Livro que ganhou Oscar e uma contação de história

– Você desistiu de seu blog, Heitor?

– Eu não, mãe! Por quê?

– Já acabaram suas férias e você ainda não publicou nada…

– É verdade…

– Você nunca ficou tanto tempo, assim, sem escrever no blog. O que está acontecendo?

– É que estou bolado com essa história do meu projeto que não sai…

– Eles não responderam nada, ainda?

– Ainda não.

– Tem que ter paciência, meu filho… O pessoal da Sintaxe não disse pra você que essas coisas são assim, mesmo?

– Tá bom, mãe, vou ter paciência, então…

– Faz isso, meu filho, a parte mais difícil você já fez, agora só resta esperar.

Depois dessa conversa, resolvi obedecer minha mãe e ter paciência, não posso estragar tudo com esse meu jeito de “querer sempre pra agora”, como vive dizendo o meu pai. Depois, o pessoal da Sintaxe tem sido muito cuidadoso e eu só tenho que ficar na minha e deixar que eles resolvam tudo. Sendo assim, vou voltar a escrever aqui, afinal, o ano já começou, o Carnaval já passou, logo vai chegar a Páscoa e o meu blog ainda estava no ano passado.

Hoje vou falar de um livro que descobri lendo o jornal, li uma entrevista com o autor e fiquei sabendo que esse livro começou como um aplicativo, virou um curta-metragem, ganhou o Oscar em 2012 e agora é livro, de verdade. Também vou falar de uma contação de história que fui no final das minhas férias. Eu adoro contação de histórias! Quando eu ainda não sabia ler era assim que eu descobria o que estava escrito nos livros. Hoje, quando assisto a uma contação de história, fico curioso e corro atrás do livro pra ler a história contada.

Declaração de amor ao universo dos livros

Já contei algumas vezes aqui, que adoro ler jornal, aprendi com o meu pai. O meu amigo Lipe diz que isso é coisa de velho e que ele vê as notícias na internet. Eu também vejo as notícias na internet, mas o que eu gosto, mesmo, é de ler as notícias no jornal de papel. Outro dia li uma entrevista com o escritor e ilustrador William Joyce, saiu na Folha de S. Paulo e quem fez a entrevista foi o jornalista Cassiano Elek Machado. O William Joyce criou, um tempo atrás, um aplicativo para celular que se chama The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore. Depois ele adaptou esse aplicativo e fez um filme, um curta de animação e esse filme ganhou o Oscar no ano passado. Para terminar, ele adaptou essa história, mais uma vez, e fez o livro, que foi lançado no final do ano passado aqui no Brasil, pela editora Rocco, com o nome de Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo. Já li o livro e adorei!

Nessa entrevista ele diz que apesar do seu projeto ter começado como um aplicativo e um filme, é um projeto sobre a importância dos livros. No começo ele teve a ideia de fazer um livro, depois pensou que seria interessante produzir um curta de animação para promover o livro. Enquanto produzia o curta, o iPad foi lançado e ele achou que seria uma boa “plataforma” para essa história. Então ficou assim: primeiro saiu o aplicativo, depois o filme e no final, o livro, o grande homenageado. Ele diz que tudo que faz no seu estúdio, vê primeiro como um livro.

Ele também contou que o Modesto Máximo foi inspirado num amigo, Bill Morris, “um amante dos livros e um grande cavalheiro da área da publicação de livros infantis”. Ele confessa que sempre foi apaixonado por bibliotecas e sempre tenta escrever histórias nas quais elas apareçam. Sei que ele escreveu uma série de livros chamada “Guardiões”, vou procurar pra ler. Gostei do Willian Joyce, ele gosta das mesmas coisas que eu gosto. Quem me conhece sabe que eu também sou apaixonado por bibliotecas. Arrisquei minha vida para defender a biblioteca do meu bairro e falei um pouco disso aqui. Um dia ainda vou contar essa história, com todos os detalhes.

William Joyce nasceu em 11 de dezembro de 1957 nos Estados Unidos. É escritor, ilustrador e cineasta. Foi eleito uma das 100 personalidades de destaque do novo milênio pela revista Newsweek. Além de Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo, escreveu a série “Os guardiões da infância”: O homem da Lua, Nicolau São Norte e a Batalha contra o rei dos pesadelos e Coelhoberto Paschoal e os ovos guerreiros no centro da terra.

Veja o curta-metragem. Se não conseguir assistir aqui, procure no Youtube.

Fiz novos amigos

Este blog só me traz alegria! Preciso lembrar sempre disso para não ficar tanto tempo sem escrever aqui. Com ele já conheci muita gente, escritores, ilustradores, editores e, principalmente, leitores. Outro dia fui à livraria assistir a uma contação de histórias e conheci os dois contadores, eles são muito legais! Também conheci a autora do livro, que eles contaram a história, e agora ela já é minha amiga! Mas o mais incrível de tudo foi que eu conheci… acho que vocês não vão acreditar… conheci os dois personagens desse livro!!! Eles também estavam lá! Preciso explicar melhor essa história, senão vão pensar que eu estou mentindo.

No final das minhas férias recebi um convite da Daniela Padilha. Já falei da Daniela aqui no blog, ela é minha amiga, já trabalhou em muitas editoras e agora tem a editora dela, a Jujuba. Ela me convidou para a contação de história de um livro novo: Eu (não) gosto de você!, escrito e ilustrado por Raquel Matsushita e publicado pela Jujuba Editora.

Fui, cheguei mais cedo e os contadores já estavam por lá, fazendo a maquiagem. Me apresentei e fiquei conversando um pouco com eles, Gizele Panza e Manu Costa são casados. Além de contar histórias, eles fazem muitas outras coisas, a Gizele é atriz, produtora e costureira; o Manu é fotógrafo, músico e jornalista. A conversa com eles foi muito gostosa, enquanto eles se maquiavam a gente foi conversando. Eles me contaram como é a preparação da contação de cada história, e disseram que o que eles mais gostam é ver a reação das crianças quando ficam encantadas com as histórias. Confesso que eu também fiquei encantado, não só com a história que eles contaram, mas também com a nossa conversa.

Depois chegou a minha amiga Daniela e me apresentou para a autora do livro, a Raquel Matsushita. Conversei com a Raquel e fiquei sabendo que antes de virar escritora, ela era designer gráfico e já fazia livros. Ela continua designer gráfico e fazendo livros, inventa as capas, escolhe os tipos de letras e monta tudo no computador. Ela disse que adora fazer livros e já fez muitos livros de outras pessoas e agora resolveu escrever, ilustrar e fazer o seu próprio livro. Antes desse, ela já tinha escrito Fundamentos gráficos para um design consciente, publicado pela Musa Editora, que fala do seu trabalho. Ela tem um estúdio, Entrelinha Design, e trabalha junto com a minha outra amiga, a Aline Abreu, já falei da Aline aqui no blog – esse mundo é pequeno, mesmo!

O livro Eu (não) gosto de você começa assim: “Um dia, todo mundo ficou feliz. Foi porque minha mãe ficou grávida. Eu não notei nada de diferente, a não ser que mamãe ficou meio cinza.” O livro conta a história de uma menina que sente ciúme do irmão que está pra nascer. Quando o irmão nasce, ela sente raiva, mas depois vai aprendendo a gostar dele. A Raquel me disse que essa história é baseada em fatos reais e que tudo isso aconteceu com ela, quando o seu filho mais novo estava pra nascer. “Eu vivi todos aqueles momentos e os vivo até hoje. A relação de pais e filhos muda a todo instante. Quando achamos que já sabemos lidar com nossos filhos, eles crescem e temos que aprender tudo de novo”, ela me disse. No final eu conheci os seus filhos, Lia e Nino, os dois personagens desse livro. Tá vendo como não era mentira?

Raquel Matsushita é designer e escritora. Fez faculdade de Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista de São Paulo, e depois estudou designer gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts de Nova York. Trabalhou nas editoras Abril e Globo, e hoje é sócia do escritório Entrelinha Design. Além do livro Eu (não) gosto de você!, escreveu Fundamentos Gráficos para um Design Consciente, que foi publicado em 2010, pela Musa Editora.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Oi, Pablita. Pois, é, estou de volta… Que bom que você apareceu por aqui! Meu aniversário foi em novembro, mas eu não tenho feito anos, ultimamente. Por enquanto, quero continuar assim.

  2. Muito filosófica sua ideia sobre seu aniversário… Depois vc explica direito? VC sabe que eu tenho 8 anos, né? rsrsrsrsrs

  3. É assim, Pablita: não dá pra eu chegar na sua idade, mas dá pra continuar na minha… depois eu explico melhor. Sim, eu sei que você tem 8 anos.

  4. eu li esses comentários de idade não entendi nada
    Peid para minha prof me ajuadar assim ela fica gostando mais do seu blog, não é Pro?
    Ela me lembrou que você é um personagem.
    Mas para mim vc é um menino de verdade, a “pro” me disse que nossa imaginação e tb uma verdade, acho isso muuuuuuuuuuito complicado.
    bj

  5. Isso tudo é muito complicado, mesmo! Agora, se sou de verdade ou personagem, não tem nenhuma importância.

  6. A Raquel tem um talento imenso. Eu a via até pouco tempo apenas como designer e das melhores. Mas depois de ler Eu não gosto de você, descobri que ela é uma escritora maravilhosa. Virei Le-Heitor de Raquel!

  7. eu gostei da sua publicaçao dos livros e voce poderia marcar de nos conhecermos vocé que tal seria bom sua vinda a escola para nos te conhecer e vida exemplos de livros que poderia publicar e tirarmos uma foto juntos para guarda de lembranças seria um enorme prazer te conhecer e se nos encontrarmos poderia postar uma foto nossa o se blog bejos Alessandra e Gustavo

  8. Oi Alessandra e Gustavo. Eu moro longe daí, mas quem sabe um dia. Vou falar com os meus pais e com a professora de vocês.

  9. oii le-heitor espero que esteja bem com vc.le-heitor achei o seu livro do Neison Cruz e muito legal então seu livro e tão legal que vc vai misturando alguns livros como o: três porquinhos e o da cindelera aii foi falando sobre esses livros.espero que você vai fazendo e criando outras livros do Nelson Cruz.então eu sou aluna da Luciana,tenho anos e gosto muito de vc.tchau

  10. oi tudo bem? o meu nome e Thaina e eu gostei muitor do seu blog e do seu livro por que ele é muito bom bom, nao ele é ótimo gostei da parte em que só deixa o pé do lobo só pra deixar um pouco de misterio eu queria fazer outra vez a leitura do livro txau eum beijo

  11. oi heitor beleza hoje a professora Luciana passou todas as perguntas e respostas que você deu eu achei mito legal o que eu nem sabia foi muito legal mas tem alguns engraçadinhos que vem pra sacarina

  12. Ola Heitor.
    Sou Thiago Cesar,da turma do 6°ano da Luciana
    Gosto de ler,eu li os Herdeiros do Lobo ,
    Quando li fiquei muito impressionado com o livro do Nelson Cruz pois quando vi lá
    ele colocando outras Historias no meio fiquei mais interessado em livros.
    pois fico muito do computador.Mas cada vez eu fico no pc mais eu me interesso em historias

  13. olá,caro Heitor,sou aluna da professora Luciana,na parte do mistério dos herdeiros dos lobos eu acho que ele está escondido na montanha

  14. Oi eu sou Estevão , aluno da professora Ana Paula e lemos o livro e gostamos muito.
    É muito legal os Herdeiros Dos Lobos . Um abraço

  15. Olá! Caro Heitor,Gostei muito do seu livro.Achei muito interessante e legal.Sou aluno da Ana.Sou do 6º E também gostei do livro Carol,também achei muito interessante.
    O meu nome é Gabriel Dantas.

  16. Oi,Heitor sua história é muito boa do Herdeiro do Lobo essa historia e muito boa.Fiquei muito encantado com a parte do cavalo ele sabia o caminho todo muito legal.

  17. Ola ! Caro Heitor

    Você sabe se a historia foi real ?
    Eu acho que o Cosme Zanone só desapareceu porque ele esta morto , e aliás você sabe se Cosme Zanone está vivo ?
    Tinha pessoas atrás da cortina ?
    Você já conhecia a historia a do Nelson Cruz ?
    Vocês são amigos ?
    E você gostou da historia ?
    Eu e meus colegas estamos muitos curiosos para saber se essas perguntas são verdadeiras.
    tchau
    beijos

  18. Ooii , Heitor

    Você sabe que o Cosme desapareceu ,então quero te perguntar na sua opinião : o que aconteceu com ele ?
    Eu acho que ele está na montanha ,mais não sei o certo, a única coisa que eu não entendi direito foi as pessoas atrás daquela cortina.
    Eu estou curiosa para saber e você também está?
    tchau… beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *