Blog literário e livro sobre bullying

Hoje vou falar de um livro que li, que ganhei do pessoal da Sintaxe, eles foram ao lançamento desse livro e trouxeram um exemplar pra mim, autografado. Mas antes vou falar dos comentários que recebi no blog de dois alunos do 7º ano B, da escola CE SESI 416, de São Bernardo do Campo (SP).

Primeiro foi o Gustavo: “Heitor Achei seu blog um Máximo estou fazendo um trabalho na escola e vou ter que criar um blog e vou me inspirar em você!!!!”

Depois foi o Hiago: “Ooooiiu Heitor estava vendo esse seu blog da minha escola e nos teremos q fazer vc tem como me ajudar com algumas dicas??”

Respondi aos dois, disse que poderiam se inspirar no meu blog, que adoraria fazer um post especial contando isso tudo, e pedi pra eles conversarem com a professora sobre essa ideia. Adoro fazer trabalho com escolas! A Profª Marilsa me mandou um e-mail, disse que estão no início do trabalho, pesquisando e conhecendo diversos blogs, inclusive o meu. Perguntei se podia acompanhar o trabalho deles e depois fazer o post. Ela concordou, e disse que achou ótima essa minha ideia. OBA!

Vou acompanhar de perto o trabalho da Profª Marilsa, do Gustavo, do Hiago e de toda turma do 7º B da escola do SESI de São Bernardo do Campo, e depois vou contar tudo, aqui no blog.

BLOG LITERÁRIO

Sempre procuro melhorar o meu blog, já participei de encontro de blogueiros literários, aprendi a fazer mediação de leitura, e vivo conversando com amigos e pessoas mais experientes, atrás de dicas para tornar o blog mais “interessante”. O pessoal da Sintaxe, que foi quem me deu de presente este blog (essa história está la no comecinho), também se informa por aí e traz muitas novidades.

Outro dia eles fizeram um curso que se chamava Blogs literários: do hobby à profissão, quem deu o curso foi o Danilo Leonardi, ele criou e é o editor-chefe de um dos maiores sites de literatura do Brasil, o Cabine Literária, ele também é o autor do livro que vou falar daqui a pouco. Já adotei algumas sugestões que eles trouxeram desse curso e acho que consegui melhorar o blog, só teve uma que não aceitei, no começo me chamaram de teimoso, mas depois, concordaram comigo. Antes, disseram que se eu quisesse fazer um blog literário tinha que parar de falar tanto de mim:

“Blog literário é pra falar de livros, essas histórias de como você descobriu um livro, como encontrou e conheceu um escritor, o que sentiu e aprendeu com a leitura de um livro, etc., não cabem num blog de literatura”. Na hora fiquei ofendido, disse que ia continuar falando de mim, sim, e que se fosse assim, meu blog não era literário, e pronto. Dane-se! Depois, com mais calma, conversei e argumentei:

“Vocês sabem o quanto gosto de ler e como as histórias e os livros mexem comigo, depois que comecei a fazer este blog, vocês viram quanta gente conheci e quanta coisa descobri, vou tentar não falar tanto de mim, mas não posso deixar de contar tudo isso, acho que essa é a parte mais legal da história, e depois, não sou um crítico literário, sou apenas um menino que gosta de ler.” Acho que convenci meus amigos, vou continuar a falar de livros, mas vou falar um pouco de mim, também.

O LEITOR QUE VIROU ESCRITOR

Já ouvi dizer, muitas vezes, que todo bom escritor começa como bom leitor, pra escrever bem, precisa ler bastante, acho que o Danilo Leonardi é um desses, de bom leitor, virou escritor. Ele diz que sempre teve a ambição de escrever um livro, mas nunca pensou que isso pudesse acontecer, até nascer a ideia de seu primeiro, o Por que Indiana, João?.

Gostei bastante do livro, da história e do jeito que o Danilo escreve, também adorei o seu site, o Cabine Literária, tem tanta informação, resenhas, dicas de livros, cinema, HQ, séries, games, e também tem blogs, já coloquei o site entre os meus favoritos e vou visitar, sempre, pra saber das novidades. Um dia quero conhecer o Danilo, pessoalmente, e conversar com ele, soube que está lançando o livro na Bienal, vou ver se encontro ele, por lá.

O PRIMEIRO LIVRO

Por que Indiana, João?, escrito por Danilo Leonardi e publicado pela Giz Editorial começa com o personagem principal e narrador dessa história, João, isolado e sentado atrás de uma pilastra, no pátio da escola, durante o intervalo das aulas. Ao seu lado está só seu amigo Daniel, conhecido como Paraíba, João também tem um apelido, Uísque, o Uisquisito, os dois sofrem bullying na escola, João por ser um menino sensível, nerd, magro e baixo, e Daniel por ser nordestino, no Ceará, onde morava, era o líder de sua turma.

As piores provocações e agressões vêm de Guilherme, loiro, de olhos azuis, e um metro e noventa de altura. Um dia, Guilherme cerca João, – que já foi Juvis, Galeto e Substância de Mamão, e agora é o Uísque, – e João reage, dá um pontapé entre as pernas de Guilherme, alguém grava a cena, o vídeo vai pra internet, se transforma em viral e provoca a maior agitação na escola. Num momento, a situação quase se inverte, e Guilherme chega a implorar ao João, que tire o vídeo do ar, depois de traições, namoros, brigas e muita confusão, a história tem um desfecho bem legal, que só lendo pra descobrir.

MINHA SEGUNDA BIENAL

Neste ano já fui um dia à Bienal do Livro, fui no primeiro dia, encontrei muitos amigos, escritores, ilustradores, editores, professores, e principalmente, leitores, muitos eu já conhecia, pessoalmente, de outros eventos. Quero voltar mais uma vez, vou na sexta-feira. Nesta Bienal vou fazer diferente, na minha primeira, fui diversas vezes e fiz um extenso relatório do que vi por lá, desta vez vou pesquisar os lançamentos e os livros novos e tentar conversar com alguns autores e ilustradores, depois vou ler esses livros, e contar aqui no blog. Vou buscar, nesta Bienal, dicas para as minhas leituras e pautas para o meu blog.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  1. Oi Heitor, estava com saudade. Você sabe eu não tenho muito tempo de internet.
    Ah vou tentar ler esse livro, achei legal pra discutir aqui. Será q acho na biblioteca?. Vou ver.
    Um beijão

  2. Oi, Anonimo. Eu também… Sim, esse livro é bem legal para ler e depois conversar sobre bullying. Acho que ainda não tem na biblioteca, mas logo deve ter. Um Beijo

  3. O pessoal do 7º B do CE SESI 416 (e eu também!) fica feliz por saber que você quer acompanhar nosso trabalho.
    Obrigada, Heitor!

  4. Heitor, Parabéns pelo blog!!
    É sempre muito bom ver o trabalho de uma amiga tão especial como a Marilsa, sendo citado e reconhecido fora dos muros da escola.

  5. Obrigado, Sueli!
    Também estou adorando o trabalho da professora Marilsa, vou acompanhar e contar tudo aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *