O clube de leitura está chegando

 

Já estava tudo pronto para o clube de leitura com os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, de Belo Horizonte, começaria nesta semana, mas vamos ter que adiar, por um motivo muito justo: os professores de Belo Horizonte entraram em greve.

Por isso vou aguardar, pacientemente, o final da greve e torcer pelos professores, mas já vou anunciando, que nesse próximo clube vamos conversar sobre o livro “Visita à baleia”, de Paulo Venturelli, teremos, em média, 300 alunos da EM Luiz Gatti, coordenados pelas professoras Luciana e Consolação e mais 35 alunos do SESI de Belo Horizonte, coordenados pela professora Ângela, e todos leram o livro, inclusive eu e o Lipe. No final ainda fizemos (os alunos, eu e o Lipe) uma entrevista coletiva com o autor, que também vou publicar nesse post.

Dica da professora Luciana

Acho que para me distrair, enquanto espero (nem precisava), a professora Luciana me apresentou uma nova escritora de Belo Horizonte, a Lavínia Rocha, ela tem 19 anos e já escreveu diversos livros. A professora me mandou um vídeo dela do Youtube. Vi o vídeo e gostei da Lavínia!

Link para o vídeo: Vídeo de Lavínia Rocha

A Lavínia Rocha participou de um bate-papo com os alunos da Escola Municipal Luiz Gatti, que leram um conto dela chamado “Status de relacionamento: enrolados”. Esse conto foi publicado no site “Nem Um Pouco Épico” e conta a história de Valentina, uma menina negra, adotada por pais brancos, que não aceitava os seus cabelos crespos. Mas depois de perder uma aula importante, por olhar no espelho e estar se “sentindo um lixo”, resolve enfrentar a “ditadura do cabelo liso”, descobre que isso é um “ato político” e vai à luta. Gostei muito desse conto da Lavínia. Vou procurar um livro dela para ler.

Link para o conto: Conto de Lavínia Rocha

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter

  1. Oi, Heitor! Estamos ansiosos pelo clube de leitura! Já é um sucesso! Ele deixa nossas aulas mais animadas.
    Que bom que você gostou da Lavínia! Ela é um doce de pessoa. Muito competente!
    Eu acho que você e a Valentina seriam bons amigos! Os dois são muito antenados! O que você acha?
    Um abraço
    Luciana

  2. Oi, professora.
    Fico feliz que o meu blog ajuda a fazer suas aulas mais animadas. Fico feliz, de verdade!
    Sim, gostei muito da Lavínia e principalmente da Valentina, e do jeito que ela descobriu o quanto é bom fazer política. Foi mais ou menos como eu descobri… Também acho que seríamos bons amigos.
    Um abraço,
    Heitor.

  3. Olá Heitor! Meus alunos gostariam de entrevistar você, uma Web, adoraríamos! Estamos terminando o trabalho com o livro Visita à Baleia, alunos gostaram muito, uma parceria com a escola Luiz Gatti que gentilmente nos emprestou 35 livros.

  4. Olá, Heitor! Eu e os alunos dos sétimos anos da Escola Municipal Luiz Gatti estamos ansiosos pelo reinício do Clube de Leitura. Nós lemos o livro “Visita à baleia” e queremos “trocar figurinhas” com você e com os outros leitores. Acho que será uma troca muito rica. Abraços! Consolação

  5. Oi, Heitor!

    Obrigada pelo carinho comigo e com o meu trabalho! Adorei! Fico muito feliz por saber que tenha gostado do conto e do vídeo!

    E parabéns pelo seu trabalho com a escola e com o blog! Desde que a professora me contou, fiquei encantada!

  6. Olá, professora Angela. Que bom, vamos combinar. Depois, quando eu postar sobre o livro “Visita à baleia”, seus alunos vão poder comentar aqui, e também, mandar perguntas para o Paulo Venturelli.

  7. Olá, professora Consolação. Eu também estou bastante ansioso e não vejo a de trocar essas figurinhas. Abração, Heitor

  8. Oi, Lavínia. Que bom! Também fico feliz, obrigado! Gostei, de verdade, de ver você falando de seu trabalho no vídeo e de ler o seu conto. Agora vou leu um livro seu!

  9. Oi Heitor, beleza?
    seu blog é muito legal porque diverte as pessoas e incentiva a aprender mais sobre a leitura

  10. Olá, Heitor, como vai?
    estamos ansiosas para o clube de leitura…
    também gostamos muito da Lavínia Rocha.
    abraços!!!

  11. Oie, Heitor, tudo bem com você?
    Estamos muito ansiosas para começar o clube de leitura do livro ”Visita à baleia”, adoramos o livro e realmente achamos que o livro nos pegou, não conseguimos parar de ler.

    Quando a professora Luciana nos mostrou um texto da Lavínia Rocha e falou que iria vir aqui na escola, ficamos bastante animadas.Quando ela chegou na escola, achamos ela muito bonita,inteligente e bastante engraçada, adoramos a palestra que ela deu, com certeza vamos querer ler mais dos livros dela.

    Beijos de Maria Izabel e Mirella 7B

  12. Oi Heitor, seu blog é muito legal,gostei muito… O livro Visita a Baleia deixou as aulas bem mais empolgantes.Por que você não vem aqui na escola fazer uma visita igual a Lavínia? Grande abraço!

  13. oi, Heitor!
    Eu gostei muito do seu blog,eu não gosto tanto de ler,mas o livro visita a baleia me deu um animo a leitura,fico muito feliz por participar do seu clube de leitura. Um Abraço!

    Luiz Fernando 7B \_(‘-‘)_/

  14. Ola,Heitor, gostei muito do seu blog e amei a sua criatividade, esperança e teve ter demorado muito para fazer, gosto muito de você e te tudo o que você faz. Acredito muito que você e a Lavinia seriam uma otima dupla e se dariam muito bem e gostaria de ver essa dupla.
    \_(‘-‘)_/
    | Abraços,Victor,Bryan7B
    / \

  15. Oi, Ana! Oi, Isabelle!Tudo bem!
    Eu também estou ansioso! Mas agora já está combinado, começamos na segunda.
    Ela é bem legal!
    Abraços,
    Heitor.

  16. Olá Heitor!! Tudo bem com você? Esperamos que sim..

    Nós amamos o seu blog! E sem dúvidas admiramos muito o seu trabalho, estamos adorando essa história de clube de leitura! Até confessamos que o seu blog despertou muito interesse, porque as vezes dá aquela preguiça.. O livro “VISITA Á BALEIA ” é muito legal, e os livros que a Lavínia escreve são ótimos.Heitor, que motivação você teve para criar o blog?

    Izabela e Victória 7C

  17. Oi, Maria Izabel! Oi, Mirella!
    Também adorei o Visita à baleia e depois vou contar tudo aqui.
    Que bom! Também vou ler um livro da Lavínia.
    Beijos,
    Heitor.

  18. Oi, Emily! Oi, Juliana!
    Que bom que vocês gostaram do meu blog!Também gostei muito do Visita à baleia.
    Adoraria ir à escola de você para um bate-papo. Quem sabe um dia?
    Abração,
    Heitor.

  19. Oi, Heitor!
    Eu gostei muito do blog,estou ansiosa para o clube da leitura!
    Queria que você viesse aqui na escola fazer uma visita, queria saber mais sobre você!
    Um grande abraço, Àgatha.

  20. olá Heitor,como vai?

    Estamos muito ansiosas pelo clube de leitura,gostamos muito de ler assim como você,também gostamos muito da Lavínia e dos livros que ela escreveu.
    Eu (Rafaella) já li seis livros esse ano, e incentivada por você e a Lavínia pretendo até escrever um livro
    E eu (Letícia) já li três livros esse ano, mas pretendo ler bem mais.

    abraços,
    Rafaella e Letícia.

  21. Oi Heitor, tudo bem com você? Espero que sim!
    Bom, achamos o seu Blog super interessante e atrativo. A qualidade do seu Blog atrai até quem não gosta de ler. Por que você não faz uma visita a escola como a Lavínia Rocha? Para podermos debater sobre livros, e para poder nos contar mais sobre seu Blog, acho que seria uma boa!

    Beijos e abraços!

    Giovanna e Gabrielly 7c

  22. Oi Heitor estamos muito felizes em te conhecer estamos na Escola Municipal Luis Gatti nos ficamos muito felizes por se amigo da Lavinia e muito doçe,estamos muito ansiosos para começar a falar do livro um abraço.

    Fernando
    Joao Pedro,

  23. Olá, Luiz Fernando!
    Que bom que o livro Visita à baleia despertou em você gosto pela leitura. Sempre tem um livro que desperta isso na gente. O autor ficaria feliz em saber disso.
    Um abraço,
    Heitor.

  24. Oi, Heitor!
    Nós gostamos muito do seu blog e achamos ele muito interessante, estamos muito ansiosas para o clube de leitura pois adoramos o livro “Visita à baleia”.
    Temos uma paixão enorme por leitura e de cara adoramos esse livro, o autor dele tem uma criatividade imensa, e falando em autor nós também adoramos o conto da Lavínia Rocha!

    Izabella Luma, Ana Luiza – 7c

  25. Olá, Bryan! Olá, Victor Hugo!
    Que bom que vocês gostaram do meu blog. Fico muito feliz!
    Adoraria conhecer a Lavínia e também a Valentina, personagem do conto dela. Quem sabem um dia?
    Abraços,
    Heitor.

  26. Oi, Izabela! Oi, Victória!
    Que bom que vocês “amaram” o meu blog e fico feliz que ele tenha despertado em vocês o gosto pela leitura. Foi para isso mesmo (minha motivação), que eu criei o blog!

  27. Oi, Agatha!
    Que bom! Também estou ansioso. Adoraria ir à sua escola. Quem sabe um dia?
    Abração,
    Heitor.

  28. Olá, Rafaela. Olá Letícia!
    Que bom que vocês gostam tanto de ler e leiam bastante. Fico feliz em saber que incentivo vocês e tenho certeza, que a Lavínia também fica.
    Abraço,
    Heitor.

  29. Oi Heitor,gostei muito do seu blog e do livro:visita a baleia,parabéns, queria te conhecer.Um abraço,ate mais-__-

  30. Olá Heitor,
    Estamos ‘doidas’ para começar o ”clube de leitura”,adoramos o livro Visita a baleia.
    Queremos muito uma palestra com você aqui na escola!
    Gostamos muito do seu blog,um abraço!
    Nátalie,Rafaella,Geisiane 7a

  31. ola’ , Heitor , te adoramos e estamos ansiosos para o clube de leitura, gostamos muito da Lavínia .

    um abraço!

  32. Ola Heitor!!

    Nos gostamos muito do seu blog,e da Lavinia Rocha,estamos muito ansiosas pro Clube de Leitura e gostariamos muito de te conhecer,espero um dia poder.

    Beijos
    m
    Kelma e Rafaela!!

  33. Oi, Giovanna! Oi, Gabrielle!
    Que bom que vocês gostaram do meu blog. Adoraria visitar a escola de vocês e ainda conhecer a Lavínia!
    Beijos e abraços,
    Heitor.

  34. Olá Heitor tudo bem?
    Nós gostamos muito do seu blog,nós lemos o livro ‘Visita a baleia’ e gostamos muito do livro,vamos participar do clube de leitura.A Lavínia veio e a gente gostou muito de suas historias.
    Beijos,
    Tchau!

  35. Olá,nós gostamos muito do seu blog Heitor.

    Estamos esperando muito seu blog sobre o livro “Visita a baleia”.
    Até semana que vem um abraço.

    João Victor,Samuel e Ramon 7A

  36. Oi, Fernando! Oi, João Pedro!
    Também estou muito feliz em conhecer vocês e ansioso, mas na segunda já vamos começar o clube.
    Abraço,
    Heitor.

  37. Ola Heitor!

    Nós gostamos muito do seu blog,e da Lavinia Rocha.Gostariamos muito de conhecer você pessoalmente e esperamos um dia te ver.

    Beijos!

    kelma e Rafeala

  38. Oi, Izabella Luma! Oi, Ana Luiza!
    Fico feliz que você sejam apaixonadas por leitura, pois eu também sou.
    Abraços,
    Heitor.

  39. Oi, Natalie! Oi, Geisiane! Oi, Raffaella!
    Que bom! Eu também estou “doido” kkkk
    Abraços,
    Heitor.

  40. Oi, Arthur! Oi, Ana Clara!
    Que bom! Fico muito feliz, e também gostei da Lavínia.
    Abraços,
    Heitor.

  41. Oi, Kelma! Oi, Rafaela!
    Que bom! Eu também espero um dia poder conhecer vocês.
    Beijos,
    Heitor.

  42. Oi, Esther Julia! Oi, Ludmila Stefane!
    Que bom! Eu também gostei muito do livro e da Lavínia.
    Beijos,
    Heitor.

  43. Oi, João Victor! Oi, Samuel! Oi, Ramon!
    Que bom! Na semana que vem a gente se encontra de novo.
    Abraço,
    Heitor.

  44. Oi, Kelma! Oi, Rafaela!
    Que bom! Eu também gostaria de conhecer vocês pessoalmente.
    Beijos,
    Heitor.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *