A professora encantadora no clube de leitura

Como já havia anunciado, hoje vamos inaugurar um novo clube de leitura no blog. Esse clube será feito com alunos do 6º ano, da Escola Municipal Luiz Gatti, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Quem está coordenando o clube, lá na escola, são as professoras de Língua Portuguesa, Luciana e Ana Paula – já contei aqui, como conheci a professora Luciana e como surgiu a ideia de fazer o clube. No total, vão participar 170 alunos, aproximadamente.

Hoje vou publicar o post do primeiro livro do nosso clube: A professora encantadora, de Márcio Vassallo, ilustrado por Ana Terra. Nos próximos dias, aos poucos, os alunos vão deixar, aqui, os comentários sobre suas leituras. A professora Luciana me contou que eles já leram, conversaram e desenvolveram algumas atividades em sala de aula. Depois quero saber tudo o que eles fizeram.

Roda de conversa

Eu li no site da editora, a Abacatte Editorial, algumas sugestões de temas para conversar sobre esse livro e chamei o meu amigo Felipe, o Lipe, pra fazer uma “roda de conversa”. O Lipe sempre me ajuda nos clubes de leitura, já falei dele aqui no blog, é o meu melhor amigo, a gente mora na mesma rua e estuda na mesma escola. Antes ele me chamava de Heitor, mas depois que apareceu esse apelido na escola, ele também me chama de Le.

– Gostei da história desse livro, Le. Me lembrou daquela nossa professora do 5º ano, a professora Rose. Você se lembra dela?

– Claro que eu me lembro, Lipe. Ela era maior legal! Era apaixonada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós. Eu já falei dela no blog, no post que fiz sobre o Bartolomeu.

– Sabe Le, acho que foi ela que me ensinou a gostar de leitura. Ela falava dos livros, dos escritores e das histórias de um jeito tão gostoso, que dava maior vontade de ler.

– Ela dizia que ler era a coisa mais gostosa da vida! Lembra?

– Claro que eu lembro.

Adorei o livro A professora encantadora, a história é muito bonita e emocionante. Na roda de conversa com o Lipe, além de lembrar da nossa professora, conversamos sobre o livro e descobrimos muitas coisas. Por enquanto, só vou contar um pouco da história do livro, depois, nas respostas aos comentários, vou revelando as nossas descobertas.

Uma professora diferente

A professora encantadora, de Márcio Vassallo, ilustrado por Ana Terra e publicado pela Abacatte Editorial conta a história da professora Maísa, que “olhava para tudo com olho de assombro e estranheza.” Suas aulas eram assombrosas, estranhas e surpreendentes, e ela se derretia de amor pelas palavras, pelas frases e pelos livros.

Mas o que ela mais gostava era de gente, dos seus alunos. Suas aulas eram muito estranhas. Dava aula de esticar suspiros, por exemplo, e a classe inteira suspirava com ela. Nessas aulas ela pendurava um aviso na porta: “Não entre agora. Estamos suspirando.”

Outra aula estranha da professora Maísa era a que ela ensinava a catar perguntas novas dentro das histórias, das pessoas e de outros lugares. A Maísa dizia que pergunta nova é aquela que desdobra seus alunos por dentro, e ela gostava de desdobrar gente por dentro. A professora Maísa também ensinava a diminuir medos no coração, dividir silêncio na frente de uma beleza e multiplicar poesia no pensamento.

Com isso, seus alunos aprendiam muitas coisas, que naquela escola, só ela sabia ensinar. Mas nem todo mundo aprovava as aulas de Maísa, alguns diziam que ela não preparava os alunos para o futuro. Os alunos adoravam, principalmente um, o mesmo que conta essa história pra gente.

Márcio Vassallo é jornalista, escritor e faz palestras e oficinas sobre educação e formação de leitores. Foi repórter dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa, colaborador da Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil, editou o jornal literário Lector e colaborou com as revistas Você S/A, Crescer e Leituras Compartilhadas. Além de A professora encantadora, publicou Mario Quintana (biografia), Mães: o que elas têm a dizer sobre educação, A princesa Tiana e o sapoGazé,O príncipe sem sonhos, Valentina, A fada afilhada, Da minha praia até o Japão, O menino da chuva no cabelo e Minha princesa africana.

Ana Terra é ilustradora, escritora e contadora de histórias. Tem mais de quarenta livros publicados e suas ilustrações participaram da 5ª e da 6ª Traçando Histórias e da Bienal de Ilustrações Bratislava 2009. Também receberam o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juveni (FNLIJ).

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Oi somos alunos da professora Luciana e lemos o livro da Professora Encantadora e o livro da Carol,e adoramos ler os livros,que bom que você publicou eles no seu blog!!! 8)

  2. oiee Heitor, amei o trabalho do clube de leitura que você fez no seu bolg eu a professora Luciana e todos o 170 aluno estamos muito alegres por te conhecer gostaria de sempre estar comunicando com você amei o livro professora encantadora. beijos e abraços.

  3. Oi Le-Heitor nós gostamos muito do seu blog e do clube de leitura.
    Nós gostamos de você . Somos alunas da professora da professora Luciana.
    Você foi muito gentil com a nossa professora querida .
    Beijos
    Livia e Laryssa.

  4. Olá Heitor Aqui É O Ryan Estou Na Escola Municipal Luiz Gatti Com Minha Turma Do 6°E Na Sala De Informática E Gostaria De Elogiar O Seu Trabalho E Gostei Também Do Livro Carol E a Professora Encantadora.Mesmo Eles Não Sendo Escritos Por Você Me Diverti Muito Com A Turma 🙂
    Também Gostaríamos De Mandar Um Elogio Para O Márcio Vassallo Pelo Seu Belo Trabalho Interesante e Incrível Agradeço Sua Atenção !!!!!!!!!!

  5. Oi, Heitor, nos gostamos muito do livro A Professora Encantadora. A parte que nos gostamos da parte que a professora ensinava a suspirar.

  6. ola Heitor, adorei a sua historia,foi bem criativo a ideia do clube de leitura e eu adorei o livro “Carol” e o livro “a professora encantadora” um grande abraço.

  7. Oi Heitor gostamos do seu blog e da pagina que fez sobre o livro A Professora Encantadora.Nós também gostamos do seu clube de leitura.Nós somos alunas da professora Luciana também gostamos do livro Carol.Tchau.

  8. Oi Heitor! Nós somos alunas da professora Ana Paula. Gostamos do livro a Professora Encantadora, gostamos das ilustrações também. Adoramos a parte que ela ajudava os alunos a suspirar.Também aqui na escola temos uma professora encantadora é a Luciana.

  9. Olá Le-Heitor , Eu sou da turma 6° E fazendo o trabalho com a professora Luciana :D,
    O tópico foi muito interessante pois a maioria das informações dada nós falamos em sala,e foi muito divertido aprender e ao mesmo tempo viver :).Márcio Vassalo fez um grande trabalho ao escrever um livro lembrando de sua vida quando criança .

    Um abraço do Ryan \o_

  10. Ola !! Caro Heitor nos gostamos muito que você colocou o livro ”A Professora Encantadora” no seu blog , somos alunas da professora Luciana temos 11 anos ,gostamos muito de ler, desde que nós lemos o livro do Márcio Vassallo , ficamos entusiasmadas para ler outros livros e a professora apresenta livros muito legais para nos e ficamos feliz por nós conhecer o seu blog.
    tchau ,beijos

  11. Le -heitor a professora Luciana também é uma professora encantadora.
    Ela incentivuo a ler mais.

  12. Oi, somos alunos da professora Ana Paula, ela também é uma professora querida. Gostamos muito do livro A Professora Encantadora. Nós amamos esse livro, é muito bom. O aluno vira escritor para ficar perto da professora encantadora, é muito bonita a historia do livro.

  13. Oi, Heitor! Gostamos muito do livro A Professora Encantadora, amei o trabalho que eu e meu amigo estamos fazendo e queria falar sobre as professoras e os professores daqui do Gatti. Aqui tem muitos professores que são encantadores.

  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse e o fim do kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Oi Heitor sou aluno da professora Luciana eu achei que esse livro muito legal e minha professora também e encantadora .

  16. Oi somos alunos da professora Ana Paula e ela emprestou o livro da professora encantadora. É um livro e muito legal. Gostamos muito da parte que ela ensina a suspirar. Nós aprendemos a suspirar também

  17. oi sou aluno da professora Ana Paula. O livro da professora encantadora é muito legal, eu gostei. Aqui também temos um professora encantadora, ela se chama Teresa é a de Ciências. Eu gosto da aula dela como se fosse do livro, por isso eu gostei do livro e também eu gostei de como o livro foi escrito porque o autor tinha muita vontade de ver a professora que ensinou a suspirar e a aprender muitas coisas legais.

  18. Olá, eu sou aluno da professora Ana Paula. Gostei muito do livro A Professora Encantadora, porque ele me ensinou muitas coisas. O jeito que o autor contou a história foi muito legal. Eu gostei mais da parte que o menino se torna escritor por causa da sua professora. Tenho também uma professora encantadora, que é a Wanessa de educação física.

  19. Olá pessoal, estou muito feliz com o resultado desse trabalho! Fiquei felicíssima com os comentários. Essas turminhas do sexto ano estão arrasando. Obrigado, Heitor, por colaborar com esse sucesso!

  20. ola heitor eu sou aluno da professora luciana e gostei muito do livro a professora encantadora.heitor voce ja conhecia outros livros do Marcio vassallo ?

  21. PARABÉNS, HEITOR, por sua grande ideia! Seu clube de leitura nos proporcionou momentos inéditos!!! Deu muito trabalho???
    PARABÉNS, ALUNOS DAS TURMAS 6A/B/C/D/E – vocês foram simplesmente ótimos! Participaram de tudo com muita boa vontade, dedicação e excelente comportamento! Vocês abraçaram a nossa ideia e curtiram muito! Espero que fiquem boas lembranças e grandes aprendizagens. Cada professora que vocês homenagiaram agradece de maneira especial!
    PARABÉNS, MÁRCIO VASSALLO, seu livro nos encantou e e sua gentileza nos alegrou!
    PARABÉNS, ANA PAULA, pela parceria! Assim fica mais fácil!
    (para variar termino de ler todos os 121 comentários com lágrimas nos olhos!!!kkkkk)Beijos a todos

  22. Ola,Heitor!eu so aluno da Ana Paula eu adorei seu blog amei o livro “A professora encantadora”minha turma toda adorou eu gostei muito e muito legal muito mesmo eu ganhei no kit da prefeitura e leio todo dia

  23. Ola,Heitor!eu so aluno da Ana Paula eu adorei seu blog amei o livro “A professora encantadora”minha turma toda adorou eu gostei muito e muito legal muito mesmo eu ganhei no kit da prefeitura e leio todo dia eu adorei muito.

  24. Oi, pessoal.

    Eu disse que ia responder a todos os comentários, um por um, mas foram muitos! Não vai dar pra responder, assim, não. Então, vou fazer o seguinte, vou dar uma resposta geral. Mas antes, quero agradecer as professoras Luciana e Ana Paula por esse trabalho (que trabalhão!), pela disposição e dedicação. Professoras assim, a gente nunca mais esquece! Não é verdade?

    Também quero agradecer ao escritor Márcio Vassallo, primeiro, pelo livro que ele escreveu, que fez a gente pensar nas nossas professoras encantadoras, depois, por ter participado do nosso clube, deixando um comentário aqui. Clube de leitura com a participação do autor, isso é demais! Outro agradecimento vai para a ilustradora Ana Terra, por ter deixado a história deste livro mais bonita, ainda.

    Mas o meu agradecimento principal, vai pra todos vocês, alunos das turmas 6A/B/C/D/E/F, da Escola Municipal Luiz Gatti, pela participação e pelos comentários sobre o livro, que deixaram aqui. Foi tão legal! Pareceu que depois de ler o livro, nós continuamos vivendo a história dele, aqui no blog.

    Vocês também me fizeram muitas perguntas e deram sugestões de leitura. Vocês me perguntaram se sou bagunceiro ou estudioso. Gosto de estudar, mas também gosto de fazer um pouco de bagunça… Quem não gosta? Também me perguntaram, se eu posso ir para Belo Horizonte. Eu adoraria! Preciso ver se o meu pai me leva.

    Agora, a maioria dos livros que vocês sugeriram pra eu ler, já está na nossa lista. Pois, vocês sabem, não é? Nosso clube não acaba aqui. Ele vai continuar! Ainda vamos ler e conversar sobre muitos outros livros! Muito obrigado! Abraços a todos e a todas, e até logo.

    Heitor.

  25. Oi Heitor.
    Seu blog é mesmo sensacional. Está o máximo este trabalho dos alunos da Luciana com você. Eles só têm elogios para o livro, hein! A Luciana já disse que vai me emprestar pra eu ler e também conhecer essa professora encantadora. Ah, eu nem me apresentei. Meu nome é Rita e leciono História pra estes mesmos alunos, na Escola Municipal Luiz Gatti. Curti muito os comentários deles. Eles são alunos muito queridos e especiais, você já percebeu, né?
    Um abração, Heitor . Foi um prazer conhecer você. Tchau.
    Rita

  26. Obrigado, professora Rita. Eu também adorei o nosso clube de leitura e tenho certeza que você também vai gostar desse livro. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  27. muito obrigado pelo tudo que você falou.. obrigado mesmo.. todos seus livros e muito otimo.. adorei d+++
    *-* kkkkkk
    🙂
    fique com deus…

  28. Ola eu me chamo Millena tenho 11anos de idade e gostei muito de conheser seu blog e de3 falar com vc e adoraria que você viesse aqui em Belo Horizonte nos visitar.

  29. Amigo de todo o mundo não é amigo de ninguém
    (Arthur Shopenhauer)
    Não existem pessoas desconhecidas, existem amizades que ainda não tivemos a alegria de conhecer
    (Autor Desconhecido)
    A adversidade é a pedra de toque da amizade
    (Namertes)
    Não há solidão mais triste do que a do homem sem amigos
    (B legal seu livro

  30. Olà Heitor Gostamos De Dizer Que Amamos Seu Trabalho E Também Muito Do Livro Carol E De Outros Que Virão Por Aí De Muitos Autores.
    Da Escola Municipial Luiz Gatti 🙂
    Do 6°E.

  31. porque nos dá uma perspectiva para julgá-la. Cada vez que lavo as mãos penso nisso. E me absolvo.

    Vida

    Ano novo, vida velha. A vida é mais do que calendários, fusos ou órbita gravitacional.

    Vida

    Nostalgia é saudade do que vivi,melancolia é saudede do que não vivi.

    Saudade de Quem Morreu

    Não podemos negar-lhes o direito de serem jovens … E tolos.

    Direito, Moral

    Deixei de acreditar em Deus no dia em que vi o Brasil perder a Copa do Mundo no Maracanã…

    Depoimentos de Orkut

    Antes da frase do De Gaulle, todo brasileiro sério já sabia disso.

    Distância, Amizade, Aniversário

    Biquínis e mensagens devem ser curtos para aguçar o interesse e longos o suficiente para cobrir o objeto.

    Solteiros

    As cabeças jovens foram feitas para bater de encontro a paredes. Quase todas conseguem sobreviver.

    Amor de Pai e Filho, Conhecer melhor você, Ousadia

    Vivo como posso, e posso muito porque tenho ideias

    Errar e Acertar

    Refreie a sua concupiscência, amigo ! Respeite os nossos velhos, a Reserva Moral da Nação.

    brendo 6e

  32. Ola caro Heitor! gostei muito de te conhecer e gostaria se você pudesse vir aqui nos conhecer 🙂 🙂 🙂 🙂

  33. ola Heitor,sua resposta foi muito boa e gostaria que você lesse com bastante carinho o livro que nos da ESCOLA MUNICIPAL LUIZ GATTI indicamos,um grande abraço CATHIA

  34. Uau! São tantos cometários que ficou difícil de responder né! Parabéns pelo sucesso Heitor. Puderas, com seu blog tão cheio de novidades. Continue assim!

  35. Oi, Iago. Obrigado! Pois é… muitos comentários, mesmo! Adorei, mas tive que dar uma resposta geral.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *