Li história de mudança na vida de menino

Nesta semana o pessoal da Sintaxe me ligou.

– Tudo bem, Heitor?

– Tudo. E vocês?

– Também estamos bem, obrigado. Liguei para pedir que você tenha um pouco de paciência com o clube de leitura.

– Teve algum problema?

– Não exatamente. Falamos com a professora Rose e ela pediu para você esperar mais um pouco para publicar o primeiro post do clube. Os alunos já leram o livro e fizeram as rodas de conversa, mas nesta semana eles estão em provas. É a última semana antes do recesso e não vão ter tempo de colocar os comentários. Ela pediu para você publicar quando voltarem às aulas, depois do recesso. Tudo bem?

– Tudo.

– A professora disse que vai colocar um comentário no blog, explicando tudo direitinho pra você. Tudo bem, mesmo, Heitor?

– Sim. Às vezes eu fico um pouco ansioso. Acho esse nosso clube de leitura o maior legal e queria colocar logo o post para receber os comentários dos alunos da EMEF Itaim A. Não vejo a hora disso acontecer. Mas eu sei que é difícil organizar a leitura de cento e oitenta alunos. A professora Rose está tendo muito trabalho!

– Para lhe consolar, vamos lhe mandar um livro de presente. Se você gostar, pode comentar no blog.

– Oba!!! Qual é o livro?

– O livro é o Pra voar mais alto, da Flávia Côrtes, com ilustrações da Camila Matos. Esse livro tem um projeto gráfico muito bonito e conta uma história bem legal. Acabou de sair pela Editora Biruta. Acho que você vai gostar.

– Legal. Obrigado!

Eu li e gostei muito! Pra voar mais alto conta a história do Quequé, um menino de onze anos, que perdeu o pai e não queria de jeito nenhum aceitar um novo homem na sua casa, o namorado da mãe. Foi uma grande mudança que aconteceu na vida do menino, ele teve que enfrentar a morte do pai e a chegada do padrasto. A história começa com o menino durante uma aula de matemática, refletindo sobre a palavra saudade. Quequé vive sonhando, imaginando e viajando, e sempre que isso acontece o livro apresenta umas páginas com as letras grandes e bem coloridas. A gente logo vê que aquilo é uma viagem do Quequé. Na história, a mãe tenta aproximar o filho do seu namorado, inventa passeios, brincadeiras, jogo de ludo, almoço fora, sorvete, viagem de férias com os três, faz de tudo, mas o menino resiste e não quer aceitar que outro homem ocupe o lugar que era do seu pai. Lendo o livro, em algumas partes, me senti como o Quequé, e tive saudades. Não sei exatamente do quê, mas tive muitas saudades. No texto de apresentação do livro diz que “esta obra agrada tanto crianças, que se identificam com a personagem, quanto adultos, que podem apreciar a narrativa familiar, de tema tão delicado, tecida com inteligência e sensibilidade pela autora, Flavia Côrtes.” Então taí, uma dica para crianças e gente grande!

Flávia Côrtes é carioca e vive no Rio de Janeiro, com marido e duas filhas. Formou-se em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também se especializou em Literatura Infantil e Juvenil. É tradutora e escreve livros para crianças e jovens. Apaixonada pelos livros, aprendeu a ler muito cedo. Aos seis anos começou a escrever e não pretende parar tão cedo.

Camila Matos mora no interior do Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim. Sempre gostou de desenhos animados e todo tipo de obra de humor gráfico (charge, caricatura). Até os dezessete anos queria de ser médica, quando descobriu o curso de Design Gráfico, e se formou em 2007. Começou a trabalhar com ilustrações de livros recentemente, e não pretende mais parar.

Primeiro aniversário e Flip

Na semana passada o Blog do Le-Heitor completou um ano de vida. Nesse tempo conheci um monte de escritores, li bastante livros e contei muitas histórias. O reloginho contador dele, lá embaixo, no pé da página, já está marcando mais de doze mil páginas visitadas. São mais de mil páginas por mês! Nesse período, recebi mais de duzentos comentários no blog e um monte de e-mails. Já me disseram que esses números são muito bons. Fiz alguns amigos e tem muita gente me ajudando a divulgar. Ganhei livros de escritores e de editoras. Estamos fazendo o clube de leitura com o apoio de três editoras e soube também que o blog até já virou trabalho em sala de aula. Estou muito feliz! Vou continuar escrevendo e divulgando.
Na próxima quarta-feira vou para a Flip com os meus pais. A Flip é uma festa literária que acontece todo ano na cidade de Paraty. Meus pais já foram lá, mas eu nunca fui. Vou pela primeira vez! Já contei isso aqui no blog. Quero assistir às palestras, conversar com os escritores, ver e fazer um monte de coisa, e depois contar tudo aqui. Aguardem!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Puxa, Heitor! Fiquei tão feliz por saber que você leu o meu livro e gostou tanto!
    O Quequé tem mais ou menos a sua idade e por isso eu vou te contar um segredo, mas que fique só entre nós.
    Eu chorei muito pra escrever essa história porque o jeito que ele lida com as coisas e a saudade grande que ele tem no peito, me emocionam demais.
    Adorei o seu blog e vou sempre passar por aqui para ver as novidades.
    Mil beijinhos pra você e todos os leitores.
    Flávia Côrtes

  2. Oi, Flávia. Fiquei muito feliz com o seu comentário. Eu adoro quando eu leio um livro, falo dele aqui no blog e o autor vem, e deixa um comentário. Eu também vou te contar um segredo: aquela saudade que eu disse que senti enquanto lia o livro, me fez chorar, um pouquinho só, mas eu também chorei.

  3. Heitor, vou para a Flip também. Chego na sexta-feira, dia 7.
    Ansiosa para a mesa do Joe Sacco no sábado.
    Quem sabe a gente não se vê por lá.
    Blog cada vez mais lindo.
    Bjs.

  4. Oi, Cecilia. Que bom! Vamos todos para Flip! Eu vou ver o Joe Sacco no palco da Flipzona, no sábado, às 16. Mas vou procurar você na mesa dele, na Flip. Sim, vamos nos encontrar lá. Obrigado!

  5. Querido Heitor!

    Em primeiro lugar quero agradecer por você ter aceito o nosso convite em participar do clube de leitura! Pode ter certeza que aqui na “E.M.E.F Itaim A” você já faz o maior sucesso…Como o pessoal da sintaxe te informou, as leituras por aqui vão de “vento em popa” ou seja, as crianças que participam do clube de leitura se mostram interessadas e estão gostando muito das histórias. Peço a você, em primeiro lugar, desculpas por lhe deixar um pouco ansioso, mas te garanto que vai ser muito legal. É que a dinâmica da escola é bem corrida e nestas duas últimas semanas de aula os alunos participaram de provas da “Cidade”(realizadas em dois dias estipulados pela Prefeitura) e nesta última semana de aulas, até o recesso, estão fazendo o provão da Escola, também em dois dias. Isso dificultou que eles tivessem acesso para postar os comentários. Mas tenha só um pouquinho de paciência que o nosso clube vai “bombar”! Eu queria aproveitar para lhe dar os parabéns, curto muito o seu blog, as dicas de leitura e te acho um menino super descolado e inteligente. Espero que os meus queridos alunos sigam teu exemplo e se tornem cada vez mais uns leitores de “mundo”, como você. Aliás, eu como professora de leitura desejo que todas as crianças tenham acesso a bons livros e assim transformem o mundo em um lugar melhor de se viver! Você aceita as minhas desculpas? Então até breve, beijos, Professora Rose.

  6. Oi, Professora Rose. Que bom…! O pessoal da Sintaxe falou que você ia colocar um comentário aqui… Não precisa pedir desculpas, não. Eu sei. Deve dar muito trabalho organizar a leitura de cento e oitenta alunos, além de todas as coisas que a gente ter que fazer na escola. Não é? Eu que às vezes fico um pouco ansioso e quero tudo na hora. Minha mãe sempre diz isso pra mim. Fico feliz que você tenha gostado do meu blog e que os alunos estejam curtindo as leituras. Eu também acho que o nosso clube de leitura vai bombar. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *