Vou virar personagem de livro!

Agora eu posso contar, já saiu até no jornal

Folha de S. Paulo – sábado, 23 de maio de 2015 – Painel das Letras por Raquel Cozer: Biblioteca – O movimento de moradores do Itaim Bibi que culminou, em 2012, com a desistência do então prefeito Kassab de demolir a biblioteca Anne Frank, em terreno que seria entregue a construtora, originou um romance. Será o primeiro juvenil do jornalista João Luiz Marques. “Os Meninos da Biblioteca” sai pela Biruta em junho.

Uma vez ouvi uma professora dizer uma frase, que me fez ficar horas pensando: “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”  Lembrei dessa frase, pois no post de hoje vou falar de mim. Não gosto de ficar falando só de mim e acho muito chatas essas pessoas que só falam de si. Mas será que quando eu falei dos livros que li, dos escritores que conheci, e dos passeios e amigos que fiz, não estava falando mais de mim, também? Vou pensar… Enquanto isso, peço licença pra falar de mim e do meu livro! Acho que hoje eu posso, tenho direito, pois daqui uns dias, vou realizar o maior sonho da minha vida: Vou virar personagem de livro! Quer dizer, já virei, vi o PDF, está lindo, o livro já está na gráfica e fica pronto no começo de junho.

Os Meninos da Biblioteca

O livro em que sou o personagem principal e o narrador se chama Os Meninos da Biblioteca, foi escrito pelo meu amigo João Luiz Marques, o mesmo que me deu de presente e ajuda a divulgar este blog; ilustrado pelo Rômolo, que ainda não o conheço pessoalmente, mas estou louco pra conhecer – adorei o jeito como ele ilustrou a mim e toda história; e editado pela Biruta, que já conheço quase todos que trabalham lá, e adoro os livros que eles publicam.

Os Meninos da Biblioteca conta a história da luta que participei, minha primeira luta política, a luta em defesa da biblioteca do meu bairro, a Anne Frank. O prefeito queria demolir todo o quarteirão onde ela fica e entregar o terreno a uma construtora, para fazer prédios de apartamentos de luxo para poucos. Algumas cenas dessa história eu contei aqui no blog, na época em que ela aconteceu, mas no livro é “outra história”, lá eu conto todos os seus detalhes, que foi até notícia de jornal, e conto também a outra parte da história, que só eu e meus amigos conseguimos ver.

Travamos uma verdadeira guerra com os homens do prefeito para defender nossa biblioteca do ataque inimigo! Além dos meus amigos da escola e da biblioteca, também participaram das batalhas personagens de outros livros, que trouxeram para nossa luta, todo o conhecimento que adquiriram nas suas próprias histórias. A ajuda desses personagens foi fundamental para colocar em prática nossa estratégia de luta. Nos próximos posts, conto mais.

O dia que recebi uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo por minha “contribuição para preservação das memórias e defesa da qualidade sócio-cultural da região.” Esta história também estará no livro!

Lançamento

O lançamento de Os Meninos da Biblioteca será no dia 30 de junho, terça-feira, às 19h30, na biblioteca Mário de Andrade. Vamos mandar convites para todos os nossos contatos, mas já vai reservando o dia.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Caraca!
    Mortinha aqui de curiosidade, não vejo a hora de poder lê-lo, Heitor!
    Teu amigo João Luiz é um cara supimpa!

    beiJOYs

  2. Oi, Joyce. Logo logo o livro estará pronto, vou adorar que você leia. Também o acho “supimpa”. 🙂 Beijos

  3. Oi, Flávia. Obrigado! Uma vez você disse que poderia virar um livro… e virou, mesmo. Faço questão de autografar um livro para você! Beijinhos.

  4. Liana querida, quero você no lançamento. Você não pode faltar! Depois mando o convite. Beijinhos e saudades, também.

  5. Que maravilha! Parabéns ao Heitor e ao João Luis Marques! Esse lançamento não posso perder!!!!!!!!!

  6. Obrigado, Heidi! Já transmiti seus parabéns a ele, que também agradece 🙂 Vamos adorar ver você no lançamento!

  7. Quero muito ler o seu livro, Heitor. Salvar uma biblioteca ´´e uma coisa maravilhosa. Estou bem orgulhoso de voc^e! Não esqueça de me avisar do lançamento, viu?

  8. Oi, Claudio. Que bom! Obrigado. Não vou esquecer, não. Quero muito que você vá ao lançamento.

  9. Nossa eu nem acredito! Que maravilhoso, Heitor.
    Vou te contar um segredo meu eu também sou um personagem que vive em abrigo.
    O seu amigo poderia fazer um livro sobre nós …

  10. Parabénssssss, Heitor.
    Acompanhei sua luta e fico feliz de saber o desfecho e da publicação do livro. Aliás, adorei o título da obra “Os meninos da bibliotecas”. Já me ganhou.
    Estou ansiosa pra ver. Beijos.

  11. Obrigado, Cecília!
    Você acompanhou e sempre apoiou a nossa luta. Tomara que goste do jeito que contei a história.
    Beijos.

  12. Oi, Eloí. Obrigado! Depois de ler, vou querer saber se você gostou… Eu também adoro a editora Biruta, fiquei muito feliz quando eles decidiram publicar essa minha história. Abração.

  13. Parabéns, e mais ainda por ser na Mario de Andrade, valeu amigo, estarei lá pra pedir o autógrafo do Heitor. Abraços carinhosos Nena

  14. Oi, Nena. Obrigado! Que bom que você vai ao lançamento, ficarei feliz. Você fez parte dessa luta! Abraços.

  15. Parabéns, estou organizando um Book Tour, onde Os Meninos da Biblioteca irá passear pelo Brasil e encantar a muitas pessoas. Estou ansiosa para lê-lo. Beijooos

  16. OBA!!! Hoje mesmo estava pensando nisso: Será que o meu livro terá um Book Tour? Que ótima notícia, Kris! Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *