Li história legal de um menino chamado Luís

Minhas férias já estão acabando e logo vão começar as aulas. Eu gosto das férias, a gente não tem muito horário pra fazer as coisas, mas tudo bem, eu gosto de ir à escola, também. Mas o que está me deixando mais feliz, mesmo, é voltar às aulas e continuar o meu clube de leitura com os alunos da EMEF Itaim A. Logo eu vou poder escrever sobre o nosso primeiro livro lido e vou esperar o comentário deles. Não vejo a hora disso acontecer! Nesses dias eu ganhei mais brindes para sortear no clube. Com a quantidade de brindes que eu estou ganhando, acho que vai dar para fazer outro clube de leitura.

A Taís da Editora Martin Claret me mandou dois exemplares de um livro com três histórias de uma escritora inglesa muito famosa, a Jane Austen, que nasceu em 1775 e morreu em 1817. Um exemplar ela deu pra mim e o outro é para eu sortear no clube. Ela me disse que essa escritora não escreveu literatura infantojuvenil, mas que os livros dela são muito lidos pelos adolescentes. Vou ler e contar aqui no blog! Acho que eu vou gostar, afinal, já sou quase um adolescente, não sou?

O Carlos José dos Santos que é professor, escritor e poeta também mandou um livro de presente pra mim e seis livros para sortear no clube de leitura. O livro que ele me deu de presente chama-se Pérolas, são poesias sobre essas coisas que a gente fala ou escreve e que são verdadeiras “pérolas”. Eu não sabia disso, meu pai que me explicou. Eu dei uma olhada, tem umas muito legais e outras engraçadas. Vou ler e depois vou contar aqui. Os outros que ele deu para sortear são livros de poesia e de contos.

Outra escritora que me deu um livro de presente foi a Lúcia Winther. Ela escreveu a história de um menino que já estava no quinto ano, mas não sabia ler direito, o livro se chama O menino que não entendia o que lia. Também vou ler e depois vou contar aqui. Também ganhei uma revista em quadrinhos da Petra. Ela sempre coloca comentários aqui no blog e está me ajudando na campanha contra o fechamento da biblioteca. Outro dia eu conheci a Petra pessoalmente, ela me deu uma revista em quadrinhos e disse que vai me mandar mais. Quero ler todas e depois contar aqui.

Quanta coisa está acontecendo. Que bom! Desse jeito, nunca vai faltar assunto para o meu blog. Hoje, por exemplo, eu vou falar de outro livro que eu ganhei, já li e adorei! O livro se chama Olha a cocada, da Eloí Bocheco, com ilustrações de Walther Moreira Santos, publicado pela Editora Movimento. A Eloí acompanha o meu blog, sempre deixa um comentário e diz que gosta muito dele. Ela já escreveu um monte de livros e acaba de lançar esse, que ela me mandou de presente. O livro conta a história de um menino chamado Luís, que mora no Morro da Neblina, na cidade de Florianópolis (SC). O Luís queria estudar na classe da professora Letícia, mas caiu na turma de outra professora. Ele fez de tudo, conversou com a supervisora e conseguiu mudar de sala. Ele gostava da Letícia porque as aulas dela sempre “mudam de jeito”. “Uma hora é pra contar da gente. Outra hora é pra inventar. Tem dias que são para ‘sair de casa’ e visitar coisas que nem museus, planetários, feiras de livros. Tem hora que é pra ouvir. Tem vezes que é pra ler em voz alta pra aprender a ouvir a própria voz.” O Luís achou legal ouvir a própria voz, ele nunca tinha ouvido. Ele achou que a gente aumenta de tamanho quando ouve a própria voz.

É o próprio Luís que conta essa história, que tem outros personagens, o seu irmão mais novo, o Breno e a sua amiga, a Lúti. Eu gostei do jeito dele contar. Sempre que eu leio um livro, eu presto bastante atenção no jeito que a história é contada. Vou lendo, observando, pegando um pouquinho de cada jeito, e descobrindo o meu jeito de contar. Vou colar nesse Luís, eu acho que ele pode me ajudar a contar as minhas histórias. A professora Letícia também fazia mutirão poético, a turma dela ia nas outras salas ler poesia. A Letícia também tinha um balaio cheio de livros no canto da sala. Todos os alunos dela pegavam os livros pra ler nas horas de leitura ou pra levar pra casa. A professora também pedia para os alunos escreverem cartas para os escritores que eles leram. O Luís escreveu uma carta para a Cora Coralina e ele mostra a carta no livro. Uma coisa bem legal que a professora Letícia fez com a turma foi pedir pra eles escreverem um livro chamado O livro da minha vida. Cada aluno ia escrever a sua história. O Luís não sabia por onde começar, ele queria falar do seu pai, mas era uma parte triste e achou que não valia a pena começar o livro com coisa triste. Foi perguntar para professora e ela respondeu com outra pergunta: por que não? E o Luís começou a sua história pelo seu pai. E assim segue o livro da Eloí, com o Luís contando sua história. Tem umas partes tristes e outras engraçadas. É uma história bem legal. Eu gostei muito!

Eloí Bocheco mora na cidade de Bombinhas (SC). Escritora formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Alfabetização e Metodologias de Leitura. Atuou, até a aposentadoria, como professora, em classe, e como responsável pela biblioteca escolar. Escreveu muitos livros e ganhou diversos prêmios. Coordenou, durante dez anos, a pauta do Jornal de Literatura Infantil e Juvenil O Balainho – da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Ela também tem blogs: http://wwwprosaseversos.blogspot.com/ http://wwwsaladeferramentas.blogspot.com/.

“Fica Décio, fica!”

Na sexta-feira passada eu fui à reinauguração do Teatro Décio de Almeida Prado, vizinho da minha biblioteca, a Anne Frank. A prefeitura reabriu o teatro, mas quer derrubar, junto com todo quarteirão. Eu já falei disso aqui no blog. O pessoal do movimento de defesa do quarteirão estava todo lá, estenderam faixas e distribuíram um folheto bem bacana,que eu coloquei aí ao lado. O teatro está lindo! Vocês precisam ver. Teve show da Graziela Medori, ela é filha de uma cantora bem famosa, chamada Cláudia. Ela cantou e defendeu o teatro. “Vamos manter esse espaço, ele é muito bom”. Neste fim de semana tem mais show e eu vou. A cantora Izzy Gordon vai se apresentar na sexta, sábado e domingo, às 19 horas. Eu quero conversar com a Izzy. Ela e o marido dela, o Edu são amigos do meu pai! Meu pai me disse que ela tem um CD com músicas de uma cantora e compositora antiga, que já morreu, chamada Dolores Duran. Ela é sobrinha da Dolores. Neste ano a Izzy lançou outro CD. Não quero perder esse show e também quero continuar a minha luta em defesa do quarteirão e da minha biblioteca. O Teatro Décio de Almeida Prado fica na Rua Cojuba, 45, no Itaim Bibi.

Agenda de eventos

A Regina Marchi colocou um comentário no blog dizendo que no dia 5 de agosto vai acontecer em sua cidade (Potim-SP) o “2º Interagindo com Monteiro Lobato”. Ela disse que esse evento “tem por objetivo discutir com educadores, a questão do pedido de veto a obra de Lobato, bem como oferecer alternativas para o trabalho com estratégias de leitura.” Na primeira edição do evento eles discutiram o livro Caçadas de Pedrinho e nesta edição eles vão falar sobre o Reinações de Narizinho. Quem quiser saber mais: http://letrasdovale.com.br. O comentário da Regina me deu uma ideia: Vou falar com o pessoal da Sintaxe e ver se dá pra gente abrir aqui no blog uma agenda de eventos e quem quiser divulgar o seu evento é só mandar pra cá, que a gente publica.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Obrigada, Heitor, por divulgar meu livro em seu blog. Fiquei muito honrada e feliz com sua leitura. Acho que Luís, Lúti e Breno também ficaram felizes em conhecer um leitor tão íntimo das palavras como você.
    E gostei de saber sobre a sobrinha de Dolores Duran. Vou procurar o CD que você fala. Deve ser lindo! Abraço poético

  2. Oi, Eloí. Gostei da história do Luís, da Lúti e do Breno. Como eu disse no post, ela tem umas partes tristes, mas é bonita demais! Fiquei muito emocionado lendo o seu livro! Obrigado pelo presente. Ontem fui assistir ao show da Izzy Gordon, ela tem dois CDs, um deles tem músicas da Dolores Duran, e já está gravando o terceiro. No show ela disse que o novo disco vai ter músicas de compositores negros.

  3. Querido Heitor

    Pelo o que eu acompanhei no seu blog você teve umas férias bem legais e agitadas não é mesmo? parabéns, você merece que muitas coisas boas lhe aconteçam, porque é um garoto “exemplar”, que parece amar a vida e a arte de descobri-la!!! Logo estaremos dando continuidade ao nosso clube de leitura, as férias chegaram ao fim e vamos voltar cheios de boas expectativas. beijos com carinho, sempre sua fã, Professora Rose!

  4. Obrigado Luis, obrigado Heitor e a toda equipe da sintaxe pela referência ao meu nome e por destacar as minhas “Pérolas” em seu blog. Fico muito feliz em poder colaborar com o Clube de Leitura, pois como professor de Sala de Leitura, escritor e grande incentivador dessa atividade neste país, isso era o mínimo que eu poderia fazer por iniciativa como a sua. Conte sempre comigo.
    Seu admirador, Carlos José dos Santos

  5. Oi, Carlos. Obrigado, mesmo! O pessoal da sintaxe também agradece. Eu vou ler todas as suas “Pérolas”.

  6. Oi, Professora Rose. Parece mentira… mas eu estou muito feliz que terminaram as férias. Vamos continuar o nosso clube de leitura! OBA!!!!

  7. Olá, Eloí.
    O título do livro – Olha a cocada! – remete à minha infância povoada de doces caseiros. As histórias das professoras e dos alunos são exemplos de amor à literatura e à poesia. Coisa rara nos dias de hoje.

  8. Olá,caro Heitor
    a minha professora pediu já faz algum tempo,e bom como eu só consigo entrar de sábado eu falo hoje.
    Então,a minha professora Rosemary que está organizando o clube de leitura na E.M.E.F Itaim A nos pediu para fazer o significado de nossos nomes bom o significado do meu nome que é Jennifer é:’Suprema’ nome de origem Grega bom é isso tchau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *