o que escrevo aqui

Uma vez uma amiga me desejou “boas le-heituras”. Adorei a expressão e agora resolvi adotar: Neste blog escrevo as minhas le-heituras! Nessa nova fase vou continuar a escrever sobre os livros que leio – as minhas quase resenhas -, vou falar de lançamentos, passeios e eventos literários, dos amigos que tenho (e dos que fizer) no mundo dos livros; mas o que eu quero, principalmente, é organizar projetos de mediação de leitura, vou retomar os nossos clubes de leitura e espero descobrir novos projetos. Sugestões serão bem-vindas!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Oi, alunos da escola municipal Luís Gatti, de Belo Horizonte. Obrigado por compartilharem o trabalho que fizeram com a professora Rita, de História, e a professora Luciana, de Língua Portuguesa, com o livro “Meu Tempo e o Seu”. Obrigado também pela sugestão de leitura, gosto muito de livros que contam histórias assim, a gente fica sabendo como eram as coisas antigamente, compara com as de agora e aprende um monte de coisas. Quero ler esse livro, vou procurar ele aqui em São Paulo. Um abraço a todos e a todas, e voltem sempre!

  2. Olá João .
    Que bom que você gostou dos comentários de nossos alunos. “Meu tempo e o seu ” merece mesmo ser lido. E o bacana é que desperta nos alunos e alunas a percepção das diferenças de ontem e hoje, e podem ter um olhar menos rígido para nossas dificuldades com as tecnologias , algumas músicas e namoros (rs…rs…) , constatando que o tempo impõe mesmo mudanças e adaptações de nossa parte.Agora só falta a turma 6D para completar o time. Um grande abraço e mais uma vez obrigada pela oportunidade de estarmos aqui.
    Rita

  3. Olá, professora Rita.
    É muito bom ver os alunos e alunas se envolvendo tanto assim com a leitura de um livro, e fico feliz que o blog tenha ajudado. Vou aguardar os outros comentários.
    Obrigado! Um abraço.

  4. Eu eu meus amigos Felipe e Diogo fazendo o trabalho sobre o livro “Meu tempo e seu”, nós fomos a todo o lugar na escola,entrevistamos o professor Adsom ele nos disse que a brincadeira preferida que ele mais gostou na sua infancia foi esconde-esconde ele gostava muito e ele nos falou vârios esconderijos de infançia.Ele era o melhor, o último a ser achado.A brincadeira que os pais dele ensinavam era bente alta, tinha de derrubar três gravetos e jogar uma pedra se não derrubavam tinha de correr para não apanhar.

  5. Ola! Heitor
    nos gostamos muito do livro meu tempo e o seu que fala sobre varias historias,sobre esporte,namoro,cinema
    e etc. A parte que os meninos mas gostaram foi esporte.

  6. Eu e meus amigos Diogo e Matheus. Nós entrevistamos o Professor Adsom ele falou muita coisa sobre nosso trabalho que foi sobre brincadeira. Ele falou que a brincadeira dele que ele mais gostou na infânçia foi esconde-esconde e ele nos falou muitos esconderijos e que ele era o último a ser achado no esconde – esconde. A brincadeira que os pais dele os ensinou foi bente alta, para não apanha.

  7. Óla Heitor este mês a professora Rita e nos lemos um livro muito bacana que se chama “Meu tempo e o seu” que fala de coisas antigas como brincadeiras,esporte, musicas, escola, namoro, etc…
    Nos gostamos bastante da parte que fala sobre namoro e a brincadeira da garrafa que nos gostamos mais.
    A professora Rita deu uma atividade de entrevista, a nossa entrevista era sobre comunicação.
    Nos tinhamos que entrevistar um adulto da escola e nos entrevistamos uma faxineira da escola que se chamava Claudia.
    Eu aprendi na entrevista que cada pessoa tem sua opinião por que a opinião do grupo foi totalmente outro do que ela.
    Le-Heitor te recomendo o livro “Meu tempo e o seu” que e muito legal, mas para você por que você vai relembrar muitas brincadeiras etc…

  8. Oi Heitor estamos fazendo um trabalho muito legal com a professora Rita sobre o livro
    ”Meu Tempo e o Seu” um livro muito legal,que conta historias antigas de muitos temas como brincadeiras ,cinema ,esportes,namoro,pais.
    Gostamos muito do livro..
    Depois fizemos entrevistas com funcionários da escola como:a coordenadora Alexandra , Adson professor de Educação F ,Matheus da informática e a funcionária Alda da limpeza.
    Uma resposta bem interessante foi a da Alexandra por que ela soube diversifica muitos temas de filmes.Até.

  9. O livro e muito legal por que fala da infância dos outros só que relacionada com a nossa apesar da história ser de uns anos atrás,esse livro fala da história dos nossos grandes escritores!!!
    Na escola eu o Lucca e o Abdon fizemos perguntas ao professor de esporte que se chama Adson ele dá aula na escola integrada eu (Alyson) fasso aula com ele na integrada, a professora Rita nos deu uma folha para fazer perguntas aos funcionários da escola eu escolhi o Adson e fiz as seguintes perguntas que a escrevi!!!

    1) O que voce acha do salário dos jogadores de futebol?
    2) O que voce acha do de desenvolvimento que a gente conduz ao fazer esporte?
    3) O esporte é bom para que?
    4) A liga feminina de volei brasileira é bem representada no exterior ( America do Norte etc.)

    Porque vc recomendaria esse livro?

  10. Boa Tarde,
    Meu nome e Jamilli,Leticia e Brenda, estou na informatica na Escola Municipal Luiz Gatti com a professora Rita . Gostamos muito do seu blog queremos falar da nossa entrevista que agente fez com a professora Marlene.Onosso tema e escola .
    Nós lemos o livro ”O Meu Tempo e o Seu” gostamos do livro eu a Jamilli, li o tema ”O Namoro e Pais” a Leticia leu o tema”A Escola e Namoro” e a Brenda leu ”Namoro e Brincadeiras”.

  11. Olá Heitor gostamos muito do livro ” meu tempo e o seu ” 🙂 .Ele tem vários capítulos legais como musica, livro, brincadeira, cinema, namoro , etc… . O capítulo que nos mais gostamos foi o namoro esse capítulo fala coisas comparando o namoro de antigamente e de hoje em dia . Fizemos entrevista sobre cada capítulo o a professora sortió os nomes de cada capítulo, o nosso foi sobre livro fizemos a entrevista com os funcionarios da escola como a Sandra , Patricia , Alda , Dalva , Ana e outros .

  12. ‘Nós somos da escola Municipal luiz gatti.
    Nós Gostamos Muito desse livro Nosso tempo e o seu
    O capitulo que nos mais gostamos foi o do cinema

  13. Ola nós somos alunas da professora Ana Paula do 6 ano estávamos lendo o livro “no meu tempo e o seu” nos achamos o livro muito interessante , não lemos o livro em um dia só mas nos dias que tivemos aula de leitura .Adoramos Ter lido o seu livro .

  14. Heitor me chamo Jeferson sou da turma 6f
    gostei muito do livro No meu e
    No tempo e o seu
    o tema que eu mais gostei foi o namoro
    qual foi o tema que vc mais gostou?

  15. Oi o livro meu tempo e o seu e muito legal pois nele nos aprendemos muitas coisas que nossos antepassados faziam brincadeira e nos ficamos sabendo que o tele fone naquela época era muito caro parabéns e continue assim.

  16. Ola Heitor Somos Alunos Da Ana Paula da Escola Luiz Gatti gostamos do livro Meu Tempo e o Seu
    E Muito legal esse livro o capitulo que eu mais gostei foi o do Cinema

  17. Nos somos da Escola luiz gatti.
    Nos gostamos muito desse livro nosso tempo e o seu
    esse livro e muito legal porque ele me lembrou
    Do passado e do futuro

  18. Ola Heitor,nos somos Paola e Sarah alunas da professora Ana Paula gostamos muito do livro que voce nos indicou espero que voce continue nus endicando livros legais .Obrigado Paola E Sarah

  19. Olá Heitor eu e meus amigos gostamos do livro meu tempo e o seu mais eu gostei mais do capitulo namoro foi muito bom.

  20. Olá,meu nome e Lorraine, sou da escola luiz gatti,sou aluna da Ana Paula, e eu fiz um trabalho muito legal com o livro ¨ O meu tempo e o seu ¨ e o capitulo que mais gostei e o que fala sobre namoro.

  21. Óla Heitor este mês a professora Rita e nos lemos um livro muito bacana que se chama “Meu tempo e o seu” que fala de coisas antigas como brincadeiras,esporte, musicas, escola, namoro, etc…
    Nos gostamos bastante da parte que fala sobre namoro e a brincadeira da garrafa que nos gostamos mais.
    A professora Ana Paula deu uma atividade de entrevista, a nossa entrevista era sobre comunicação.
    Eu aprendi na entrevista que cada pessoa tem sua opinião por que a opinião do grupo foi totalmente outro do que ela.
    Le-Heitor te recomendo o livro “Meu tempo e o seu” que e muito legal, mas para você por que você vai relembrar muitas brincadeiras etc…

  22. Olá Heitor,somos alunas da Professora Ana Paula…
    Nós gostamos do livro ”Meu Tempo e o Seu”,ele é muito interessante e nos chamou bastante atenção!
    Os capítulos são empolgantes e muito divertidos,gostamos bastante dos comentários dos autores adultos e infantis,pois ficamos sabendo cada vez mais sobre o tempo antigo,o tempo de quando nossos pais eram crianças…

  23. Olá,Heitor
    Somos alunos da professora Ana Paula,fizemos um trabalho com o livro que você nos indicou ” No Meu Tempo e no Seu”,entrevistamos muitos pessoas pela escola,gostamos muito do livro e esperamos ansiosamente que você nos indique mais livros e que nossa professora continue lendo livros que você nos indica.Gostamos de todos os capítulos mais o que agente foco mais para o trabalho foi o capítulo do que fala sobre o namoro de hoje e o de ontem pois foi o capítulo que mais destacou para o nosso grupo,agente gostou do livro também porque agente viu a diferencia entre o namoro de hoje e o namoro de ontem,que antigamente as pessoas namoravam na frente dos pais e hoje as pessoas namoram em qualquer lugar,gostamos também da parte da entrevista.
    Obrigado pelo livro que nos indicou e Tchau.

  24. Oi, alunos da escola Luiz Gatti que participam do clube de leitura. Fiquei muito feliz com os comentários que vocês deixaram aqui sobre o livro “No meu tempo e no seu” e adorei a sugestão de leitura. Ainda não encontrei o livro, mas vou procurar e ler, pra poder entender o que vocês disseram aqui. Voltem sempre pra deixar comentários sobre o que vocês estão lendo, ou pra comentar sobre o livro que eu li escrevi aqui, ou, ainda, só pra dizer um “oi”. Abraços, Heitor.

  25. Heitor Achei seu blog um Maximo estou fazendo um trabalho na escola e vou ter que criar um blog e vou me inspirar em você!!!!

  26. Oi, Gustavo. Obrigado! Que bom, sim pode se inspirar no meu blog, e se sua professora quiser, podemos fazer um post especial, contando o trabalho de vocês.

  27. Heitor o nosso trabalho é que cada um dos alunos vão criar um blog e nele escrever cronica Recomendação de livros e outros e nos da escola Sesi 416 de são bernardo adoraríamos se você fizesse um post sobre nosso trabalho valeu Heitor!!!

  28. Oi, Gustavo. Eu também vou adorar fazer um post especial sobre o trabalho de vocês. Pede pra sua professora (ou professor) me passar o e-mail dela pra gente combinar, ou se quiser, ela também pode mandar mensagem para esse endereço: jlmarques@sintaxe.com.br. Acho que vamos fazer um post bem legal!

  29. Oi Heitor, minha professora Luciana me falou de seu blog hoje na turma 6ºB eu gostei muito e fui confirir claro, a historia que eu mais gostei foi A professora Encantadora… Espero que você escreva anciosa um pequeno texto sobre o Livro As Frangas

  30. Espero contar com seu apoio na divulgação desse release.

    A Cabala na Última Ceia de Leonardo da Vinci

    Livro trás novas revelações sobre as obras de Da Vinci e obtém mais de 10.000 downloads.

    Você poderia imaginar que a posição e a expressão de cada personagem na Última Ceia de Leonardo da Vinci simbolizam os fundamentos da Cabala Judaica? E que a mesma não foi inspirada no Evangelho de João, e sim, no Evangelho de Mateus 13:11? Você poderia imaginar que Mona Lisa é um registro da relação amorosa entre Da Vinci e um jovem discípulo que ele amava e protegia? Você vê a imagem nítida de um coração em Mona Lisa?

    Essas são algumas revelações que emergem no confronto dialógico travado entre dois personagens que representam a ciência da psicanálise e os conhecimentos herméticos no livro Ordem dos Fantasmas-Falei com Da Vinci.

    Apresentando argumentos históricos e simbólicos que relacionam a Última Ceia de Leonardo da Vinci ao principal símbolo da Cabala Judaica, a narrativa do escritor Eucajus Eugênio já obteve mais de 10.000 downloads na internet. Ao associar cada personagem do cenáculo às Esferas da Arvore da Vida e aos conceitos da Cabala, ele desvendou finalmente o mistério da figura andrógina do apóstolo João.

    Utilizando uma abordagem cognitiva para atestar que Mona Lisa é o registro da relação amorosa entre Da Vinci e Giacomo di Capriotti-Salai, o autor realiza uma leitura simbólica da obra, onde um belo coração e a letra inicial do cognome do amado discípulo surpreendentemente se revelam na pintura.

    Em Ordem dos Fantasmas, as obras de Leonardo da Vinci simbolizam o ícone semiológico de uma sociedade manipulada pela educação e castração dos sentidos. Incitando o leitor a ler nas entre linhas da avalanche diária de informações, o personagem Mestre insistentemente diz, “veja com os ouvidos, escute com os olhos”! Dessa forma desafiadoramente poética, o autor flerta com a metalinguagem, vislumbrando o ato de criação como solilóquio ou diálogo com fantasmas – daí o título e a leveza hermética relacionada ao sentido da visão na Cabala e da audição na psicanálise. Ao falar com Da Vinci, o autor não intitula somente a obra, mas também o fenômeno que a originou.

    Se você gosta de um livro instigante e curioso, aproveite enquanto o download é gratuito:
    http://ordemdosfantasmas.blogspot.com.br

    Autor
    Eucajus Eugênio, gaúcho de Caxias do Sul, já realizou mais de 1500 palestras sobre valores éticos e morais nas escolas do sul do Brasil. É fundador da Eucajus Criações Culturais Ltda, empresa de produtos e eventos relacionados à arte e cultura.

    Serviço
    Download gratuito do livro Ordem dos Fantasmas:
    http://ordemdosfantasmas.blogspot.com.br

    Referência
    http://www.eucajus.com.br

    Contato
    Eucajus Eugênio
    eucajus@eucajus.com.br
    54.9645.0055
    .

  31. Olá,
    Gostei muito da história de Beatriz e dos outros personagens. A única parte que não curtimos foi a morte de Samuel e o caso de Mariana. Mas toda história foi interessante.
    Bejinhos!!
    Kesiinha e Ariane 7°G

  32. OLA HEITOR , tudo bem? Queria te dizer parabéns, eu gostei muito da historia e do seu blog. TAIS SANTOS 7G

  33. Olá Heitor,
    Tenho 11 anos e minha escola é o Centro Pedagógico da UFMG. Gostei do livro ”O Mundo das Pessoas Coloridas” autor: Caio Ducca. O Mundo das Pessoas Coloridas expressa um desejo. Ao contar a simples história de 2 meninos, aponta o caminho para a mudança. Mostra que a amizade e a compreensão entre os seres humanos é algo bem maior e mais importante que as diferenças.
    Recomendo que leiam esse livro.

  34. olá, eu tenho 11 anos e estudo no Centro Pedagógico Da UFMG. eu li o livro ” Rapunzel e o Quibungo”. Eu achei esse livro muito legal,mas esse nao e o tipo de livros que eu recomendo.

  35. Nome do livro:o menino que não nasceu da barriga da mãe
    Autor(a):Carmem Lucia Eitere
    Eu tenho de10 idade

    gostaria de disser que este livro é bem legal, deveriam comprar ele para lerem em um orfanato, assim, muitas crianças teriam a esperança de que alguém as adotaria.

  36. ola tenho 11 anos, estudo na escola ufmg centro pedagogico em MINAS GERAIS ,BELO HORIZONTE .
    gostaria de te recomendar o livro 😮 menino que não nasceu da barriga da mãe.da editora :MAZZA.
    Tenho certeza que você vai gostar, vou falar um pouco sobre ele :

    A história é contada pelo pequeno Antônio que apresenta uma diferente abordagem do tema da doação e contribui para o esclarecimento de questões como : o que é ser filho e o que é ser mãe de verdade ?

  37. OI Heitor,
    Eu estudo no centro pedagógico, tenho 10 anos e eu li o livro Gabriela a princesa de Daomé. Você já leu?Esse livro é da Marta Rodrigues
    Eu gostei muito do livro porque nas aulas de historia estou aprendendo sobre esse tema e a historia que o livro traz da Africa aperfeiçoa muito o conhecimento das pessoas .

  38. Ola Heitor, tenho 10 anos e vou falar sobre o livro historias da Preta.
    Ele é muito bom, ele conta sobre uma menina negra que vive querendo saber a historia de seu povo[africano]. O livro fala de um povo africano que veio a força para o Brasil, homens e mulheres que foram tirados de sua casa e família, então é isso, tchau!

  39. olá HEITOR, tenho 10 anos, estou na aula de história e estudo no CP UFMG. Quero te perguntar se voce já leu o livro Joãozinho e Maria da MAZA edições, ele é um livro legal e diferentes dos outros e recomendo lê-lo.
    Gostei do livro porque fala de dois irmãos negros que fazem de tudo para se libertar da madrasta. Obrigada!

  40. ola,sou a Leticia tenho 11 anos, estudo na escola Centro Pedagógico da UFMG,li o livro “Rapunzel e o Quibungo”
    Eu não gostei do livro, pq não é o tipo de livro que curto, pq tem imagens e gosto de livros sem imagem, pq gosto de eu mesma imaginar(criar) as ilustrações dos livros que leio.
    Eu não recomendo,mas se gostarem de imagem em livros acho que vão gostar.

  41. Eu Gabriella te envio esta mensagem para dizer que eu li um livro que se chama “Gabriela a princesa de Daomé, o livro foi escrito feita Marta Rodrigues e é da editora Mazza. Você já leu este livro ?
    Ele conta a história de uma menina que pega um ônibus e conta de sua vida para uma outra pessoa que também pega o ônibus e esta tal menina é a Gabriela.

  42. Olá! meu nome é Vitória e estudo no Centro Pedagógico da Ufmg. Eu li um livro chamado Gabriela A Princesa do Daomé, você já leu este livro? eu ti recomendo.O livro conta sobre uma menina com muitas trancinhas no cabelo e que todos admiravam suas lindas tranças.

  43. Oi, turma do Centro Pedagógico da UFMG.
    Adorei seus comentários! Poxa, não li nenhum dos livros que vocês citaram, mas anotei os nomes, e vou procurar. Se vocês toparem, eu posso ler um desses livros, ou outro que vocês escolherem, e a gente faz um clube de leitura, também, como esse que fizemos com a Escola Luiz Gatti. O que acham? Falem com a professora de vocês!

  44. olá Heitor, então eu a minha amiga gostamos muito desse livro pois fala de uma forma que nos faz rir e pensar ao mesmo tempo, é um livro bem descontraído , com vários trocadilhos e histórias.A única coisa que eu não gostei foi porque fala de galinhas e eu não gosto muito, mas mesmo assim eu gostei. Parabéns pelo post. E você gostou do nossos trabalhos?

    Maria Eduarda e Gabriella

  45. Olá,

    Que trabalho fascinante e criativo, envolvendo palavras, imagens e imaginação.

    Como tudo isso toca nossa razão e, sobretudo, os sentimentos.

    Parabéns

    Gilberto Lorenzon
    ***



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *