Hoje vou falar de uma sugestão de leitura que recebi da professora Luciana: Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, de Cristiane Lisbôa. A Luciana é professora de Língua Portuguesa em Belo Horizonte e leu esse livro com seus alunos. Ela disse que “amou” o livro e que a autora conversou com os alunos dela pelo skype. A professora Luciana conheceu meu blog quando foi trabalhar com o livro Carol, em sala de aula, leu a postagem que fiz aqui sobre as histórias em quadrinhos do Laerte e deixou um comentário.
Mas antes de falar desse livro, vou anunciar dois novos clubes de leitura que vamos fazer aqui, em breve. Um será com os alunos do professor Carlos, de São José dos Campos. Conheci o professor Carlos, pessoalmente, na Bienal do Livro. Além de professor, ele também é escritor e eu já falei de um livro dele aqui no blog, o Jogadas bem-assombradas da série Histórias da Lua-Cheia. Depois desse, ele já publicou outro da mesma série: O dia em que tentaram virar os pés do Curupira, que ainda não li, mas quero ler!
O professor Carlos sugeriu um título bem legal pra gente ler no clube, O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho. Ele disse que leu O Gênio do Crime aos 12 anos de idade e foi um dos livros que o incentivou à leitura. O meu amigo Lipe já está lendo, ele sempre me ajuda nos clubes de leitura, lê também e depois conversamos, antes de eu publicar o post. Aprendi isso com a professora Rose, que fazia rodas de conversa com os alunos. Aqui, eu faço minha roda com o Lipe.
O outro clube de leitura que vamos fazer será com os alunos da professora Luciana, de Belo Horizonte, a mesma que me deu a sugestão do Papel-manteiga para embrulhar segredos. Quando a professora Luciana deixou o comentário no blog, alguns alunos dela também comentaram e disseram que minhas postagens tinham ajudado na leitura dos livros. Teve uma que disse até que o post lhe ajudou tanto, que achava que ia tirar nota dez no trabalho.
Fiquei muito feliz com os comentários, perguntei quais seriam os próximos livros que iriam ler, dei a ideia do clube de leitura e pedi a eles que conversassem com a professora. No final, troquei e-mails com a professora Luciana, ela gostou da ideia e sugeriu uma lista de livros para o nosso clube de leitura. Vamos começar pelo A professora encantadora, de Márcio Vassallo, ilustrado por Ana Terra e depois vamos ler Os herdeiros do Lobo, de Nelson Cruz.
Romance epistolar
Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, de Cristiane Lisbôa, publicado pela editora Memória Visual é um romance epistolar, em que a história é contada por meio de cartas. Epístola é carta em latim. O livro tem também receitas culinárias escritas pela gastrônoma e redatora publicitária Tatiana Damberg.
Pesquisei e descobri que o objetivo do romance epistolar é dar maior realismo a história e que esse estilo teve seu auge nos séculos XVIII e XIX, com Montesquieu (Cartas persas), Samuel Richardson (Pamela), Honoré de Balzac (Memórias de duas jovens esposas), entre outros. Mas há romances recentes, como A cor púrpura (1982), de Alice Walker, e A caixa preta (1987), de Amos Oz, que também usaram essa técnica.
As cartas de Papel-manteiga para embrulhar segredos são escritas por Antônia e endereçadas a sua bisavó.
“Bisa Ana
Estou em alguma parte do mapa. Não posso dizer qual, pelos motivos que nós duas sabemos. Espero eu, e imagino, espera a senhora, que estejamos fazendo a coisa certa. Chegamos de carro na casa onde também funciona o restaurante. É inteira de pedras com janelas enormes, que em alguns casos vão até o teto. Temos, cada uma, um quarto minúsculo. O único cômodo espaçoso e arejado da casa é a cozinha, o que era de se esperar. Tudo me assusta. Sobretudo ter que confiar apenas na minha memória “degustativa”. Senhorita Virgínia revisou minha mala e tirou de lá o gravador de fitas pequenas, os blocos, os lápis e meu relógio. Disse que não devolveria jamais, o que me causou péssima primeira impressão. (…) Se isso for um castigo divino por estar desobedecendo a Mamãe, imagino que será cumprido nos mínimos detalhes.
Já com saudades, Antônia“
Antônia fugiu de casa para fazer um curso de gastronomia e não deixou carta alguma para sua mãe, foi aprender a cozinhar com a Senhorita Virgínia, num país onde nem sabia falar a língua. Ela tinha divergências com a mãe, que nunca a perdoou “por aprender a fazer bolo antes de entender o que significava submissão.” Sua mãe era professora universitária e não aprovava o fato de sua filha amar “o ambiente doméstico e, sobretudo, as cozinhas.” Antônia achava que isso não era uma vergonha e que para ser mulher moderna ela não precisava mentir que não gostava de panos de prato.
As cartas de Antônia para sua bisavó, que no final foram escritas em papel-manteiga, traziam no verso as misteriosas receitas da Senhorita Virgínia, escritas por Tatiana Damberg, e algumas lembranças curiosas e surpreendentes de sua professora.
Cristiane Lisbôa nasceu em Uruguaiana (RS), é escritora e, além de Papel-manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias, ela também publicou Pequenos pedaços soltos de histórias de amor às vezes verdadeiras (Fina Flor), que foi traduzido para o inglês e espanhol; Deles e quase o resto (Fina Flor), adquirido pela grife paulistana Madalena, que aplicou os contos em saias, vestidos e blusas de uma coleção chamada Literatura inclusa; Sylvia não sabe dançar (Mercuryo) e Duas pessoas são muitas coisas (Memória Visual). Ela edita um blog: www.cristianelisboa.zip.net
Tatiana Damberg é gastrônoma por vocação, desde pequena, quando acompanhava o pai à feira e decorava as tortas de sua mãe. Estudiosa de todas as coisas comestíveis, adora cozinhar e escrever a respeito. Além da paixão pelos sabores, gosta das palavras e trabalha com redação publicitária. Ela também edita um blog: www.mixirica.com.br
Contador zerado
Na quarta-feira passada, o contador de visitas do meu blog zerou sozinho. Ele já marcava mais de 43.200 visitas. A partir desse dia, ele registrava algumas visitas e zerava novamente. Agora, ele não está contando nada, não sai do número 1. Já reclamei, disseram que isso aconteceu, também, com outros blogs hospedados lá e estão tentando resolver o problema.