Minha primeira entrevista

Fui ao Salão FNLIJ no Rio de Janeiro para lançar Os meninos da biblioteca, no dia 30/6 tem lançamento aqui em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade, e já dei minha primeira entrevista

– Você está se achando com esse seu livro.

Esse é o meu amigo Lipe! Não sei por que ele me diz essas coisas. O Lipe é meu amigo desde criança, meu melhor amigo, já falei dele, muitas vezes. O Lipe sempre me ajuda nos clubes de leitura que faço aqui no blog, no livro tem participação especial, é o personagem coadjuvante mais importante da história e me acompanhou em todos os momentos importantes da nossa luta.

Ele ficou assim depois que leu a entrevista que dei para o blog da editora Biruta, minha primeira entrevista. Se eu apareço mais é só porque sou o narrador da história, vou conversar direitinho com o meu amigo, ele tem que deixar de lado essas questões pessoais, como diz a minha mãe, é “pura vaidade”. Temos que pensar que a luta em defesa da biblioteca do nosso bairro, que é o tema desse nosso livro, é de todos nós, é uma luta coletiva.

Crise de identidade

Ao invés de ficar dizendo essas coisas, o Lipe devia me ajudar a entender e superar a crise que estou passando. Sou um personagem que escreve um blog e agora virei também um personagem que conta a história de um livro. No blog sou o autor, no livro sou apenas o narrador. Estou vivendo uma crise de identidade! No faz de conta do blog, sou um menino que escreve, de verdade. Mas o faz de conta do livro tem os seus limites, posso dizer que escrevi esse livro, como de fato escrevi e está contado lá na história, mas não posso dizer que sou o autor.

Todo livro tem que ter um autor de verdade, para assinar o contrato e receber os direitos, posso até sair por aí dando entrevistas, mas nunca vou poder dizer que sou o autor do livro. O autor do meu livro, como já disse no post anterior, é o meu amigo João Luiz Marques, o mesmo que me deu este blog de presente, e o ilustrador é o Rômolo, adorei o jeito como o Rômolo me desenhou, acho que ele também vai poder me ajudar a resolver minha crise de identidade.

Lançamento

Na semana passada fui com o autor para o Rio de Janeiro, ele participou do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, foi lançar o nosso livro em um bate-papo na Biblioteca FNLIJ para Jovens. Lá eu encontrei muitos amigos, o Luiz Antônio Aguiar, a Luciana Savaget, a Rosinha, a Anna Claudia Ramos, a Sandra Pina, o Maurício Veneza, a Lenice Gomes, a Sonia Rosa e a Flávia Côrtes.

Já fui outras vezes ao Salão, mas desta vez foi diferente, das outras vezes fui só como leitor e blogueiro, desta vez fui também como personagem e narrador de um livro que foi lançado lá. Saí pelo Salão encontrando os amigos e exibindo Os meninos da biblioteca, estava muito feliz, quer dizer, continuo feliz, pois no próximo dia 30 o lançamento será em São Paulo, na biblioteca mais importante da minha cidade, a Mário de Andrade.

Minha primeira entrevista

Papeando com o Heitor

(do blog da Editora Biruta)

Esse garoto fez o que muitos leitores já desejaram: encontrar pessoalmente os personagens de seus livros favoritos. Todos os detalhes estão lá no livro “Os meninos da biblioteca”, que será lançado no dia 30/06, em São Paulo. Enquanto você se prepara para esse grande lançamento, conheça um pouco mais sobre o jovem (Le) Heitor, com quem papeamos essa semana.

Quem quiser ler minha primeira entrevista, ela está no blog da Editora Biruta no link: http://www.blogbirutagaivota.com.br/papeando/papeando-com-heitor/