Memórias compartilhadas

Na semana passada liguei para o pessoal da Sintaxe:

– E aí, beleza?

– Beleza! E você, Heitor, como está?

– Eu estou bem, também. Então, já saiu aquele artigo que você escreveu sobre o Manuel Antônio de Almeida?

– Sim, foi publicado neste mês na revista da ANL.

– Legal! Manda o texto pra mim, queria publicar no blog… Posso?

– O blog é um espaço seu, Heitor, não tem sentido você publicar texto de outra pessoa.

– Mas você não é “outra pessoa”, qualquer. E depois, seria legal ter dois olhares sobre um mesmo livro. Isso não é compartilhar leitura?

– Você tem razão, acho que vai ser legal, sim. Vou mandar!

Escrevi um post (http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br/?p=4919) outro dia sobre o livro Memórias de um sargento de milícias, foi o pessoal da Sintaxe que me indicou esse “clássico da literatura brasileira” e, naquele post, contei como isso aconteceu. Hoje vou abrir uma exceção, não vou postar texto meu, vou reproduzir o artigo que o meu amigo da Sintaxe escreveu sobre o autor desse livro, o Manuel Antônio de Almeida, publicado na revista da Associação Nacional de Livrarias, a ANL.

MEMÓRIAS COM MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA

João Luiz Marques | Revista ANL | O escritor e sua obra | Julho de 2014

Outro dia vi uma lista curiosa na internet (www.revistabula.com): “30 livros de autores brasileiros para morrer antes de ler”. Notem que essa lista é de livros que não devem ser lidos! Estranhei… Meu saudoso Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, que tanta alegria me deu no colegial, fazia parte dessa lista. Que injustiça!

Nos tempos do meu ensino médio só líamos os clássicos, literatura contemporânea não fazia parte do currículo. Era difícil para um jovem romper a barreira do tempo e gostar dos livros que os professores mandavam a gente ler. Manuel Antônio de Almeida me abriu essas portas, com ele descobri que havia alegria na literatura e passei a ter prazer com a leitura literária.

Manuel Antônio de Almeida (1830-1861) formou-se em Medicina em 1855, mas nunca exerceu a profissão, e durante a faculdade, com dificuldades financeiras, foi trabalhar como jornalista. Escreveu para o teatro, fez poesia, além de publicar sua tese de doutoramento em Medicina e um libreto de ópera, mas sua única e mais famosa obra, que ficou para história da literatura brasileira, é o romance Memórias de um sargento de milícias.

Foi publicado, inicialmente, como folhetim, na seção “Pacotilha” do jornal Correio Mercantil, entre 27 de julho de 1852 e 31 de julho de 1853, começou num período de campanha eleitoral. Havia dois partidos, o dos conservadores, que estavam no poder, e dos liberais, na oposição; o Correio Mercantil apoiava os liberais. Apesar de não haver nenhum conteúdo diretamente partidário, havia críticas disfarçadas ao governo conservador. Manuel Antônio de Almeida dizia que “nossa literatura é filha da política”. Além dessa característica, a obra também ajudou a fixar uma imagem descontraída e insinuante da sociedade brasileira.

Depois desses folhetins do jornal, Memórias de um sargento de milícias saiu em livro, dois pequenos volumes, um no final de 1854 e o outro no começo de 1855. No jornal, não era apresentada nenhuma autoria, nesses dois volumes a autoria era de “Um brasileiro”, e o livro somente foi atribuído a Manuel Antônio de Almeida numa edição de 1863, publicada após sua morte, por iniciativa de Quintino Bocaiúva. Para não ficar só com a lembrança da minha leitura dos tempos de escola, fui reler o livro. Peguei uma edição da Ateliê Editorial, com apresentação e notas de Mamede Mustafa Jarouche, que tratou dessa obra em sua tese de doutoramento.

Como todos devem saber, a história se passa no Rio de Janeiro e enfoca o tempo em que D. João VI permaneceu no Brasil (1808 a 1821). Narradas em terceira pessoa, as memórias são de Leonardo, o personagem central, que ainda criança já tinha “maus bofes”, e não haveria de “ter bom fim”. Contrariando as tendências em reescrever e atualizar os clássicos da literatura, essa edição da Ateliê foi baseada na primeira, de 1854-1855, e traz notas, explicando os termos pouco usuais hoje em dia, que aparecem nessa narrativa de Manuel Antônio de Almeida.

A carreira de sucesso dessa obra não ficou só naquele tempo, entrou para a história, e no século XX foi parar em outras linguagens: em composição de Paulinho da Viola Memórias de um sargento de milícias virou samba-enredo da Portela do Carnaval de 1966, depois, em 1971, essa música foi gravada em disco por Martinho da Vila. Esse
 LP do cantor recebeu o nome do
 livro: Memórias de um sargento de milícias.

João Luiz Marques é jornalista, trabalha em assessoria de imprensa com editoras de livros e neste ano vai lançar o seu primeiro livro, um romance juvenil, pela Editora Biruta.

MINHA SEGUNDA FLIP

Nesta semana vou pra Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, com os meus pais. Será a minha segunda Flip, contei da primeira aqui. Desta vez só vamos assistir a uma mesa na Tenda dos Autores, meus pais não conseguiram comprar mais ingressos, estava quase tudo esgotado.

Ainda não sei direito o que vou ver, preciso estudar melhor toda a programação, já dei uma olhada, tem um monte de “eventos paralelos” legais, e também tem a Flipinha, das crianças, e a Flipzona, dos jovens. Estou bem animado, quero ver muita coisa, aproveitar bastante, conversar e conhecer novos escritores e ilustradores e, na volta, contar tudo aqui no blog.

João Ubaldo Ribeiro

O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na sexta-feira passada, já tinha lido um livro dele e contei no post “Li um imortal”, ele fazia parte da Academia Brasileira de Letras. Também vi o João Ubaldo, pessoalmente, quando fui à Flip, não consegui assistir à mesa em que ele participou, mas o vi de bem pertinho, andando pelas ruas de Paraty.

Fiquei triste, a morte é uma coisa bastante chata, muito triste pra quem fica e bem estranha pra quem vai, meu primo tem uma opinião curiosa sobre a morte, sobre a própria morte, até anotei pra não esquecer: “num instante a gente é, no seguinte, deixa de ser”, meu primo é ateu. Às vezes penso muito nessas coisas, ano passado perdi meu tio, gostava muito dele, fiquei mal, até faltei uns dias na escola, meus pais conversaram comigo, ajuda, mas não adianta muito, a morte é uma perda para sempre, e leva um tempo pra passar essa dor.

Li tudo que saiu no jornal

Neste final de semana, li no jornal tudo que escreveram sobre o João Ubaldo, e também li mais dois livros dele. Foi minha forma de fazer uma homenagem particular a um escritor que parecia feliz em viver e escrever, vi algumas de suas entrevistas na TV, ele contava histórias e ria, uma risada tão gostosa, que eu acabava rindo também, às vezes, nem tanto pela história contada, mas, principalmente, por sua voz, pelo jeito que falava e pela cara engraçada que fazia.

Li muita coisa sobre sua vida e suas obras-primas, o Viva o povo brasileiro, que vai sair uma edição especial agora, em novembro, comemorando os 30 anos da obra, o livro tem quase 700 páginas, ele quis escrever um livro grande, para responder ao pai, que não gostava de livros que não parassem em pé.

Os outros são o Sargento Getúlio, seu primeiro romance, de 1971, que ganhou o Jabuti e virou filme com o ator Lima Duarte; O sorriso do lagarto, de 1989, que virou série de TV, com Maitê Proença e Tony Ramos; o Casa dos budas ditosos, que foi para o teatro, com Fernanda Torres; entre outros. Ele deixou um livro inacabado, com histórias que se passam nos bares do Rio de Janeiro, cidade onde morava.

Muitos de seus livros foram escritos na Ilha de Itaparica, na Bahia, onde nasceu e passou a infância e a adolescência, depois se mudou para o Rio de Janeiro, se formou em Direito, fez Administração Pública, foi professor universitário, viveu um tempo nos Estados Unidos e na Alemanha, mas sempre voltava à sua cidade natal, para passar férias ou para escrever um romance. Por enquanto só li os infantojuvenis, quero crescer logo pra poder ler todos os livros do João Ubaldo.

Os livros que li

O livro do João Ubaldo Ribeiro que já tinha lido é o Vida e paixão de Pandonar, o cruel, que contei no post “Li um imortal”, e os que li nesse final de semana são Dez bons conselhos de meu pai e A vingança de Charles Tiburone. Peguei estes dois emprestados da biblioteca, fui no sábado de manhã passear na Anne Frank,  encontrei meu amigo, o coordenador Gustavo, e conversamos sobre o João Ubaldo e sobre o PMLLLB, o plano municipal do livro que falei no post anterior. Adoro passear na biblioteca do meu bairro, tem muitas histórias por lá e, em breve, vou contar algumas, em detalhes, aguardem! Agora vou falar desses dois livros do João Ubaldo.

O livro Dez bons conselhos de meu pai, escrito por João Ubaldo Ribeiro, com lindas ilustrações de Bruna Assis Brasil, e publicado pela Editora Objetiva conta, em seu texto de orelha, que o autor cresceu numa casa cheia de livros, a biblioteca de seu pai ocupava todos os cômodos, e tinha de tudo, romance, filosofia, poesia, política, esoterismo. Sem que ninguém mandasse, o menino João Ubaldo vivia mergulhado em histórias, e seu pai era rigoroso, fazia o menino decorar versos, e quando não conhecia alguma palavra, tinha que correr ao dicionário.

Foi o pai que ensinou o menino a amar os livros, a gostar de estudar e aprender sempre mais, ele também lhe dava conselhos, que o João Ubaldo apresenta nesse livro. O autor explica no texto de apresentação, que os conselhos de seu pai não eram de forma sistematizada, como estão no livro, “mas deu todos, inclusive mostrando como era que se fazia”. Dos conselhos de Manuel Ribeiro – esse era o nome do pai de João Ubaldo -, o que mais gostei foi o oitavo: ‘Não seja intolerante’. “Alegre-se com a diversidade humana. Procure honestamente entender os outros. Só não seja tolerante com os inimigos conscientes e comprometidos com o seu fim.”

A edição que li do livro A vingança de Charles Tiburone, escrito por João Ubaldo Ribeiro e ilustrado com os desenhos de Gerson Conforto foi publicada pela Editora Nova Fronteira, a Editora Objetiva já está preparando uma nova edição desse livro.

Quando estava na Ilha de Itaparica, João Ubaldo gostava de passear com os filhos, sobrinhos e seus amiguinhos e ficar na beira da praia, contando histórias. A aventura desse livro pode ter sido inventada num desses passeios.

As crianças Juva, Bolota, Mino, Tonhão, Neca e Quica são agentes do Centro de Contra-Espionagem Danger People e possuem identidades secretas. “Como em toda turma que se preza, surgem implicâncias, chantagens, brigas, mas quando aparece uma missão secretíssima, prevalece a regra de ‘todos por um, um por todos’”.

São muito engraçadas as brigas e confusões dessa turma, têm a cara do João Ubaldo, mesmo. Imagino ele contando essas histórias para as crianças, na beira da praia, devia ser bem divertido. A aventura vivida por essa turma, segue caminhos “fantásticos”, com batalhas no fundo do mar, no final o autor revela o segredo que torna a história mais fantástica ainda.