais desse intercâmbio, pra depois contar aqui. Será que estou me saindo bem, mesmo? Só sei que estou gostando bastante das minhas lutas políticas. Abraço!

  7. Oi, Bel. Você já foi ver?! Poxa, soube que ontem teve a abertura, mas foi à noite, e eu não pude ir. Agora, quem está curioso, sou eu! Quero ver tudo, principalmente essa estante de literatura. Dos escritores russos famosos, já li Tolstói e até contei aqui no blog.
    Isso, nos vemos na sexta-feira. Sim, vou com o meu amigo Jeosafá, o pessoal do grupo que ele participa e uma turma de um sarau da zona oeste. Também quero levar alguns amigos da escola. Não vejo a hora… Até sexta!

  8. Ola Heitor o meu nome e Luiz sou aluno da luciana da turma sexto A gosto muito do seu blog se pudesse ficava o dia inteiro mas n posso vocè MUITO legal voce ja conheceu o Marcio Vassalo quero converssa com voce de novo talvez quarta feira meu colega Heitor um GRANDE ABRAÇO Luiz da sexto A

  9. Obrigado, Luiz. Apareça sempre que puder. Na quarta-feira estarei aqui e logo vamos ler outro livro com o clube de leitura. Abração!

  10. Olá, Luiz. Sim, do livro do Márcio Vassallo, do Nelson Cruz, e agora precisamos ver qual vai ser o próximo. Um abraço, Heitor.

  11. Olá Heitor n fui hoje na informatica por que a Luciana n foi e a outra professora n leva agente,a Luciana ta com o pai dela no hospital espero que ele melhore por que a Luciana e muito legal.Abraço Luiz

  12. Oi, Luiz. Eu soube e vamos torcer para o pai dela melhorar. E quando ela voltar, vamos combinar de ler um outro livro. Abraço.

  13. Oi Heitor se voce for falar com o Marcio Vassalo fala para ele se de para ele me coloca em algum livro o assunto pode ser futebol por que eu adoro se voce fazer isso vo ficar muito grato a voce. ABRAÇO LUIZ

  14. Oi, Luiz. Li o livro do Márcio Vassallo, mas eu não conheço ele, e acho que não dá pra pedir essas coisas para um escritor.

  15. Oi voltei, minha vida deu maior volta, mas estou de volta no mesmo lugar.
    A minha luta politica, Heitor, é pela sobrevivência. `Pois é há crianças que não tem a vida garantida. Ufe
    Talvez você não tenha percebido a minha ausência, já que sou anônima mesmo, e depois são tantas coisas no blog
    Mas mesmo envolvido na confusão da minha vida, gosto muito do seu blog. LER é tudo de bom!

  16. Oi, anônimo. Sim, eu percebi sua ausência e já estava com saudades. Que bom que você está de volta e gosta do meu blog! Imagino como deve ser sua vida, minha mãe sempre me fala das injustiças sociais. Ainda bem que tem gente lutando pra mudar essas coisas. Continue lendo e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *